Topo

Rússia bloqueia site de ONG que monitora detenções durante protestos

31.jan.2021 - Manifestantes e policiais entram em confronto durante protesto pela libertação do opositor russo Alexei Navalny, em São Petersburgo (Rússia) - Olga Maltseva/AFP
31.jan.2021 - Manifestantes e policiais entram em confronto durante protesto pela libertação do opositor russo Alexei Navalny, em São Petersburgo (Rússia) Imagem: Olga Maltseva/AFP

Em Moscou

25/12/2021 11h50

A ONG russa OVD-Info, que contabiliza as detenções durante as manifestações da oposição na Rússia, informou neste sábado que seu site foi bloqueado pela agência reguladora dos meios de comunicação, em um momento de crescente repressão aos dissidentes.

A organização, que também oferece apoio jurídico às vítimas de perseguição política, afirmou que a agência Roskomnadzor bloqueou o site no início da semana.

"Até o momento não fomos notificados sobre a decisão e não sabemos a razão do bloqueio", afirmou a ONG no Twitter.

Um tribunal da região de Moscou divulgou uma decisão com data de 20 de dezembro para "limitar" o acesso ao site, segundo um registro da Roskomnadzor de sites bloqueados.

Os jornalistas da AFP na Rússia não conseguiram acessar o site da OVD-Info neste sábado.

A decisão acontece no final de um ano marcado pela crescente repressão às vozes críticas ao governo, que começou com a detenção de Alexei Navalny, considerado como o principal opositor do presidente Vladimir Putin.

Em setembro, o ministério da Justiça adicionou a OVD-Info à lista de "agentes estrangeiros", um rótulo reservado para organizações que o governo considera que trabalham contra os interesses russos e que recebem financiamento do exterior.

Ao mesmo tempo, a ONG de defesa dos direitos humanos Memorial, pilar da sociedade civil, teme ser fechada antes do Ano Novo. O MP a acusa de violar a polêmica lei sobre "agentes estrangeiros".