Vai fazer compras online na Black Friday? Veja dicas para evitar roubadas
A Black Friday já virou parte do calendário dos varejistas brasileiros. A data, marcada neste ano para 24 de novembro, costuma fazer com que o comércio promova a queima de estoque de vários itens a preços mais camaradas.
Boa parte das ofertas da Black Friday é disponibilizada via comércio eletrônico. Por essa razão, para ajudar o consumidor interessado em comprar itens durante a data, o UOL Tecnologia reuniu algumas dicas para não se dar mal durante as compras online:
Veja também:
Dicas de segurança
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Quando a esmola for demais, desconfie
Em período de Black Friday é comum que golpistas aproveitem a ocasião para enganar consumidores. Uma das formas mais comuns consiste em enviar spams via e-mail com ofertas ?imperdíveis? ou por meio de páginas falsas em redes sociais com links maliciosos que copiam grandes varejistas ou ainda perfis falsos com promoções de produtos condicionadas a compartilhamento ou seguidas. Caso se depare com algo do tipo, tente checar se as ofertas divulgadas estão em perfis verificados ou nas páginas oficiais da empresa.
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Utilize sites comparadores de preço
Em anos passados, muitas lojas virtuais aumentaram o preço dos produtos para abaixá-los no dia da Black Friday, dando assim a impressão de que o desconto era grande. Para evitar esse tipo de problema, é importante checar sites comparadores de preço, que costumam contar com um gráfico mostrando a evolução do preço do produto nos últimos meses. Há diversas opções como Shopping UOL, Buscapé, Zoom, entre outros.
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Tem https?
Antes de inserir seus dados bancários para finalizar a compra, verifique se a página da empresa tem https. Na prática, basta verificar a barra de endereços do navegador e ver se há um cadeado ou o termo ?https? na URL da página. Isso significa que sua conexão com a do site está protegida por criptografia ? impedindo que possíveis hackers roubem dados sensíveis.
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Atenção com fornecedores independentes
Grandes varejistas vendem produtos comercializados por eles próprios e por fornecedores independentes. O consumidor deve ficar atento, pois muitas vezes um produto em um site pode ter diferentes preços e condições de pagamento. O consumidor deve saber de quem ele está comprando o produto. Essa informação é importante até para poder pesquisar melhor sobre a reputação da loja online.
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Reputação da empresa
Após definir o que e onde vai comprar, é importante pesquisar em redes sociais ou sites especializados sobre a reputação da página. O site Reclame Aqui é uma das opções-- inclusive, conta com o posicionamento da empresa reclamada. Além disso, o Procon-SP mantém uma lista suja de empresas que não respeitam os clientes. Essa lista foi atualizada em 10 de novembro e conta com 518 estabelecimentos.
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Prazo de entrega
Em outros anos, por causa da grande demanda, grandes varejistas tiveram problemas para entregar os produtos comprados. Portanto, fique atento à data de entrega e ao rastreamento do produto ? ainda mais se você precisa do item o mais rápido possível. É importante salientar que o consumidor tem 7 dias a partir da compra/entrega para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta ? essas condições só se aplicam em compras feitas à distância.
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Precaução
Procure sempre guardar todos os dados da compra. Após a operação, as empresas costumam enviar um resumo da compra por e-mail, mas vale tirar capturas de tela na enquanto finaliza a compra. É importante que conste dados como nome do site, valores pagos, número de protocolo da compra ou pedido e previsão de entrega. Com essas informações em mãos, é possível cobrar a empresa até juridicamente, caso a oferta não seja cumprida.
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