Só não pode lavar: veja 6 dicas úteis na hora de vender seu smartphone
A nova versão do seu smartphone foi lançada e você está com a mão coçando para comprá-la? Ou ainda, sobrou uma grana e você conseguirá comprar o aparelho que sonhava? Com novos celulares lançados ano a ano, trocar de aparelho é algo bastante comum. E é na hora que você decide pela compra que surge uma dúvida: o que fazer com o seu smartphone antigo?
- Quer comprar um celular, mas tem pouco dinheiro? Site de usados é opção
- Vai comprar celular usado? Seis dicas garantem final feliz
Caso você não queira ficar com ele como reserva para usar caso aconteça algo de indesejável com o novo celular (um defeito ou, ainda, um furto, por exemplo), uma boa opção é vender o smartphone. E a boa notícia é que o mercado para aparelhos usados está aquecido, conforme contamos aqui. Caso essa seja sua opção, algumas dicas podem ajudar a conseguir um valor de venda maior e, de quebra, evitar reclamações da parte do comprador. Abaixo listamos seis passos que ajudam na hora de passar para frente o seu velho companheiro. Confira!
-
Higiene é fundamental
O primeiro passo para vender o seu celular é realizar uma limpeza criteriosa do aparelho. Remova marcas de digitais e também capaz para limpar a carcaça. Aparelhos usados, geralmente, possuem arranhões e outras marcas. Caso não seja nenhum dano profundo, o ideal é não se preocupar: é normal que quem esteja comprando um celular usado esteja ciente de que o gadget dificilmente estará em estado de novo.
-
Escolha bem onde vender
Antes de sair anunciando seu aparelho em sites, vale a pena olhar para o seu círculo social: em geral, vender o aparelho para parentes ou amigos pode significar mais dinheiro no seu bolso. Caso não tenha ninguém conhecido que queira trocar de celular, há diversas opções, de sites especializados na compra e venda de celulares usados como o Trocafone e do Brused, até páginas de leilões como o Mercado Livre. Em todos os casos, é interessante fazer uma boa pesquisa de preço para vender o seu aparelho por um valor competitivo, porém sem ter prejuízo.
-
Não economize nas fotos
Caso a opção seja por vender o aparelho via Internet, a regra é: não economize nas fotos. E, nessas imagens, é desejável que o aparelho esteja em seu estado natural - você até pode amar sua capinha da Hello Kitty, mas não vale anunciar o celular envolvido por ela. O aparelho possui riscos ou marcas na carcaça? Sem problema: é interessante que eles apareçam nas fotos, de maneira detalhada. Um vendedor sincero tende a ganhar pontos com seus clientes em potencial.
-
Inclua todos os acessórios
Quando compramos um celular, é normal que ele venha com fones de ouvido e cabo para carregamento. Logo, na hora de vender seu aparelho usado, inclua esses acessórios. E se tudo isso estiver na caixa original do aparelho, melhor ainda. É algo que ajuda a passar a imagem de dono zeloso e, assim como relatar possíveis defeitos, conta pontos na hora de angariar compradores.
-
Vale a pena consertar?
O celular está com a tela rachada? A bateria já não é mais a mesma dos dias de glória? Aqui vale ponderar se é mais interessante vender o aparelho nesse estado - e por um preço muito menor - ou investir no conserto antes de anunciá-lo. O que não vale é anunciar e vender o celular como novo, escondendo defeitos do seu comprador.
-
Apague tudo
Encontrou um comprador e fechou negócio? Ótimo! Antes de enviar o aparelho pelo correio ou, ainda, entregá-lo em mãos, não se esqueça de apagar todos os dados. Além de se desconectar de serviços como iCloud e Google, que mantém dados pessoais sensíveis, é importante formatar o aparelho, deixando ele nas configurações de fábrica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.