PUBLICIDADE
Topo

Você chegou na hora certa! Que país tem mais fusos horários?

Pixabay
Imagem: Pixabay
Tiago Jokura

Tiago Jokura é jornalista e, portanto, curioso profissional. Passou os últimos 15 anos respondendo as dúvidas mais complexas e inusitadas dos leitores na mídia impressa ? na tentativa infinita de explicar como o mundo funciona com clareza e bom humor. Agora, continua essa saga aqui no UOL. Mande sua pergunta cabeluda que ele faz questão de pentear.

17/02/2020 04h00

Pergunta de Horácio Saturnino, de Passa Tempo (MG) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui

Assunto confuso e, ao mesmo tempo, da hora, seu Horácio - com o perdão dos trocadilhos.

A resposta mais óbvia seria a Rússia, país mais "compridão" do planeta, que cruza 11 meridianos com seus mais de 6,5 mil km de comprimento no sentido longitudinal do planeta - de leste a oeste, para simplificar.

Entre o exclave de Kaliningrado - um anexo, descolado do território russo -, mais a oeste, e Uelen, ponto mais a leste do país, os súditos de Vladimir Putin vivem sob 11 fusos horários diferentes. Exemplificando, quando o sol se põe em Uelen, ainda está amanhecendo em Kaliningrado. Se excluímos Kaliningrado da conta, considerando apenas o território contínuo do país, ainda assim a Rússia ostenta 10 fusos horários.

Mas a resposta mais precisa é também a mais surpreendente, cidadão passatempense: a França é o país com mais fusos. São 12 horários contando todos os territórios coloniais franceses pelo globo, como a Polinésia Francesa, no oceano Pacífico, a Guiana Francesa, nossa vizinha sulamericana, e a ilha de Réunion, na costa leste da África. Como as colônias estão espalhadas, esses 12 fusos não são contínuos: entre o ponto mais a oeste (Polinésia Francesa) e o ponto mais a leste (Território das Ilhas Wallis e Futuna) sob domínio francês, são 22 horas de diferença.

Completando este ranking de países com mais fusos horários estão os Estados Unidos (11), a Austrália (9) e o Reino Unido (9). A Antártida, embora não seja um país e atravesse todas as faixas horárias, também abraça 9 fusos. É que lá, o mais comum é que cada estação de pesquisa adote o fuso horário do país que a financia.

Aqui no Brasil, somos bem mais modestos, com quatro fusos horários entre o Acre e Fernando de Noronha. Outro país com território extenso como o nosso, como a China, adota a política de ignorar os meridianos e trabalhar com um horário único para o país inteiro - o de Pequim, é claro. Por desprezar suas cinco faixas de fuso, no verão de Fuyuan (localidade chinesa mais a leste), o sol nasce às 3h da madrugada. Já em Akto (ponto mais a oeste), na mesma época, o sol só se põe por volta das 22h30.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS