Topo

Guilherme Rambo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

VPN: você não precisa investir no serviço e aqui estão os motivos

Cuidado com serviços de VPN de empresas sem histórico no mercado ou totalmente desconhecidas - Pixabay
Cuidado com serviços de VPN de empresas sem histórico no mercado ou totalmente desconhecidas Imagem: Pixabay

28/01/2022 04h00

Está cada vez mais comum nos depararmos com propagandas de serviços de VPN. Mesmo que você não tenha a mínima ideia do que seja uma VPN, muito provavelmente já foi exposto à publicidade de empresas que oferecem o serviço, seja ao assistir vídeos no YouTube ou navegando em algum site.

Caso você não saiba o que é uma VPN, vou resumir de uma forma bem simples.

VPN é uma sigla para Virtual Private Network (Rede Privada Virtual). Essas redes privadas virtuais são utilizadas para criar uma espécie de "túnel" entre o seu dispositivo (computador, smartphone etc.) e algum servidor na internet, de forma que a comunicação não pareça estar saindo do seu dispositivo.

Existem diversos usos para serviços de VPN. O mais comum deles, que costuma ser útil para quem não tem alguma necessidade mais avançada, é habilidade de acessar conteúdos na internet que só estão disponíveis para usuários de algum outro país ou região.

Como a VPN "mascara" a origem do tráfego — no caso, seu dispositivo aqui no Brasil — fazendo parecer que o acesso está acontecendo a partir do servidor da VPN, se ele estiver em outro país, vai parecer que você está acessando o conteúdo a partir de um aparelho naquele país.

É dessa forma que muitos serviços oferecem acesso a conteúdos de sites de assinatura como Netflix, que só estão disponíveis nos Estados Unidos para pessoas do Brasil, por exemplo.

Mas não é apenas esse aspecto das VPNs que a publicidade dos serviços costuma enfatizar.

Outro motivo pelo qual algumas pessoas escolhem utilizar uma VPN é por privacidade e segurança.

Vamos supor que você não confia muito no seu provedor de internet, então não gostaria que o mesmo tivesse conhecimento de quais sites você acessa. Com o uso de uma VPN, você consegue esconder essas informações do seu provedor.

Além disso, muitas pessoas optam por acessar a internet com uma VPN ativada quando estão em uma rede wi-fi pública, como em shoppings ou aeroportos, para evitar que algum possível hacker conectado em tal rede possa coletar informações sensíveis analisando os dados que estão sendo trocados.

Não há nada de errado nisso, é inclusive uma boa prática de um modo geral.

Minha crítica aqui é com relação à proliferação de inúmeros serviços de VPN, de empresas sem histórico no mercado ou totalmente desconhecidas, que em sua publicidade tentam passar a mensagem que "todo mundo precisa usar uma VPN" (já vi essa exata frase em uma propaganda de um desses serviços).

Além disso, muitas dessas empresas são donas de diversos serviços de VPN distintos, sem deixar claro que todos eles são operados por uma mesma empresa.

Existe ao menos um player nesse mercado que comprou até sites que fazem reviews de serviços de VPN, para favorecer suas marcas com reviews não genuínos.

O grande problema dessa situação toda é que pessoas que não entendem muito bem o que é uma VPN podem ficar com a impressão de que precisam utilizar tal serviço para estarem seguras na internet, mas ironicamente ficarem ainda mais vulneráveis.

Quando você utiliza uma VPN, você deve confiar muito na empresa que está fornecendo o serviço: que os dados estão sendo criptografados da maneira correta e que a empresa não está vazando seus dados ou coletando informações de quais sites você visita para então agregar essas informações e vendê-las depois.

Basicamente você está escolhendo confiar no serviço de VPN no lugar do seu provedor de internet.

De nada adianta você "proteger" seu uso da internet para que o provedor não saiba o que você está fazendo, usando um serviço de VPN qualquer que está coletando tudo o que você faz na internet e armazenando em um banco de dados que poderá ser agregado e vendido para empresas de publicidade ou vazado na internet por má gestão.

Mas então quem deve usar um serviço de VPN? E quando?

Para a maioria dos usuários de internet, eu não recomendaria o uso de um serviço de VPN o tempo todo.

Se o seu objetivo for apenas acessar conteúdos de outros países, contrate uma VPN confiável e habilite apenas no momento em que precisar desse recurso, deixando desligado quando não precisar.

Caso a intenção seja ocultar seu tráfego do provedor de internet, existe outra solução que já ajuda muito e é totalmente grátis: mudar o DNS configurado no seu roteador, ou em cada um dos seus dispositivos.

Geralmente os provedores configuram o roteador na casa do cliente e utilizam um serviço de DNS próprio, que permite ao provedor saber exatamente quais sites você acessa. Existem inúmeros provedores de DNS bons, confiáveis e gratuitos. Dois exemplos são o Cloudflare (que inclusive oferece algo parecido com uma VPN) e o Google.

Agora, quando for utilizar redes wi-fi públicas, a dica que tenho para dar é: não use.

Na medida do possível, prefira utilizar a rede de dados do seu celular.

Um serviço de VPN pode ser uma ferramenta muito útil em alguns casos específicos, mas é muito importante ter critério na hora de usar e não se deixar levar pela publicidade alarmista das empresas.