Topo

Denise Tremura

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

No Twitter, 'sobrinho de aluguel' é nova profissão que lida com tecnologia

Kampus Production/ Pexels
Imagem: Kampus Production/ Pexels

24/09/2021 04h00

Um tuíte sugerindo uma nova profissão de "sobrinho de aluguel" fez sucesso no Twitter nesta semana.

Marxseny Pinho, autor do tuíte, contou à coluna que fez essa brincadeira com essa profissão porque com muita frequência vizinhos pedem ajuda com a tecnologia, seja na hora de comprar eletrodomésticos, eletrônicos, manutenção e coisas do tipo.

Marxseny, de 30 anos, é morador do Jardim Palmares, na zona norte de São Paulo. Ele produz conteúdo de vídeo para a internet, faz serviços como freelancer de edição de vídeos e está se formando em Publicidade e Propaganda.

No Twitter, muitas pessoas se identificaram com o jovem sobre a questão de serem solicitados a ajudar o pessoal mais velho a lidar com as novas tecnologias

Alguns até sugeriram mais serviços ao pacote:

Marxseny disse que sua relação com a tecnologia é tanto de hobby quanto de trabalho:

"Pelo lado de hobby, adoro pesquisar novidades, inovações e história de como elas se desenvolveram. Acredito que muito pode se dizer sobre um produto ou serviço pela maneira como é desenvolvido ou como se originou. Pelo lado do trabalho, é tentar aplicar esse conhecimento advindo do hobby em algo voltado para jogos, filmes e cultura pop."

Ele afirmou ainda que acredita no potencial de profissões como a sugerida, de sobrinho de aluguel, mas não se vê trabalhando com isso ou cobrando para executar esses pequenos serviços. "Para mim é apenas uma tarefa cotidiana com a comunidade, uma troca de conhecimentos mesmo."

O futuro publicitário relata que já trabalhou como agente de saúde comunitário e muitas vezes já ajudou as pessoas a lidar com eletrônicos, principalmente os mais velhos.

"A tecnologia hoje em dia leva em consideração que você tenha conhecimento prévio para utilizá-la, mas isso não é verdade, não é mesmo?", questiona.

Marxseny pode ser encontrado nas redes sociais: Youtube, Twitch e Instagram.