Topo

Ex-gerente do Xbox 360 revela ameaças na época das '3 luzes vermelhas'

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

16/11/2021 04h00Atualizada em 17/11/2021 15h24

Um problema comum nos primeiros anos de Xbox 360 foi a chamada três luzes vermelhas (3RL), que rendeu dores de cabeça para jogadores e, em particular, para um funcionário da Microsoft Brasil.

Em entrevista ao START, Guilherme Camargo, então gerente de Xbox no país, revelou que ele chegou a ser ameaçado por causa disso: "Eu recebi ameaças. Eu tive até que reportar pro pessoal da Microsoft". Saiba mais dessa história que faz parte do Especial de 20 Anos de Xbox.

As luzes da Morte

As três luzes vermelhas, ou 3RL (de 3 Red Lights), eram um problema de fábrica que afetou muitas unidades do Xbox 360 no lançamento, com estimativas de mais de 20% das primeiras versões apresentando o problema.

O nome vinha pelas luzes em vermelho que piscavam no botão de ligar o videogame, indicando uma falha no hardware, e com poucas chances de conserto.

Xbox 360 com o problema chamado 3 Luzes Vermelhas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para a Microsoft, as 3RL custaram um prejuízo de cerca de US$ 1 bilhão na época, mas para Guilherme Camargo, custou também um pouco de paz de espírito, quando vazaram o número de telefone pessoal e e-mail dele em um fórum na internet.

Sendo o responsável pelo Xbox no Brasil no período do lançamento do Xbox 360, ele foi bombardeado com ligações de jogadores reclamando do problema.

Eu acabava relevando porque eram vozes de crianças ou adolescentes, então era uma questão do calor do momento

Guilherme Camargo ex gerente de Xbox na Microsoft Brasil - Divulgação/Arquivo Pessoal - Divulgação/Arquivo Pessoal
Imagem: Divulgação/Arquivo Pessoal

Hoje em dia, Guilherme tem uma lembrança mais leve e engraçada da situação. Ainda assim, isso afetou sua rotina.

"Até hoje não atendo (ligação de) telefone que não sei quem é, mas no fim facilitou minha vida porque não tenho mais telefone fixo em casa há 15 anos".

Essa é uma das curiosidades que revelamos no Especial de 20 anos de Xbox, com vídeos e depoimentos das pessoas que fizeram parte da trajetória do videogame da Microsoft.

Ouça também o primeiro episódio do podcast Game Trends especial, que conta em mais detalhes as histórias de bastidores do Xbox no país.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Game Trends, por exemplo, no Spotify e no Youtube ou assinando o nosso feed.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol