Topo

Metroid Dread: como vencer todos os chefes

Daniel Esdras

do GameHall

01/11/2021 04h00

Uma das melhores atrações de Metroid Dread são os chefões. Desafiadores e com movimentos criativos, eles testam o jogador a cada cenário, exigindo bom uso das habilidades aprendidas por Samus ao longo do jogo.

Para garantir que você não trave em nenhum deles, preparamos este guia explicando em detalhes como vencê-los. Prepare seus mísseis e bombas e venha com a gente!

Como matar Corpius

Dread - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Metroid Dread: Corpius
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Corpius é o primeiro chefe do jogo e traz um desafio suficiente para testar a resiliência dos novatos. O mais importante, assim como em todos os outros chefes, é descobrir como desviar de seus ataques. Como você já deve ter aprendido durante as telas de loading do jogo, não há nenhum movimento inimigo que Samus não consiga evitar. Só é preciso saber como.

Durante a primeira etapa deste chefe, evite os ataques com a cauda, que mais parece um ferrão de escorpião. Sempre que ele levantar a cauda, irá atacar na posição que Samus está no momento e caso não atinja nada, ficará preso no chão. A dica é deslizar por baixo da cauda assim que ele iniciar o movimento, assim você terá caminho livre para descarregar mísseis em seu ponto fraco, a cabeça.

Além disso, sempre que ele cuspir esferas de veneno, atire nelas com sua munição normal para destruí-las e recuperar vida e mísseis.

Em sua segunda fase, Corpius fica invisível e uma esfera em sua cauda brilha. A estratégia é praticamente a mesma, mas não deslize por baixo da causa: espere ele atingir o chão e, logo em seguida, atire mísseis em seu ponto fraco brilhante.

Na última fase, você pode utilizar as paredes laterais para se prender e contra-atacar Corpius, causando um alto dano. Grude nas paredes e espere que ele faça o movimento para bater com a cauda; quando o ataque vier, solte-se da parede e deixe-o se prender na plataforma. Atire sem piedade.

Para realizar o contra-ataque, basta esperar ele virar de costas para atacar de forma diferente. Deslize por baixo do chefe para chegar próximo de sua cabeça. Ele tentará morder Samus e um brilho aparecerá antes do ataque. Neste momento, pressione X e contra-ataque.

Como matar Kraid

Kraid - Reprodução/ShackNews - Reprodução/ShackNews
Metroid Dread: Kraid
Imagem: Reprodução/ShackNews

Kraid já é um velho conhecido dos fãs e voltou para dar trabalho em Metroid Dread.

Durante a primeira fase da batalha, ele estará preso na parede. Seu objetivo, assim como nos jogos anteriores da saga, é atirar mísseis dentro de sua boca. Um míssil na cabeça fará com que ele abra a boca e só então você pode mirar para causar dano em sua parte interna.

Nesse meio tempo, ele irá atirar ossos e bolotas que causam dano. Destrua tudo com tiros ou mísseis para recuperar seus recursos. Porém, há um projétil de fogo que não é possível destruir e você precisará desviar dele andando para frente mesmo.

Na segunda etapa da batalha, Kraid solta um dos braços e quebra a plataforma, te jogando para perto de sua barriga. Seu alvo será o buraco um tanto nojento e roxo que mais parece uma infecção.

De dentro desse buraco, ele arremessa alguns projéteis que podem ser destruídos - use o disparo recarregado para economizar mísseis e recuperar recursos. No entanto, a bolha de ácido não pode ser destruída: desvie pulando, já que ela cobrirá todo o chão com ácido.

O último ataque de Kraid é arremessar uma espécie de osso que se prende na parede e você precisará escalá-lo. No entanto, a dica é deslizar ou se transformar em bolinha, uma vez que os ossos passam por cima.

Assim que a plataforma eletrificada aparecer na parede, use-a para subir até a altura da cabeça. Agora é só repetir o processo de atirar mísseis na boca de Kraid e atirar no que ele cuspir. Por fim, tome cuidado com o soco na parede, ele pode te derrubar.

Como matar Robot Chozo Soldier

Dread - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Metroid Dread: Robot Chozo
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Assim que um deles assassinar Quiet Robe, os Robot Chozo Soldier serão constantes na campanha.

Seu objetivo será desviar de todos os ataques e contra-atacar quando eles investirem com a espada, desde que ela não esteja energizada.

Não há muito segredo. Se dispararem com o canhão, pule e desvie. Se a espada estiver energizada, pule para as costas dele e jogue mísseis. Caso a espada não esteja energizada, use X para contra-atacar.

Em alguns momentos do jogo, eles virão em duplas. A estratégia é a mesma, mas se movimente para separá-los.

Como matar Drogyga

Drogyga - Reprodução/Nintendo Enthusiast - Reprodução/Nintendo Enthusiast
Metroid Dread: Drogyga
Imagem: Reprodução/Nintendo Enthusiast

Drogyga é um chefe de estilo diferente. Ele não tem movimentos super rápidos e exige apenas entender seu modus operandi.

Atire mísseis no tentáculo sobre sua cabeça sempre que puder. Nesse meio tempo, desvie das bolas de energia que ele solta - as azuis podem ser destruídas.

Assim que ele sentir o dano dos mísseis, um botão verde irá acender na parede atrás de Samus. Atire nele para acessar uma plataforma que te leva para o outro lado do chefe. Logo em seguida, atire novamente no botão verde para fazer com que a água seja drenada e ele mostre seu núcleo, que é o ponto fraco a ser atingido pelos nossos mísseis.

Assim que o tanque se encher novamente, esquive dos tentáculos e repita o processo.

Como matar Escue

dread - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Metroid Dread: Escue
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Escue é um inseto rápido e mortal, mas ao dominar seus ataques tudo fica mais fácil.

Sempre que ele estiver energizado, os ataques de Samus não causam dano. Nesse período, ele irá atacar de três formas diferentes. A primeira delas é com uma bola de energia negra que irá se desfazer ao bater em qualquer coisa. Simplesmente desvie.

A segunda é a mesma bola de energia, mas ela irá se fixar no chão. Cerca de dois segundos depois, ela irá eletrificar todo o piso. Desvie da bola e pule quando a eletricidade ativar. Use a parede se for preciso.

O terceiro ataque é o mais complicado. Escue irá virar de costas e disparar uma série de projéteis de energia. Você poderá escapar correndo na direção dele e deslizando para o outro lado. Além disso, é possível escapar pulando pela parede.

Assim que ele ficar sem energia, capriche nos mísseis carregados e continue se esquivando. No fim da batalha, ele ainda irá tentar uma investida energizada na parede. Ele deixa bem claro quando irá executá-la, basta se adaptar ao movimento e desviar.

Assim que derrotá-lo, ele se transforma em um objeto redondo cheio de gosminhas X. Atire no objeto e colete todos os X para vencê-lo.

Como matar Chozo Soldier

Dread - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Metroid Dread: Chozo Soldier
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Assim como os Robots, os Chozo Soldier aparecerão mais de uma vez e com armas diferentes.

Seu objetivo é sempre ficar na parede oposta à que Soldier está. Use o seu pulo mais dash se for preciso.

Enquanto ele vem lentamente na sua direção, atire mísseis à vontade. Se ele fizer menção de uma investida com a lança, pule na parede e dê o dash para o outro lado, indo para o mais longe possível. Caso ele pule na parede para investir pelo alto, espere o salto de Soldier e use o dash para o outro lado.

Após um tempo, ele revelará sua forma X e ficará mais rápido. A estratégia é basicamente a mesma, a diferença é que quando ele pular no chão vindo da parede, lançará uma onda de líquido preto que pode te ferir, pule-a.

Soldier também pode vir com um escudo. Quando encontrar um deste tipo, basta atirar no escudo até ele se quebrar.

No último Soldier, o dourado, será preciso um contra-ataque para quebrar o escudo. Siga os passos anteriores até ele bater o escudo no chão, gerando o brilho padrão de contra-ataque. Use X no escudo e uma luz no centro dele vai se acender. Então, use seu gancho para puxá-lo.

Por fim, os últimos Chozo Soldiers usam um jato de líquido preto quando se prendem na parede. Esse ataque causa um dano mortal, então espere ele abrir a boca e dê um dash para frente para evitá-lo.

Como matar Experiment No. Z-57

Dread - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Metroid Dread: Experiment
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Esse chefe tem a aparência de Corpius, mas muito maior e mortal.

Durante a primeira fase da batalha, quando ele balança seus tentáculos, pule para se esquivar das chicotadas - parece pular corda.

Assim que ele começar a lançar um raio de energia no chão, atire em sua cabeça de uma distância segura até que ele pare. Logo em seguida, ele irá começar de novo. Antes disso, pule e dê dash para o outro lado, na parte do chão que não ficou gosmenta.

Quando Experiment No. Z-57 ir para o chão lançar o mesmo raio, mas agora de baixo para cima, se posicione perto de sua cabeça. Se você não receber dano, terá abertura para um contra-ataque.

Assim que terminar a primeira fase, recarregue imediatamente seu voleio de mísseis. Assim que ele prender seus tentáculos na parede, passe a mira em todos e dispare - essa é a melhor hora para recuperar seus recursos na luta e você não terá uma segunda chance.

Durante a segunda fase, o ataque de chicotada tem uma terceira tentativa, dessa vez com os dois tentáculos. Para desviar, basta permanecer no centro da tela e pular duas vezes.

O grande desafio ao enfrentar Experiment No. Z-57 é sobreviver quando ele abrir os ventiladores e enviar ataques de energia de um lado para o outro. Nesta hora, você tem que correr para frente e ir saltando os obstáculos. Se necessário, use o Space Jump para pular várias vezes no ar.

Como matar Golzuna

Dread - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Metroid Dread: Golzuna
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Golzuna parece bobo, mas pode te tomar um longo tempo.

Sua primeira forma é um monstro normal, parecido com os do início do jogo. Dê um contra-ataque e mate-o. A partir daí, as gosmas X irão transformá-lo.

A segunda fase também é simples, basta pular e dar dash para as costas do monstro e usar seu voleio de mísseis.

Já a última fase é a verdadeira forma de Golzuna. Você precisará ficar indo de um lado para o outro para evitar os ataques, sejam corpo a corpo ou com energia. Os três ataques de energia são telegrafados e dão o tempo necessário para pular e dar dash para o outro lado.

Quando tiver abertura, basta disparar seu voleio de mísseis para vencer.

Como matar Raven Beak

Dread - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Metroid Dread: Raven Beak
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Se você conseguiu chegar até aqui, parabéns. Sua jornada está quase no fim e resta apenas o chefe mais difícil de Metroid Dread. Raven Beak apresenta três etapas desafiadoras, mas basta decorar seu padrão de ataques para se dar bem.

Durante a primeira fase da batalha, ele altera a cor de seu escudo de energia. Quando estiver roxo, ele toma dano de seus ataques, já se estiver laranja, nada o atinge.

Quando ele arremessar uma bola de energia roxa, atire nela para recuperar vida e mísseis - essa será sua principal fonte de recursos.

O ataque que causa mais dano é a sequência de socos corpo a corpo. Pule e dê um dash para o outro lado da sala quando essa sequência começar. Além disso, se ele atirar um raio para o alto, deixará a sala coberta por uma energia que causa dano. Nesse momento, dê o dash para perto dele, onde há uma zona segura. Fique esperto quando ele iniciar a sequência de três socos - é preciso se acostumar com o tempo para se aproximar e então pular e dar dash para o outro lado.

Agora, a parte mais importante. Há uma investida que Raven Beak dá de um lado para o outro da sala que você pode contra-atacar. É nesse contra-ataque que Samus realmente causa dano, inclusive quando o chefe está com armadura de energia laranja. Em alguns momentos, ele irá te provocar parando de bater, para logo em seguida dar uma dessas investidas - esse é o melhor momento para aproveitar.

Ao vencer essa primeira fase, o vilão abrirá asas e começará a voar. Essa é a fase onde Raven Beak causa mais danos.

Dread - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Metroid Dread: Raven Beak
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Se ele vier de cima para baixo, use o dash para os lados e puna o chefe com seus mísseis. Caso ele dê uma investida da direita para a esquerda, deslize por baixo e, novamente, use seus mísseis assim que ele se esborrachar na parede.

Porém, quando ele usar seus canhões, temos um verdadeiro problema. Se ele mirar com o laser, se prepare para usar o Space Jump e o dash para flanquear o chefe até que ele pare de atirar os projéteis de energia. Se ele só mirar o canhão, vem um feixe de laser muito poderoso, que pode causar um dano cruel. Nesse caso, desvie com o dash.

Na última fase da batalha, ele repetirá os ataques anteriores de chão e adicionará dois novos. O primeiro é mais uma esfera de energia, mas desta vez laranja e mais agressiva. Use a Power Bomb para explodi-la em um único ataque. O segundo é um canhão laser potente. Para esquivar dele, use o Space Jump para ficar no ar o tempo que for necessário.

Os contra-ataques vão ser sua principal fonte de dano novamente. Repita algumas vezes e você terá vencido um dos jogos mais desafiadores de 2021.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol