PUBLICIDADE

Topo

FIFA 22: 5 dicas para quem está começando no FUT (FIFA Ultimate Team)

FIFA 22 - Divulgação/EA
FIFA 22 Imagem: Divulgação/EA

Daniel Esdras

do GameHall

21/10/2021 04h00Atualizada em 21/10/2021 11h14

O FIFA Ultimate Team (FUT para os mais íntimos), é o modo de jogo mais popular de FIFA nos últimos anos. Nele, o foco é montar o time dos sonhos e batalhar online ou contra a IA em diversos tipos de campeonato.

Se você pretende iniciar nesta jornada em FIFA 22 e não sabe muito bem por onde começar, esse artigo foi feito para você. Confira cinco dicas preciosas para mandar bem desde o início.

Foque em entrosamento e escolha uma liga

FIFA - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Imagem: Divulgação/EA

Embora a premissa do FUT seja montar o time dos sonhos, na prática as coisas não funcionam bem assim. Sua liberdade será um pouco restrita, uma vez que o entrosamento conta muito nas partidas. Assim, sua primeira decisão será escolher a nacionalidade dos primeiros jogadores do time, já pensando no sistema de entrosamento.

Para entender de forma fácil, as linhas que ligam as cartas no menu de formação irão definir essa característica. Dois jogadores ligados por essas linhas podem trabalhar bem juntos de acordo com alguns fatores. Se forem do mesmo país, da mesma liga ou do mesmo time, eles ganham pontos - e esses pontos se acumulam se eles cumprirem vários desses requisitos.

No canto superior esquerdo da tela há o indicador do entrosamento geral do time. A barrinha vai até 100. Quanto maior, melhor. Jogadores e time com boa conexão entre si ganham bônus em seus atributos. Eles ficam melhores até do que jogadores com um OVR maior, porém sem tanto entrosamento.

Esse é o motivo principal para você se concentrar em atletas de apenas uma liga. Dessa forma, você garante que os jogadores atendam a pelo menos um desses requisitos e consegue limitar o número de opções disponíveis. Há gamers que montam seus times por nacionalidade, o que também funciona, mas os times se tornam mais caros porque, em um mesmo país, há menos jogadores de níveis variados do que em uma liga.

Os times do momento estão bem focados na Premier League, já que Cristiano Ronaldo e outros craques desembarcaram por lá na última janela de transferências. Todas as ligas têm suas vantagens e desvantagens por posição, então escolha de acordo com seus jogadores favoritos e foque em obtê-los.

Procure por jogadores pontuais

FIFA - Reprodução/Alexandre Barker - Reprodução/Alexandre Barker
Imagem: Reprodução/Alexandre Barker

Quando se fala em FUT, todo mundo se lembra logo das cartinhas e já se imagina abrindo centenas de pacotes na loja. Só que não é bem assim. A não ser que você esteja planejando gastar dinheiro real, abrir pacotes não é o foco no início da jornada.

Pacotes dependem de sorte e a maioria deles darão cartinhas que valem menos do que o valor investido. Os jogadores que não investirem dinheiro real irão abrir poucos pacotes no início da jornada, e pode demorar bastante para encontrar os jogadores desejados. Nossa dica é ir ao mercado de transferência e procurar por jogadores pontuais para melhorar seu time aos poucos.

Aqui em START, já publicamos vários guias de cartinhas boas e baratas na Bundesliga, na Premier e na La Liga. É essas que você procura neste momento inicial. Jogue nos modos disponíveis, conclua os objetivos diários, semanais e os eventos, para acumular recompensas e Fifa Coins. Sempre monitore o valor dos jogadores que deseja e compre assim que conseguir o dinheiro.

Depois que montar um time legal para o início e conseguir mais recompensas por modo de jogo, fica mais viável arriscar a sorte nos pacotes.

Faça Desafios de Montagem

FIFA 22 - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Os chamados Desafios de Montagem (DME) são um meio eficiente de conseguir cartas valiosas e boas recompensas.

Nesse modo, você precisará montar um time com suas próprias cartas de acordo com algumas regras pré-estabelecidas, que geralmente envolvem atingir um entrosamento mínimo respeitando alguns limites de ligas e nacionalidades. Esse time será trocado por uma recompensa que, em geral, é bem mais valiosa do que as cartas perdidas no processo.

Esses desafios são quebra-cabeças que podem ser mais complicados do que parecem e geralmente exigem uma visita ao mercado de transferências. Existem sites que podem te ajudar a resolver os desafios, com dicas de quais jogadores utilizar que tornarão o processo o mais barato possível. Um exemplo é este aqui.

Lucre no mercado

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

O mercado pode ser o seu melhor amigo no FUT. Nele, além de conseguir comprar as cartas para seu time, você também poderá negociar as que não precisa mais. Entender as dinâmicas do mercado é essencial para lucrar e engordar seu cofre, principalmente para quem não quer gastar dinheiro real.

Em semana de novos DMEs, os jogadores indicados pelos sites se valorizam bastante. Se você possui algum deles no seu inventário e não vai cumprir o desafio ou já o fez, venda-o. Essa é a melhor hora.

Em vários momentos do dia, o fluxo do mercado é menor. Isso significa que é possível pegar jogadores mais caros por preços mais acessíveis em leilões. Faça isso para conseguir os jogadores que você quer utilizar no seu time e também com outros para vender mais caro e lucrar.

Há toda uma comunidade dedicada ao mercado de FUT. Dá para fazer boas quantias de Fifa Coins, que irão permitir montar um time recheado de craques até o fim da temporada.

Conheça todos os itens consumíveis

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Por fim, falta conhecer os itens consumíveis. Iniciantes se perdem muito nesse quesito, já que o gerenciamento do time passa por essas cartinhas que não são de jogadores.

Cada jogador tem um limite de jogos que pode fazer pelo seu time antes que o contrato expire. Para renovar esse contrato, basta utilizar uma cartinha de Contrato. As douradas estendem ainda mais a quantidade de jogos do atleta, seguidas pelas de prata e bronze. Além disso, há uma carta de contrato específica para técnicos.

Se algum jogador se machucar, poderá ficar alguns jogos de fora para se recuperar. Porém, há uma carta específica para curá-lo na hora, chamada Cura.

Já notou aqueles símbolos diferentes na parte de baixo de cada carta de jogador? Eles são os Estilos de Entrosamento. Há vários estilos diferentes, que melhoram determinadas habilidades do jogador de uma forma bem específica. Algumas dessas habilidades são melhores para atacantes, outras para volantes, por exemplo. Basta se guiar pelos atributos que elas melhoram. Somente um estilo pode ficar ativo por vez em cada jogador.

Os técnicos também influenciam o entrosamento do seu time, dando pontos extras para jogadores da mesma nacionalidade ou liga. Existe uma carta que muda a liga do treinador, chamada Ligas do Manager.

Por fim, há uma cartinha para mudar a posição do jogador. Um jogador fora de posição perde pontos de entrosamento e, consequentemente, atributos. Use as cartas de Posição para transformar um meia em volante, por exemplo.

Rapidinhas

  • Foque em um modo de jogo para conseguir boas recompensas semanais. Para quem curte jogar online, a escolha é o Division Rivals. Para quem prefere enfrentar a máquina, há o Squad Battles;
  • Na dúvida entre dois jogadores, escolha o que tem maior ritmo. Esse é o atributo mais importante no FIFA há alguns anos;
  • O Draft pode garantir boas recompensas, desde que você se garanta e consiga vencer várias partidas seguidas;
  • Times de jogadores brasileiros, franceses e espanhóis são os mais indicados para quem quer se arriscar por nacionalidade;
  • Após 10 jogos no seu clube, o jogador ganha um ponto de lealdade, que aumenta seus atributos pro entrosamento.

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol