PUBLICIDADE

Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Monster Hunter Rise: Guia completo para iniciantes

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

14/04/2021 04h00

Monster Hunter Rise chegou com diversos sistemas novos que deixam o jogo mais acessível para novatos. A curva de aprendizado, no entanto, continua bem longa e a dificuldade de entender mesmo as coisas mais básicas podem acabar afastando alguns do jogo.

Para ajudar nessa jornada, preparamos esse guia completo para iniciantes. Prepare-se para caçar monstros enormes e criar armas e armaduras poderosas.

Qual arma escolher?

MH Rise 1 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Seus primeiros momentos em Monster Hunter Rise vão ser encarando um longo, mas detalhado tutorial sobre como funciona a vila dos caçadores e o que cada NPC faz nela. O personagem vai receber uma arma padrão, a Espada Longa, mas no seu baú de itens (há um em cada área da vila) já é possível escolher uma arma de cada tipo disponível no jogo.

São 14 delas no total, cada uma com uma lista de movimentos e combos únicos, com funcionalidades que são ideais para tipos diferentes de monstros. Há armas para combate de perto e armas para combate a distância. Há opções para focar na defesa e contra atacar, há opções para ser agressivo etc.

Com tantas opções, é normal ficar perdido no início, mas não se desespere. Todas as armas funcionam e são excelentes para combater os monstros. Algumas, no entanto, são mais complexas e exigem mais entendimento do jogo.

Para quem está começando indicamos três delas:

Duplas-Lâminas: Essa arma funciona como duas adagas de outros jogos. Ela é extremamente rápida e permite que você seja agressivo. A forma como ela ataca e o seu especial são bem simples de entender.

Espada Longa: Ela não é a primeira arma do seu personagem à toa. O ataque dela com ZR gira a espada e causa dano em uma área considerável, já que ela tem um alcance bem legal.

Arco: Das opções de ataque à distância, o Arco é o mais equilibrado. Sem ser muito lento quanto o Fuzilarco Pesado, nem muito dependente dos efeitos quanto o Fuzilarco leve, o Arco consegue fazer de tudo um pouco e não te deixa na mão.

Use a área de treinamento

MH Rise 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Após escolher a sua arma, seja ela qual for, nossa dica é seguir direto para a área de treinamento, que fica logo após a Praça dos Amigos. Aqui você pode treinar os melhores combos da sua arma contra um boneco.

O jogo já vai fornecer os combos básicos da arma para você na tela, o que ajuda bastante a ver o grau de complexidade da arma e como entender o seu especial. Tem um baú aqui que permite que você troque de arma, então dá para fazer todos os testes que você quiser.

No caso das armas à distância, as munições usadas na Área de Treinamento não são consumidas, então pode testar sem preocupação.

Lembre-se que a escolha da arma não precisa ser para sempre. Você pode trocar sempre que quiser e é até um bom meio de ter sempre o melhor equipamento contra cada tipo de monstro.

Coma antes de embarcar em uma missão

MH Rise Cantina - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Comer é uma prática clássica do Monster Hunter, e no Rise não é diferente. Nos vários pontos onde é possível comer pela vila, você pode pedir os famosos Dango de Coelho. São três bolinhas, cada uma com um efeito, que vão ajudar bastante na hora da sua caçada.

A escolha das bolinhas depende da sua missão e equipamentos, mas o importante é sempre comer. Além dos efeitos das bolinhas, você vai ganhar um bônus de vigor e vida que fazem uma diferença grande na hora de combater. Com o tempo, os chefs da vila vão ficando melhores e os efeitos também vão melhorando.

Quais as linhas de missões?

Monster Hunter Rise Balcão de Missões - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Não há só a campanha para fazer no Monster Hunter Rise. Na verdade, há várias linhas, cada uma focada em um estilo de jogo e com desafios únicos. Algumas, inclusive, só vão ser liberadas ao avançar nas histórias.

  • As Missões da Aldeia são a linha de história do jogo. Elas vão ser dividias em estrelas. Cada estrela a mais significa monstros mais difíceis ou tarefas mais complicadas de executar.
  • As Missões do Frenesi são liberadas mais tarde e funcionam como um modo Tower Defense dentro do jogo, em que ondas de monstros vão tentar invadir a base.
  • As Missões de Treinamento vão te ensinar o básico do jogo. É inclusive muito indicado que você faça essa linha sempre que surgir uma nova missão. Há três delas logo que você começa a jogar.
  • A linha de Missões Opcionais é infinita. Aqui surgem novas missões sempre e você pode pegar cinco delas por vez. São como missões secundárias que podem ser feitas junto com as principais. Matar oito monstros pequenos é um exemplo.
  • As missões da Área de Encontro são focadas no cooperativo online. Aqui é onde está a maior dificuldade do jogo. Dá para fazê-las sozinho, mas será um desafio muito grande, já que colocam vários monstros para matar por vez e ainda melhoram os seus atributos.
  • Também na Área de Encontro há a Arena, onde você precisa matar um monstro no menor tempo possível. Sem nenhuma enrolação, você contra o monstro em um ringue fechado.
  • O Tour de Expedição é onde você pode ir para qualquer bioma sem nenhum tempo limite. Ótimo para acumular recursos necessários para a criação de itens de caça.

A dica aqui é fazer a linha de treinamento e em seguida avançar uma boa parte da linha da aldeia. Com isso você irá liberar todo o conteúdo do jogo e ficar pronto para os desafios dos outros modos.

Sempre pegue recursos do baú de caça

Monster Hunter Rise Baú - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Em todas as missões que você embarcar, a primeira coisa que você deve fazer é chegar o baú de caça, aquele azul que fica perto da sua barraca. Nele há itens importantes e úteis para a missão, de cura e comida até os essenciais para completar a tarefa passada pela aldeia.

Não é possível guardar esses itens no fim da missão, então use eles primeiro que os seus e sem medo de gastar.

Matar ou capturar o monstro?

MH Rise Astuto - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Essa dúvida é comum em quem está começando e a resposta é: depende.

Cada monstro tem vários drops que servem para criar armas e armaduras poderosas, uns mais raros que outros. Alguns desses itens vão ter mais chances de serem conseguidos via talha, que só pode ser feita quando o monstro é morto, outras via captura.

Antigamente era difícil saber isso, mas no Monster Hunter Rise há as Anotações de Caçador, que deixam bem clara a porcentagem de cada drop em cada meio de aquisição. Além disso, nessas anotações é possível ver as fraquezas do monstro em cada parte do corpo deles, cheque sempre que possível.

Montar monstros é maneiro e dá resultado

MH Rise Confronto - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Uma grande novidade do Monster Hunter Rise é montar os monstrões que você caça, controlando-os por um breve período de tempo. Para isso basta enfraquecê-los e usar várias habilidades com outra novidade do jogo, os Cabinsetos.

Ao pressionar 'ZL' mais algum dos botões de ataque, seu personagem executa um dos ataques com uso dos Cabinsetos. Cada arma tem os seus. Com o monstro enfraquecido e alguns desses ataques, é possível prendê-lo e montá-lo. Há até uma missão de treinamento para isso logo no início.

Montar é uma saída ótima para dano massivo nos monstros. Você pode jogá-los na parede com Y e então utilizar o B para montar novamente e dar mais dano contínuo.

É possível também usá-lo para bater em outro monstro grande, conferindo dano e deixando o outro montável a seguir. Aprenda isso logo no início e várias batalhas do fim do jogo ficarão bem mais fáceis.

Dicas finais

MH Rise Dicas Finais - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

As missões opcionais são ótimas para conseguir esferas de armadura, essenciais para melhorar o seu equipamento.

A armadura de Khezu é uma ótima escolha para o início do jogo. Ela possui muitas resistências e com as melhorias vai conseguir segurar seu personagem na aventura por várias horas.

Não gaste suas esferas de armadura antes de ter certeza que vai ficar com esse equipamento por um bom tempo.

Na caçada você pode utilizar a churrasqueira portátil para assar carne crua. Espere a música acabar e aperte para finalizar a preparação. Se acertar o tempo, a carne bem passada vai te dar uma ótima recuperação de vigor.

Quando você completa a missão, há uma pequena cutscene do monstro morrendo que tira o seu controle. Você pode apertar 'B' para cortá-la e aproveitar os segundos para voltar para a base de forma eficiente.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL