PUBLICIDADE

Topo

Valheim: Guia para construir uma base de respeito

Valheim - Reprodução
Valheim Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

05/04/2021 04h00

Construir a sua base é uma das partes mais importantes e divertidas do Valheim. É neste local onde você poderá dormir, cozinhar, criar novos equipamentos e se preparar para explorar esse mundo nórdico cheio de possibilidades.

Há uma série de sistemas que influenciam na qualidade da sua construção, nada melhor que um guia com dicas preciosas que ajude desde a preparação do terreno até a criação de chaminés para não morrer asfixiado pela fumaça das lareiras. Confira:

Planifique o terreno

Valheim Planifique o terreno - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Uma das coisas importantes no sistema de construção de Valheim é a sustentação de toda a estrutura. Falaremos disso com mais detalhes logo mais, mas é preciso levar isso em consideração com a criação na hora de escolher o terreno onde será feita a sua criação.

Existe uma ferramenta na Workbench chamada de Hoe, que pode ser construída assim que a mesa fica protegida por qualquer telhado e paredes. A Hoe nada mais é que uma enxada, e serve para ajeitar o terreno antes de começar a construir.

Assim como com o martelo, a enxada tem algumas opções extras se você clicar com o botão direito do mouse com ela equipada. Será possível escolher entre planificar o terreno ou elevá-lo, nesse último caso é preciso gastar pedras. Use essas duas variações para deixar o terreno escolhido o mais plano possível, o que vai facilitar muito os passos seguintes.

Entenda o sistema de cores e crie uma estrutura sólida

Valheim - Entenda o sistema de cores e crie uma estrutura sólida  - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Agora é hora de colocar o martelo para trabalhar. A fundação da sua construção é a parte mais importante. Fazer um trabalho de qualidade aqui vai garantir que as partes superiores não caiam e fiquem firmes. Isso tudo porque existe um sistema que mede o quão bem estruturada está cada parte que você colocar.

Para entender bem esse sistema, basta entender como funcionam as cores. Assim que você entrar no modo de construção com o martelo, vai poder mirar em cada pedacinho da construção, que fará com que ela fique de uma cor. A cor verde significa que a estrutura está sólida e firme. De cor amarela em diante significa que falta alguma sustentação. A laranja já indica que qualquer nova peça que for ligada a que você está mirando vai cair, pois será da cor vermelha.

Para testar o sistema, monte um telhadinho simples e tente ligar as peças de telhado um do lado da outra, sem uma abaixo para sustentar. Repare que as cores vão mudar a cada nova peça, até que a vermelha vai cair sem nem se ligar a anterior, que estará laranja.

Isso serve para toda a construção. Se notar que vai precisar de subir mais e as peças estão mudando de cor, crie uma viga de sustentação que vai da junção da peça até o chão. Aliás, a parte de vigas de madeira são o esqueleto da casa. Com a de dois metros você pode montar toda a estrutura básica. Com a inclinada em 45 graus construir a base onde vai encaixar a palhoça do telhado.

Usando o Snap

O Snap é o sistema que faz com que uma peça se ligue a outra, facilitando o processo de colocação das partes da construção. O Snap é feito de um ponto da sua peça com um ponto da peça já colocada na construção.

No início é normal ficar sem entender como colocar peças mais altas, como o telhado, já que muita gente acostumou com aquele sistema que o Fallout 4 usa para ligar as partes da construção. Aqui o seu foco deve ser na mira do personagem. Mire no local da outra peça onde você que a sua grude, gire ela com o scroll do mouse até encaixar. Ao aprender isso, fica muito mais fácil colocar pisos e telhados.

Crie um caminho para a fumaça

Valheim - Crie um caminho para a fumaça - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Para transformar uma construção no seu lar é preciso criar uma cama. Para conseguir dormir nessa cama é preciso de uma fonte de calor por perto, que será sempre algo envolvido com fogo e fumaça. O problema é que a fumaça precisa de um lugar para sair, ou ela acumula na casa e asfixia o seu personagem.

Para isso o jeito é criar uma chaminé. O jeito mais simples é criar apenas um buraco no telhado, mas isso fará com que a chuva entre e apague a sua fogueira. Uma solução também simples e que funciona é simplesmente inverter a palhoça do telhado, fazendo algo como uma calha para a água escorrer para o outro lado. Veja a imagem:

Valheim - Crie um caminho para a fumaça 2 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Se você quer algo mais refinado, pode utilizar as madeiras menores para criar algo mais elevado no telhado. Dentro da casa, crie com paredes uma proteção em volta da fonte de fogo, para que a fumaça siga o caminho que você planejou e saia pelo vão bonitinho criado.

Como empilhar baús

Como você terá centenas de recursos e equipamentos para coletar e o espaço no inventário é pouco, será preciso construir dezenas de baús para guardar toda a tralha.

Um jeito interessante e organizado de se fazer isso é empilhando os baús, o que economiza espaço também. Para isso, basta usar uma base menor de madeira, que parece o quadrado utilizado no chão, mas menor e ir empilhando os tesouros. Depois de empilhados você pode até destruir a base se quiser e achar a estética mais interessante para a sua construção.

Dicas Finais

Valheim - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

As estruturas que você constrói sofrem desgaste com o tempo. A chuva inclusive acelera essa degradação. Para arrumá-las, basta utilizar o martelo no modo reparo, sem custo nenhum de recursos.

Defender a sua base também é importante. Construa muros com estacas, faça um fosso em volta de toda a estrutura e deixe sempre o ambiente com tochas, para espantar os anões que podem invadir.

Fogueiras só podem ser criadas no chão. Abra um buraco no seu piso e coloque a fogueira normalmente. Depois é possível colocar de novo o piso sem tampá-la. Se for preciso, eleve o terreno para que a fogueira fique da altura do piso.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol