PUBLICIDADE

Topo

The Last of Us 2: Dicas e segredos para sobreviver em Seattle

The Last of Us parte II - Divulgação/Sony
The Last of Us parte II Imagem: Divulgação/Sony

Daniel Esdras

Do GameHall

24/06/2020 04h00

The Last of Us 2 é o jogo mais brutal da Naughty Dog e vai exigir muita atenção do jogador para sobreviver na floresta de pedra em decomposição que é Seattle. No pós-apocalíptico da franquia, recursos são escassos, mas essenciais para construir ferramentas para se defender.

Para auxiliar na sua jornada, separamos alguns segredos que vão render bons equipamentos para a Ellie lutar contra as diversas facções e infectados do jogo. Além disso, também há algumas dicas para te auxiliar no combate e na exploração.

Dicas para a furtividade

The Last of Us Parte II Dicas 1 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Uma das grandes melhorias do TLOU Part II em relação ao primeiro foi o sistema de furtividade. Ellie agora pode arrastar no chão para se esconder embaixo de objetos, veículos e ainda se emaranhar na vegetação.

A primeira dica é em relação à inteligência artificial dos inimigos. Eles não têm um controle de manada padrão como nos outros jogos, e, no geral, precisam se comunicar uns com os outros para alertar a sua presença. Isso te dá uma pequena abertura de tempo para liquidar o alvo antes de toda a furtividade ir por água abaixo, então use com sabedoria.

Um som bem característico, principalmente para quem já jogou o primeiro da franquia, vai soar quando você estiver prestes a ser descoberto. Quando isso rolar, pare onde está e use o modo de escuta para identificar por onde você está sendo visto.

Há algumas habilidades que Ellie pode aprender para melhorar a sua furtividade. Uma delas, por exemplo, é a capacidade de criar um silenciador para a pistola a partir de uma garrafa e um pedaço de pano. Outra já melhora a sua velocidade de movimento enquanto está no modo escuta. São habilidades importantes para investir já no início do jogo, assim que você encontrar as revistas que as liberam.

No caso dos estaladores, Ellie possui uma faca inquebrável para eliminá-los no modo furtivo, o que torna essa abordagem ainda mais eficiente. Se você jogou o primeiro título da série, já sabe que eles não enxergam, nem mesmo a sua lanterna, então aproveite isso para eliminar o máximo deles sem sofrer dano.

Você também pode escolher o que fazer com os inimigos após agarrá-los no modo furtivo. Não faça a eliminação, que é lenta, em campo aberto. Geralmente é possível levar o inimigo para um cantinho e fazer o trabalho sujo sem ser visto. Quando você agarra o inimigo é possível atirar em outros, ou fazer com que eles fiquem com receio de atirar em você.

Em alguns casos, há até umas interações das mais divertidas, como agarrar um Corredor no momento que um Estalador vai te pegar. O Estalador vai morder o corredor e você vai ter um tempo para escapar.

The Last of Us Part II futividade - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
Imagem: Divulgação/Sony

As garrafas e tijolos ainda estão presentes no jogo e podem ser de grande ajuda. Elas servem para levar inimigos para onde você quer, inclusive os Estaladores. No subterrâneo, quando você tiver inimigos humanos e contaminados, você pode jogar uns contra os outros apenas arremessando um tijolo bem no meio da bagunça.

No caso de você ser descoberto, a melhor opção é correr e tentar se esconder dos inimigos. Eles perdem facilmente a visão do seu personagem, mas não voltam para uma rota convencional e continuam em estado de alerta, cobrindo cada área do local aos poucos. Para conseguir perder os inimigos de vista, se esgueirar por baixo de um carro ou contêiner é a melhor escolha, mas cuidado para não te puxarem de lá.

Como melhorar as armas de forma eficiente

The Last of Us Parte II Dicas 2 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Durante a sua jornada você vai coletar dezenas de peças que servem para melhorar as suas armas. Fazer essas melhorias constantemente é essencial para conseguir continuar lutando de igual para igual com os inimigos, que serão cada vez mais numerosos e mais fortes.

No início do jogo você terá poucas armas e é bem comum gastar todas as peças coletadas logo de cara, mas isso pode custar caro. Melhorar muito uma única arma significa que você precisará sempre ter a munição específica dela para conseguir aproveitar as melhorias que fez.

Durante a campanha você vai perceber que isso quase nunca é possível e você frequentemente vai ter que trocar de arma por estar sem a munição dela. Por isso, divida seus recursos entre as armas disponíveis e faça os upgrades de forma a criar arquétipos para elas: armas para curta distância, longa distância, furtivas etc.

Seu rifle, por exemplo, pode ganhar uma mira telescópica para combates à distância. Isso significa que nenhuma outra arma precisa de uma mira parecida e pode receber melhorias em outras coisas, como maior cadência de tiro ou um pente maior.

Tomando esses cuidados você garante que sempre terá algo de bom nas armas que for obrigado a utilizar por conta da falta de munição.

Customize a dificuldade

The Last of Us Parte II Dicas 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se você zerou o primeiro The Last of Us no modo normal, nesta sequência indicamos já começar pelo modo difícil, um acima dessa dificuldade. Isso porque o jogo está bem mais fácil, graças à quantidade de novas habilidades e recursos que a Ellie tem para o combate. Nessa dificuldade a IA vai ser um pouco mais inteligente e você vai ter mais dificuldade de encontrar itens, o que deixa a imersão no pós-apocalíptico ainda mais interessante.

Mas o ideal mesmo é configurar a dificuldade para o que você gosta. Uma das possibilidades aqui é escolher o que você quer dificultar ou facilitar. É possível colocar menos itens espalhados pelo mapa, mais resistência para os inimigos, ou que eles causem mais dano, é possível, inclusive, decidir o quão inteligentes eles vão ser em combate. Com tudo ajustado para o jeito que você imagina a campanha, a experiência vai ser muito mais divertida e imersiva.

Explorar é recompensador

The Last of Us Parte II Dicas 4 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Outra grande novidade do The Last of Us 2 são os cenários maiores e com mais elementos de exploração. Mais do que só peças ou recursos para craft, a exploração te premia com armas poderosas, revistas que abrem novas árvores de habilidade, documentos que contam mais sobre o mundo e diversos colecionáveis que contam para os troféus do jogo.

Agora a Ellie pode pular, o que significa que você terá a possibilidade de explorar também na vertical, subindo em casas destruídas e saltando muros. Sempre que chegar em um local novo, preste atenção se há algum lugar acessível nos andares superiores, porque provavelmente vai rolar alguma forma de subir lá para conseguir alguns itens interessantes.

Quebre todo e qualquer vidro que você encontrar pelo caminho, seja de expositores de produtos, sejam janelas de lojas. Muitas vezes há algo escondido nesses lugares, seja um item ou um caminho para um local que antes era inacessível. Uma dica, inclusive, é tentar encontrar uma janela pelos fundos sempre que encontrar uma porta trancada.

Outro recurso de exploração são as cordas. Vez ou outra você vai se deparar com elas no cenário, o que significa que há algum lugar onde é possível jogá-las e criar um caminho para explorar no alto. Fique atento a elas.

Por fim, procure por cofres. Cada capítulo tem alguns deles, sempre recheados de recursos e itens importantes, como coldres para carregar mais armas ou revistas de habilidades. Eles sempre vão precisar de uma senha que está por perto, seja em um documento ou em um detalhe do cenário, como um calendário ou quadro de funcionários do mês.

Dicas de combate

The Last of Us Parte II Dicas 5 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

O combate do TLOU Part II é divertido e bastante intenso. Para se dar bem, você pode utilizar de vários recursos, entre eles a novidade do combate corpo a corpo com esquiva, que é excelente para economizar recursos.

Se você não tiver nenhuma arma equipada, a Ellie vai atacar com a sua faca. Para ser mais eficiente e evitar contra ataques, jogue o inimigo em alguma superfície, como paredes ou carros. Com eles colados nesse local, você pode realizar todo o combo sem precisar se esquivar.

Se você não conseguir jogar o inimigo em algum canto, a esquiva é a sua prioridade. Os inimigos vão bater independente dos seus golpes nesse caso e às vezes vão vir em mais de um. Esquive primeiro e então comece a atacar, até que você veja que precisa esquivar novamente. Paciência e nervos de aço são a chave aqui.

O combate corpo a corpo vale também contra vários dos contaminados, mas não tem efeito em estaladores e outros infectados maiores.

Se você causar algum efeito atordoante, com uma granada de luz, por exemplo, é possível finalizar o inimigo com um golpe. Esse atordoamento também pode ser feito arremessando um tijolo ou garrafa no inimigo. Isso inclusive pode ser feito de forma bem rápida com todos os arremessáveis. Após o inimigo entrar em uma certa distância do seu personagem, basta pressionar R2 para arremessar o que estiver segurando sem precisar mirar.

Já que falamos de granadas, elas são importantíssimas no combate, não se esqueça delas, cada uma vai ter o seu valor contra determinados tipos de inimigos e em determinadas áreas. Um molotov pode ser a sua salvação contra um Trôpego ou um grupo de inimigos, então guarde alguns recursos para isso.

Lembre-se que agora a Ellie pode nadar e mergulhar. Em algumas áreas há caminhos submersos que você pode utilizar para surpreender os inimigos e voltar rapidamente para o anonimato.

Dicas finais

Seu arco demora demais para ser puxado no início. Invista o mais rápido possível na melhoria de velocidade nessa área.

O jogo é um dos mais acessíveis de todos os tempos. Se você precisa de alguma configuração extra para visão, audição ou controles, vá ao menu e customize para o jogo ficar redondinho.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol