PUBLICIDADE

Topo

Gears Tactics: Dicas e segredos para obliterar os Grubs

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

09/05/2020 10h00

Gears Tactics é uma aposta corajosa da Coalition que traz o universo de Gears para um gênero totalmente diferente do convencional para a franquia. Nos moldes de XCOM, a joia do gênero de estratégia por turnos no PC, o título faz bonito, te permite montar e treinar uma equipe de Gears para encarar chefes desafiadores.

Neste guia você encontra dicas e segredos que o jogo não conta e que vão ser uma mão na roda para obliterar os Grubs na campanha. Pegue o máximo de munição possível, equipe suas Lancers e venha com a gente.

1 - Patrulha é a técnica mais poderosa do jogo

Gears Tactics 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O uso da Patrulha em Gears Tactics é bem diferente do seu relativo no XCOM. Em vez de cobrir toda uma área na frente do personagem de forma automática, aqui é o jogador quem tem que definir o tamanho do cone que vai gerar disparos no caso de movimento inimigo. Cada arma produz um cone diferente, tanto em espessura quanto em distância possível.

A primeira coisa que você precisa saber é como tirar o máximo dessa mecânica. Em um primeiro momento, o jogador vai sempre colocar o cone na distância e largura máximas, tentando cobrir muito terreno, mas nem sempre essa é a melhor opção. No modo patrulha também é possível errar disparos, então quanto maior a distância para o cone, especialmente em armas como a escopeta, maiores as chances de você não acertar o inimigo. A dica é sempre usar o cone bem em cima de um inimigo, a não ser que você tenha muita certeza do caminho que ele vai tomar. Se for usar em modo defensivo, use com a menor distância possível, afinal, você não precisa atirar no inimigo somente de longe, basta não deixar que ele chegue até você.

Em alguns momentos, utilizar a patrulha é melhor do que disparar. Isso porque os disparos no turno do inimigo, só possíveis via patrulha, podem interromper as ações dele. Um inimigo que correr na sua direção, se passar dentro do cone e for fuzilado, vai perder o comando que tinha utilizado. Pense nisso, especialmente se a possibilidade de acertar o tiro no seu turno for inferior a 70%.

Por fim, é bom lembrar que se você colocar os cones de dois personagens no mesmo local, ambos vão disparar ao mesmo tempo contra o inimigo. Se for um inimigo forte, não tem tanto problema, a não ser que um dos personagens empurre o inimigo para fora do cone do outro. Agora, se for um inimigo fraco, você terá desperdiçado munição à toa.

2 - Em intervalos, passe o round

Gears Tactics 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Principalmente no primeiro ato de Gears Tactics, todos os seus personagens terão recursos bem reduzidos e suas habilidades vão demorar vários turnos para serem usadas novamente. Como cada fase tem diversas etapas de combate, é comum chegar em uma delas em desvantagem enorme, como pouca vida ou armas descarregadas.

O que muita gente não sabe é que entre essas etapas, em boa parte das fases, é possível passar o turno sem que novos inimigos apareçam. Com isso é possível recarregar as armas, curar os aliados e, especialmente, deixar as habilidades prontas para serem usadas novamente.

Só tome cuidado pois em algumas fases, como as de resgatar soldados ou suprimentos, a cada número aleatório de turnos surgem novos inimigos.

3 - Caixas garantem boas melhorias

Gears Tactics 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Cada fase terminada de Gears Tactics garante recursos para melhorar o seu time. São novas peças de armadura, melhoria para armas e até armas secundárias e granadas mais poderosas. Junto com a evolução dos níveis dos personagens, essa é uma área essencial para conseguir o poder necessário para enfrentar os chefes dos atos do jogo.

Para conseguir ainda mais recompensas por incursão, existem caixas que podem ser coletadas em cada fase. Elas funcionam como as famigeradas "loot boxes", mas sem que você precise gastar nenhum tostão para abri-las. Basta coletar as caixas, que são divididas por raridade, e completar a fase. Quando você voltar para a sua base móvel, será possível abrir a caixinha, que vai te dar um equipamento aleatório do nível de raridade dela.

Durante as fases, tome cuidado para não comprometer o objetivo principal indo atrás dessas caixas. É ótimo pegá-las, claro, mas em algumas fases, especialmente nos níveis de dificuldade mais avançados, perder turnos para pegá-las pode ser fatal. Em várias fases também há a possibilidade de pegar as caixinhas no descanso entre um combate e outro, então nada de afobação.

4 - Coloque granadas no chão

As granadas são salvadoras de vidas humanas no Gears Tactics e devastadoras para os Grubs dos Locust. Fáceis de utilizar, com boa área de impacto e um dano enorme, elas vão resolver boa parte dos combates e facilitar a sua vida.

O que muitos jogadores não utilizam é a opção secundária da granada, que permite colocá-la no chão como se fosse uma mina terrestre. Essa opção fica bem ao lado da de arremessar a granada e faz com que o personagem coloque a mina exatamente onde ele está, o que exige alguns cuidados.

A melhor hora de utilizar essa mina é quando você está com um personagem desgarrado e sendo cercado pelos Grubs, especialmente os que atacam corpo-a-corpo. Coloque a mina no chão e saia do local. Essa parte é essencial, porque se os inimigos explodirem a mina com um personagem seu na área de contato, pode acender as velas do caixão.

No total, você pode deixar duas minas por personagem que carrega uma granada ativadas ao mesmo tempo no cenário. Em algumas fases, onde você precisa defender um ponto, elas vão ser muito úteis. Um outro momento bom para utilizá-las é quando um buraco de Grub racha o chão. Coloque a mina em volta do buraco e veja a mágica acontecer.

5 - Planeje e, literalmente, EXECUTE

Gears Tactics 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quanto mais movimentos você fizer antes de passar o turno, melhor. Durante um turno é possível trocar para todos os seus personagens de maneira livre, e o objetivo é matar o máximo de inimigos possíveis sem se expor. Uma mecânica que ajuda nessa parte e faz todo o sentido quando lembramos dos jogos originais da franquia são as execuções.

Sangrentas e brutais, elas, além de darem um gostinho especial no abate dos inimigos, ainda garantem mais um ponto de ação para todos os aliados. Tenha isso em mente na hora de decidir a sua ação: se movimentar as peças certas e fizer abates em sequência, você pode acabar com o combate em um único turno.

Dicas Finais

  • Reviva os personagens que caírem o mais rápido possível. Eles vão voltar com o número de ações do turno, mas perdem um pedaço da vida máxima.
  • Feche os buracos de Grub o mais rápido possível. Assim que o chão se abrir, enfie uma granada no buraco para fechá-lo. Há habilidades que dão minas de proximidade que também podem fechar o buraco.
  • Troque recrutas que não estão sendo utilizados por novos que tenham mais nível. Além do fator poder de fogo, eles virão com armas e acessórios mais raros que podem inclusive ser utilizados nos seus personagens mais fortes.
  • É possível estender a distância percorrida se logo na frente do limite houver uma cobertura. O seu personagem vai deslizar no chão até chegar nela. Use isso para cada uma das três ações e você poderá chegar bem mais longe no final do seu turno.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol