Topo

Xbox Series X: Microsoft mostra como Gears 5 ficará no novo videogame

Gears 5 terá versão otimizada para o Xbox Series X - Reprodução
Gears 5 terá versão otimizada para o Xbox Series X Imagem: Reprodução

Thaime Lopes

Colaboração para o START

16/03/2020 15h06

A Microsoft deu mais um gostinho do seu próximo videogame, o Xbox Series X, nesta segunda-feira (16), ao revelar mais novidades e demonstrar como alguns jogos se comportarão na nova máquina, como Gears 5.

Além disso, foram divulgados detalhes do novo controle, que agora terá um botão para compartilhar imagens e vídeos de forma similar ao PS4, além de especificações técnicas do novo Xbox.

Gears 5 no Xbox Series X

Para demonstrar como games já lançados se beneficiarão do poder a mais do Xbox Series X, Mike Rayner, do estúdio The Coalition, mostrou uma demo técnica do jogo rodando em um PC com as configurações no máximo.

Foram aumentadas todas as qualidades internas do jogo para que fosse implementada a nova configuração de iluminação ray-tracing e sombras da UE4. Isso significa que a simulação de luz e som ficou ainda mais real que anteriormente, afetando desde como as cores são retratadas na tela até como a sombra de um personagem é refletida conforme ele anda.

Para melhorar, as cutscenes passaram de 30 fps no Xbox One X para 60 fps no Series X. Tudo isso seria o equivalente a rodar o game em um PC ultra com placa Nvidia RTX 2080.

Apesar de impressionantes, as novidades do Gears 5 no novo console são fruto de um trabalho recente, de poucas semanas. Mas, segundo Rayner, o jogo já está rodando a 100 fps e a equipe estuda como implementar 120 fps para os modos multiplayer.

Esse desempenho poderoso só é possível graças ao novo processador, com CPU Zen 2 (que aumenta a performance em quatro vezes comparado com o One X) e GPU RDNA 2, que melhora a eficiência do console e dos gráficos.

De acordo com os desenvolvedores, a versão de Gears 5 otimizada para o Series X estará disponível no dia de lançamento do novo console, que ainda está programado para o fim de 2020.

Importante ressaltar também que quem já possui o game no Xbox One não precisará comprar uma nova versão para o Series X, já que o game terá o recurso de Smart Delivery. A ferramenta basicamente serve para que o jogador não precise comprar o mesmo game duas vezes, mesmo que troque de console. Outros jogos já confirmados para a Smart Delivery são Halo Infinite, Hellblade 2 e o futuro Cyberpunk 2077.

Novo Controle

Xbox One Series X Controle - Reprodução - Reprodução
Controle do Series X possui design quase identico ao atual controle de Xbox
Imagem: Reprodução

Se tem console chegando, é garantido que o controle também ganhe mudanças. No caso do Series X, o novo controle lembra muito a versão já utilizada nos Xbox One, mas com mudanças estéticas pontuais e funções muito úteis.

Uma das mudanças mais significativas no controle é o D-pad. Agora ele tem um formato que mistura os botões direcionais bem definidos com mais profundidade em um híbrido com uma das opções existentes no controle Elite do Xbox.

Xbox Series X Controler D-Pad - Reprodução - Reprodução
Novo D-Pad é semelhante ao controle Elite do Xbox One
Imagem: Reprodução

O novo controle também será compatível com as versões do Xbox One, assim como os controles antigos funcionarão perfeitamente com o Series X. Além da compatibilidade, a geração nova terá a tecnologia Bluetooth Low Energy (BTLE) para que a conexão entre os controles e outros aparelhos, como smartphones, seja mais fácil e eficiente.

Além do D-pad, o controle terá um botão de "share" bem chamativo no meio, o que deixará salvar e compartilhar telas e vídeos de games bem mais fácil, de forma similar ao que acontece com o PlayStation 4 atualmente.

Tempo de Loading mais rápido

Uma das nossas expectativas para a nova geração de consoles é que os tempos de carregamento diminuam consideravelmente e a Microsoft divulgou um vídeo demonstrando essa rapidez no Xbox Series X.

O exemplo aconteceu com State of Decay 2, colocado lado a lado em um Xbox One X e o novo Series X. A rapidez em que o game inicia do novo videogame é aparente e impressionante.

Já outro recurso bem interessante do aparelho será uma versão melhorada do "quick resume" ou modo "stand by" para jogos. Atualmente no Xbox One só é possível realizar a ação com um game, mas o vídeo do Xbox Series X revela que até cinco jogos podem ser colocados em espera ao mesmo tempo.

Tudo isso porque o novo aparelho terá um armazenamento em SSD em vez do atual HD padrão.

Configuração completa

A Microsoft afirma que o Xbox Series X é definido por três pilares principais: Poder, velocidade e compatibilidade e para provar que eles não estão brincando em entregar o videogame mais poderoso, a empresa revelou as configurações técnicas completas do aparelho, que você vê abaixo:

  • CPU: 8 Núcleos de 3.8 GHz (3.6 GHz com SMT) Custom Zen 2 CPU
  • GPU: 12 TFLOPS, 52 CUs com 1.825 GHz Custom RDNA 2 GPU
  • Die Size: 360.45 mm2
  • Process: 7nm aprimorado
  • Memória: 16 GB GDDR6 com 320b bus
  • Largura de banda da memória: 10GB com 560 GB/s, 6GB com 336 GB/s
  • Armazenamento de dados interno: 1 TB NVME SSD customizado
  • I/O Throughput: 2.4 GB/s (Cru)
  • Armazenamento Expandido: 1 TB Cartão de Expansão
  • Armazenamento Externo: USB 3.2 com suporte a HD externo
  • Drive de leitura: 4K UHD Blu-Ray Drive
  • Alvo de Performance: 4K @ 60 FPS, até 120 FPS

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol