PUBLICIDADE

Topo

Final Fantasy VII Remake: Dicas e segredos para salvar Midgar

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

15/04/2020 04h00

Final Fantasy VII Remake já está entre nós! O jogo manteve vários dos sistemas do original, como as Materias, e acrescentou novidades importantes, como o combate em tempo real. Como todo bom RPG, você demora um tempinho até entender tudo e algumas coisas são quase secretas, já que o jogo não te conta em um primeiro momento.

Separamos dicas e segredos essenciais para você se dar bem com Cloud e seus companheiros nesse primeiro episódio em Midgar. Escolha suas matérias, junte seu grupo e vem com a gente em mais esse guia.

1 - Tenha todos os elementos disponíveis

FFVII Remake 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A campanha de Final Fantasy VII é repleta de chefes perigosos e inimigos que são resistentes e exigem muito esforço da sua equipe. Para enfrentar todos eles, o melhor jeito é sempre explorar as fraquezas elementais.

Principalmente durante a sua primeira jornada pela campanha, tenha sempre uma matéria de cada elemento equipada em seus personagens. Alguns chefes possuem barreiras que só podem ser quebradas com fogo, outros tem sua barra de equilíbrio atingida somente por gelo. Máquinas são todas fracas contra eletricidade e no combate aéreo a sua melhor opção é sempre utilizar magias de vento para derrubar o oponente.

Como você nunca sabe o que vai encontrar pela frente, tenha sempre uma equipe com habilidades diversas, que estejam prontas para encarar qualquer desafio sem gastar todos os seus preciosos itens de cura.

2 - Troque constantemente de personagem

FFVII Remake 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O sistema de combate do Final Fantasy VII premia quem trocar os personagens a todo o momento. Isso é ainda mais importante se você considerar que a IA dos companheiros não é lá muito ativa e fica sem realizar algumas ações em combate.

Além disso tudo, trocar os personagens modifica o foco dos inimigos. Se você for utilizar uma cura no último momento, por exemplo, uma boa ideia é utilizar o R2 para ordenar que o personagem execute a ação e atacar com outro, fazendo com que os inimigos foquem nele.

Especialmente no modo difícil, liberado após o fim do jogo, você precisará trocar constantemente de personagens para conseguir aproveitar todas as habilidades disponíveis sem deixar ninguém parado. Então treine e utilize isso o quanto antes para não ter problemas no futuro.

3 - Domine os Atalhos

FFVII Remake Atalhos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No menu de Final Fantasy VII existe uma aba específica para escolher os atalhos que cada personagem terá no campo de batalha. São quatro acessos rápidos que podem ser utilizados ao pressionar "L1" mais algum dos botões do lado direito do controle.

Como magias mais fortes precisam de mais comandos para serem executadas pelo meio convencional, é interessante guardá-las nesses atalhos. Algumas habilidades mais utilizadas, especialmente para o Cloud, que luta bastante no um contra um, também podem ser colocadas aqui para serem utilizadas sem tirar seu foco da batalha. Por fim, da até para colocar o atalho para alguns itens de cura, perfeito para quem tem a matéria que melhora a sua efetividade.

4 - Analise todos os inimigos

FFVII Remake Análise de inimigos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Cada inimigo de Final Fantasy VII tem a sua fraqueza e modus operandi. Muito além do uso de elementos que os enfraquecem, também existem alguns truques para derrubar a barra de equilíbrio dos inimigos, o que permite que você cause dano mais rápido e acabe com a batalha.

Para saber essas dicas e até cumprir vários dos requisitos de batalha do Chadley, analise todo e qualquer inimigo novo que você encontrar. Isso conta até para os resultados finais do jogo, que mostram quantos você conseguiu analisar.

Para conseguir essa matéria, você terá de concluir a primeira missão do Chadley, que é bem simples de ser completada. Ele então te venderá a bolinha amarela por apenas 100 Gil.

5 - Compre itens na promoção

FFVII Remake Promoção de itens - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Gil, a moeda clássica da série Final Fantasy, é bem escassa em Midgard, especialmente para a galera que não vive na parte flutuante da cidade, o caso da nossa amada Avalanche. Para ganhar esse suado dinheirinho você terá de concluir sidequests, matar dezenas de monstros e dar o sangue em diversas atividades.

Na hora de gastá-lo, nada melhor que aproveitar promoções e pagar menos nas poções mais caras. Sempre que ver uma máquina de poções pelo caminho, geralmente ao lado dos bancos de descanso, verifique se a fonte da opção 'Compra' está em laranja, isso significa que há itens em promoção.

Eles são disponibilizados em estoques limitados, mas custam apenas uma fração do valor normal. Você pode comprar uma Mega Potion por apenas 100 gil, por exemplo. Aproveite essas barganhas para fazer o seu dinheirinho render mais.

6 - Aprenda as habilidades de arma

FFVII Remake Compras de armas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Cada arma do Final Fantasy VII possui uma habilidade única que pode ser utilizada quando ela está equipada. O segredo é que essa habilidade pode ser aprendida e então utilizada com as armas mais potentes que você irá encontrar pela frente.

No menu de equipamentos, selecione uma das armas para descobrir qual é a sua habilidade especial e, principalmente, qual a condição que faz com que você a aprenda. Algumas vão pedir para que você use essa habilidade em específico para finalizar um inimigo. Outras vão pedir tarefas mais exóticas, como executar um ataque especial logo após utilizar a habilidade em questão.

Quanto antes você aprender essas habilidades, melhor, já que elas também vão contar para os relatos de combate que liberam matérias especiais para você comprar.

7 - Colete e troque suas medalhas Moogle

FFVII Remake Aerith - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ao navegar por Midgard, você por vezes vai se deparar com caixas que podem ser quebradas com um ataque do Cloud. A primeira dica nesse tópico é quebrá-las para conseguir alguns itens de cura e recuperar um pouco da sua mana. Mas há mais, em algumas delas, há as chamadas medalhas Moogle, que também podem ser conseguidas em tesouros e em algumas outras atividades, como minigames.

Essas medalhas a princípio só ocupam um espaço do seu inventário, mas assim que você tiver acesso ao setor cinco, vai se deparar com uma criança vestida de Moogle que faz trocas valiosas por elas. Entre os diversos itens interessantes, que incluem armas e acessórios, você também irá encontrar manuscritos, compre-os assim que possível.

Esses manuscritos, que também são conseguidos ao derrotar chefes, garantem pontos de arma para melhorar o equipamento de um personagem específico. Um motivo a mais para você coletar o máximo de medalhas e voltar ao setor cinco para trocá-las.

8 - Melhore as suas armas constantemente

FFVII Remake Melhorias - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Com pontos suficientes, é possível melhorar os atributos de suas armas no Final Fantasy VII. Cada uma delas, com algumas escolhas de melhorias, podem modificar totalmente o arquétipo do seu personagem. O Barret, por exemplo, pode utilizar uma arma de combate corpo a corpo, mudando totalmente a sua dinâmica na batalha. Já a Tifa ou o Cloud podem moldar algumas armas para dar dano mágico.

Independente da sua escolha, faça o upgrade das armas constantemente, sempre que conseguir manuscritos ou pontos, já que há inimigos poderosos que vão exigir mais que só o ganho de níveis para serem derrotados.

9 - Faça todas as sidequests

FFVII Remake Sidequests - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Entre as missões principais, você vez ou outra terá um período reservado para ajudar as pessoas de algum dos setores que você visitou. Neste momento, a dica é que você complete todas as sidequests antes de prosseguir. O motivo? Itens, experiência e conteúdo da história.

Elas não são nada brilhantes e na realidade até meio entediantes, mas as recompensas são interessantes e alguns personagens desenvolvidos ali. Há até alguns momentos entre personagens da sua equipe que só são liberados após concluir todas as missões secundárias do local.

Dicas Finais

  • No minigame das caixas, no setor cinco, é possível conseguir uma medalha moogle por participação
  • Matérias verdes são elementais, azuis servem para expandir os efeitos de outras matérias, as roxas para alterar atributos e habilidades e por fim as amarelas dão novas habilidades para o personagem.
  • Personagens que atacam de longe são mais indicados para curar, já que estarão mais longe dos inimigos.
  • Faça os requisitos de batalha do Chadley para conseguir matérias e invocações potentes.
  • Volte sempre no Coliseu para novas batalhas que garantem manuscritos.
  • Use os Limites sempre que completarem, eles somem depois das batalhas.
  • A oração é uma matéria essencial para curar.
  • Auto cura é quase obrigatória no modo difícil.
  • Não há frames invencíveis enquanto você rola, use a defesa sempre que possível.
  • Segure L1 enquanto cura para permanecer no menu de item e usar poções quantas vezes quiser quando fora de combate.
  • Ao defender no modo justiceiro do Cloud, você dará automaticamente counter nos inimigos que atacam corpo a corpo.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol