Topo

OPINIÃO

Final Fantasy XV: Dicas para dominar o jogo e evitar as partes chatas

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

24/02/2020 04h00

Final Fantasy XV é um dos jogos do mês de fevereiro no Gamepass e conta com um mapa de mundo aberto enorme para explorar, personagens interessantes e muitos combates repletos de magias, criaturas e muita ação.

Como todo RPG da franquia, Final Fantasy XV conta com dezenas de sistemas e um combate repleto de camadas que exige tempo para ser dominado. Aqui separamos dicas para começar com tudo no jogo da Square Enix e ir longe com Noctis e seus amigos. Suba a bordo do Regalia e embarque com a gente nessa viagem.

Como correr sem parar

FF XV Correr - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ao começar a primeira missão em Final Fantasy XV, você precisará dar seus primeiros passos pelo mundo enorme do jogo. O instinto inicial será pressionar o botão de correr e ir rumo ao objetivo marcado no mapa, mas logo vai perceber que o fôlego do Noctis é condizente com um príncipe e não com o de um atleta, já que após alguns segundos ele vai se cansar.

Existe um meio de fazer com que ele não precise parar para descansar e continue correndo. Para isso, o primeiro passo é ir ao menu do jogo e habilitar a barra de energia, que mostra o quanto ele vai cansando enquanto corre. Se essa barra ficar vazia, ele vai parar e precisar de um tempo para se recuperar.

Após ligar a barra, é hora de fazer o macete. Sempre que a barra piscar, pouco antes de ficar vazia, solte o botão de corrida e pressione-o novamente, bem rápido. Isso fará com que o Noctis recupere toda a barra de energia. Repita isso sempre que a barra estiver perto do fim e você correrá sem limites.

Burle as viagens longas

FF XV Carro - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O ponto baixo de Final Fantasy XV são as viagens longas de carro. No início do jogo elas são legais por mostrar a escala do mundo e por conta da conversa dos protagonistas, mas isso logo cansa e, especialmente quando for preciso voltar em locais já visitados, o ideal é burlar esse tempo perdido.

No menu do carro é possível selecionar viagens automáticas a lugares que você já visitou. Há um custo irrisório de Gils, que definitivamente vale a pena para evitar o desgaste.

Já quando a viagem longa é a pé, por exemplo em uma caçada, onde o seu carro geralmente fica parado em uma rodovia longe do local onde estarão os monstros, também há uma opção de viagem rápida, nesse caso de volta ao local onde você estacionou. A ida não tem como burlar, mas a volta é tempo ganho garantido.

Quando você liberar os Chocobos, use mais eles que o carro também. Além de melhorar as habilidades do pássaro icônico da franquia, você também aproveita bem mais do mundo, já que não fica limitado pela direção ruim do Regalia.

Segure o máximo de XP possível

FF XV Artigo 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Final Fantasy XV modificou muito o sistema de recompensas após uma batalha. Não há mais ganho de Gil, o dinheiro do jogo, e a experiência não é computada imediatamente, fica guardada para você até que descanse em algum local e reflita sobre as batalhas. O pulo do gato aqui é que dependendo do local onde você decidir dormir, há um bônus sobre essa experiência acumulada, que pode chegar até a triplicá-la.

Entre os diversos locais disponíveis para descansar, há sempre uma escolha que envolve: custo, bônus de XP e bônus de comida. Na natureza é possível acampar sem nenhum custo e colocar o Ignis para fazer comidas deliciosas e que garantem um ótimo bônus de para o combate, mas não há nenhum bônus de experiência para o grupo. Já no Hotel de Lestallum, o melhor local custo benefício do jogo, você paga 500 Gil para ganhar 1,5 vezes a quantidade de experiência do grupo. Em locais chiquérrimos, como o hotel de Galdin Quay ou Leville, você pode dobrar e até triplicar a sua experiência, mas o custo são milhares de Gil por noite.

Defina se o seu objetivo no momento é ganhar nível ou batalhar. Se for batalhar, durma na natureza. Se for ganhar níveis, guarde o máximo de experiência e vá passar uma boa noite de sono em Lestallum.

Faça caçadas para ganhar Gils

FF XV Artigo 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um dos melhores meios de se ganhar dinheiro no Final Fantasy XV é completando as caçadas. Quando o jogo foi lançado, não era possível aceitar várias delas de uma só vez, o que fez muita gente se irritar com o sistema, mas após vários updates, agora se tornou um meio muito bom de evoluir seus personagens no jogo sem ter que ficar fazendo viagens desnecessárias.

Para conseguir novas caçadas, visite as lanchonetes do jogo. No seu mapa, elas ficam marcadas com um garfo e faca. Nesse local você pode comprar comida, que o Ignis por vezes aprende a fazer nos acampamentos, pedir indicações sobre as proximidades, revelando tesouros, ervas e mais, além de conseguir aceitar caçadas.

Quando mais caçadas você completar, maior será seu nível dentro da guilda, o que garante bons recursos mais para frente no jogo. Além disso, a recompensa de Gil é farta e a experiência ganha também compensa. Só tome cuidado para não aceitar trabalhos muito difíceis e se frustrar ao morrer, especialmente contra inimigos noturnos.

Antes de encarar as lutas, faça um acampamento e coma algo que garanta um bônus de atributos para o seu grupo, isso vai facilitar grande parte dos embates.

Evite Sidequests

FF XV Artigo 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As sidequests do Final Fantasy XV são algumas das piores da franquia. No geral você será enviado para algum local distante para buscar algo e então voltar e entregar. Chato, pouco recompensador e vai minar a sua vontade de continuar jogando.

Outro motivo que vai contra fazer todas as sidequests de cara, é que após terminar o jogo você pode revisitá-las e várias delas inclusive foram pensadas para isso. Não fique de cabeça quente tentando terminar todos os pedidos por busca de tags ou pedras, continue da forma que achar mais divertido e só se preocupe com elas quando realmente quiser troféus ou ver tudo que o jogo oferece.

Algumas habilidade são essenciais

FF XV Habilidades - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Existe uma aba no menu do Final Fantasy XV que é dedicada às habilidades que os seus personagens podem aprender. Aqui você pode melhorar as habilidades de grupo, individuais e ganhar bônus em diversos atributos. Embora tudo acabe funcionando de um jeito ou de outro, algumas delas são essenciais para garantir bons retornos em combate.

A Reagrupar do Ignis por exemplo, vai curar todo o seu grupo em combate, o que é a salvação em diversas batalhas contra grupos de monstros poderosos. As que fornecem AP e Vida também são escolhas ótimas para o início do jogo, já que vão garantir atributos suficientes para lutar sem correr riscos. Nem é preciso comentar a necessidade de escolher o Scan para visualizar vida e fraqueza dos inimigos.

Outros destaques ficam para todas que diminuem os custos de esquiva do Noctis, aumentam os espaços para acessórios e garantem mais cura para o time.

Dicas Finais

  • Atacar os inimigos pelas costas garante mais dano, faça uso constante da movimentação do Noctis para alcançar as costas dos adversários
  • Alterar entre o modo de combate em tempo real e o com espera adiciona uma nova camada de estratégia ao jogo e te ajudará a tomar decisões de forma mais efetiva nas batalhas.
  • Compre todos os CDs de música para ouvir as trilhas sonoras dos Final Fantasy antigos no Regalia enquanto viaja.
  • Vá pescar! É o melhor minigame do jogo e um dos melhores do tipo de todos os tempos.
  • Alguns inimigos tem partes que podem ser quebradas, foque nesses locais para conseguir vantagem em combate.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL