Topo

O Coronavírus e os impactos em FIFA 20; o que muda no modo Ultimate Team

Paralisação externa terá efeitos internos no simulador de futebol - Divulgação/EA
Paralisação externa terá efeitos internos no simulador de futebol Imagem: Divulgação/EA

Tiago Alcantara

Colaboração para o START

26/03/2020 16h00

Os jogadores de FIFA 20 também sentiram os reflexos da paralisação dos gramados mundiais por conta da pandemia do novo coronavírus.

Acontece que a falta de atividade das principais ligas do planeta fez com que o modo FIFA Ultimate Team - que acompanha o desempenho dos atletas do banco de dados do game a cada semana - deixasse de ganhar atualizações semanais.

Entenda como a situação afeta o game e como a EA pretende solucionar a questão, ao menos temporariamente.


Segue o jogo?

FIFA 2 - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Jogador do Mês não estará no FIFA 20 até que o futebol seja retomado
Imagem: Divulgação/EA

Como reflexo das medidas de que suspenderam os jogos da Premier League, Bundesliga, Ligue 1, La Liga e Serie A, a desenvolvedora do principal simulador de futebol mundial preciso alterar seus planos para o modo FUT. Desde a última semana, jogadores do game em PS4, Xbox One e PC se depararam com uma pausa na publicação das Seleções da Semana (TOTW). No lugar desses times com atletas em destaque por todo o mundo, o game ganhou um novo tipo de lista, chamada de Momentos da Seleção da Semana.

Para fazer a pelota virtual continuar rolando, a EA substituiu os times da semana com um recurso novo. A ideia é que a companhia possa retornar com os TOTW assim que as coisas se normalizarem no mundo da bola e também que o Momentos da Seleção da Semana se pareça com algo original. Basicamente, estamos falando de seleções que espelham times da semana das edições anteriores do game.

Dias de um passado recente

FIFA 1 - Divulgação/EA - Divulgação/EA
O lateral-direita recebeu uma classificação 86, enquanto que na versão atual do FUT recebeu 87
Imagem: Divulgação/EA

Traduzindo para o bom fifeiro: os desenvolvedores vão se basear em TOTW antigos, a partir de março. Ou seja, algo como uma atualização dos destaques desta semana - só que no ano passado - por exemplo. A seleção mais recente de "grandes momentos" tem o brasileiro Lucas Moura, do Tottenham Hotspur. A ideia é manter os cards de jogadores distintos dos reais, para diferenciar o desempenho de cada craque durante essa temporada.

Todos os jogadores que terão esses cards especiais terão seus dados atualizados, isso significa que jogadores que se transferiram entre uma temporada e outra terão os cards de Momentos da Seleção da Semana com seus clubes mais recentes. O rating geral é outro quesito que deve receber atenção especial do time da EA. No formato novo, a nota de um jogador estará mais próxima da média desse atleta em FIFA 20 para não gerar distorções.

Por exemplo, o defensor Kyle Walker tinha uma nota 86 na temporada 18 de FIFA Ultimate Team, com o Time Momentos da TOTW de FUT 20, o jogador tem uma média geral de 87 pontos, baseado em seu caminho de atualização na edição mais atual do simulador de futebol. De forma geral a seleção temporária vai substituir vários aspectos do time da semana, como: recompensas do FUT Champions, pacotes, objetivos do FUT e no modo draft.

Vale lembrar que ainda não sabemos quanto tempo vai demorar até o calendário de futebol regular ser retomado e que a paralisação também afeta o circuito de torneios oficiais do videogame. No entanto, assim que a bola rolar nos gramados reais, a desenvolvedora deve atualizar os itens de Fique de Olho - que observam as promessas da temporada - e também dos Destaques do modo FUT. Em suas redes sociais, a EA alerta para que os jogadores se mantenham em suas casas e em segurança. Parece uma boa jogada.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol