Topo

OPINIÃO

Free Fire: Os 7 erros mais comuns dos iniciantes

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

15/03/2020 04h00

Como qualquer jogo competitivo, Free Fire exige tempo para dominar as mecânicas e também para pegar os macetes jogo, aquelas manhas que só o tempo e a experiência podem trazer. Muitos dos erros da galera que está começando são bobos e podem ser evitados com dicas de quem já joga há algum tempo.

Neste guia, separamos dicas eficientes e fundamentais para quem vai começar agora no Free Fire ou está há pouco tempo no jogo e estagnou sem saber onde está errando. Confira as dicas, aplique no seu jogo e conte o resultado para a gente nos comentários.

1 - Esquecer os itens antes de entrar na partida

Free Fire Mercadorias - Reprodução - Reprodução
Não esqueça de escolher os itens que mais combinam com seu personagem e estilo de jogo
Imagem: Reprodução

Tudo começa no lobby, antes mesmo da partida. Preste atenção no seu personagem, analise o pet que você está usando e quais são os itens escolhidos na parte Mercadorias. É muito comum esquecer esses detalhes e só perceber durante a partida, quando vai ser tarde demais.

2 - Afobar nos primeiros minutos de jogo

Free Fire 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma coisa é "jogar no rushadão", outra é sair correndo sem saber o que fazer. Os novatos no gênero geralmente confundem o ritmo de um Battle Royale com o de jogos de tiro clássicos. Assim que pulam do avião e encontram a primeira pistola, correm em direção ao desconhecido em busca de inimigos. O resultado é uma viagem de volta para o lobby em questão de poucos minutos.

O seu foco no início do jogo deve ser conseguir um mínimo de equipamento para ter a vantagem em combate. Em locais povoados, onde todo mundo vai conseguir armas no mínimo regulares, sua obrigação é conseguir uma boa arma e alguma proteção antes de brigar. Só atire ou se meta em encrenca assim que tiver alguma vantagem, seja de posição ou equipamento.

Você deve sempre fazer esse cálculo mental: como estão os adversários? Eu estou na vantagem? Eu domino esse local do mapa? Se as respostas te derem confiança, parta para cima.

3 - Fugir do combate o tempo todo

Free Fire Ficar se escondendo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ao mesmo tempo, ser cauteloso demais e cair sempre em locais afastados do mapa vai te privar de aprender o mais importante no jogo: atirar. Em todo Battle Royale você vai encontrar a mesma dica: "o melhor é se esconder para garantir as melhores colocações". De fato, funciona, mas você raramente irá ficar em primeiro e vai se frustrar, pegando muitos equipamentos mais morrendo no primeiro tiroteio.

A dica aqui é cair em locais com mais jogadores para aprender a brigar. Após se garantir na maior parte dos combates, é hora de procurar uma rota que reforce o seu estilo de jogo e favoreça o seu loot sem jogar o resultado para a sorte.

4 - Correr com a arma equipada

Free Fire Se movimentar errado - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Durante a movimentação pelo mapa, os jogadores veteranos tiram a maior vantagem sobre os novatos. Um exemplo básico é correr com a arma equipada —o que deixa você mais lento e pesado. Um veterano, ao ser alvejado em campo aberto, tenta identificar de onde veio o tiro e decide se é melhor correr ou lutar. Se a resposta for correr, ele guarda a arma nas costas para ganhar velocidade na corrida. O novato geralmente tenta atirar para qualquer direção e morre, ou corre com a arma na mão, ficando lento e fácil de ser atingido.

Outro erro comum é utilizar os veículos de forma equivocada. Os veículos fazem muito barulho e entregam a sua posição. São necessários em movimentações longas ou para escapar rápido de um início desfavorável. O erro do novato é ficar empolgado com os carros, motos e jipes, pegando logo o primeiro que aparecer e se transformando em alvo fácil.

Movimente-se sempre o mais rápido possível e na direção de algum local que te dê vantagem. Quem ganha em Battle Royalle é quem cria mais vantagens para si e para o seu grupo.

5 - "Lootear" quem acabou de morrer

Free Fire loot - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Matar o primeiro inimigo é uma sensação indescritível para o iniciante. Assim que vê a caixinha que o adversário deixou no chão, a alegria que o contagiou faz com que ele corra para receber os seus prêmios, e o resultado é muito chumbo de outros inimigos que estão na área.

Sempre que você começar uma treta, os disparos trarão gente que estava em volta para se aproveitar do que restou. Ao parar para coletar os itens de quem você acabou de matar, vai ficar vulnerável e exposto, presa fácil para quem está passando pelo local.

Antes de fazer o loot, sempre olhe ao redor, procure se curar e pegue os itens o mais rápido possível. Para isso, tenha já em mente o que você precisa para ficar mais forte. Um erro comum ao fazer o loot dos adversários abatidos é ficar pensando se a arma dele é ou não melhor que a sua, se leva ou não mais munição. Vá decidido sobre o que você quer e saia o mais rápido possível.

6 - Correr para cima do Airdrop

Free Fire Airdrop - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Vez ou outra, o Airdrop vai cair bem próximo da sua localização. A certeza de itens raros e proteções melhores vai ser uma tentação quase insuportável, mas para não morrer você terá que segurar a onda.

Os Airdrops emitem uma luz amarela forte e para o alto, visível para todos no mapa. É quase uma armadilha que vai premiar aquele que for mais esperto. Pegar o loot é bom e importante, mas você terá que batalhar por ele.

Fique atento já quando perceber o drop descendo de paraquedas. Os jogadores geralmente correm em direção a ele olhando para o céu. Se você tiver em um ponto alto, procure inimigos, caso contrário procure um ponto alto.

Se você for o primeiro a chegar terá que tomar a decisão difícil: se for fazer o loot, faça de forma rápida; se decidir esperar inimigos para conseguir abates fáceis, posicione-se bem e atire com precisão. Seja qual for a sua decisão, faça de forma consciente e tranquila, sempre tendo em mente o que está ao redor.

7 - Esquecer as granadas

Free Fire 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para finalizar, lembre-se de usar as granadas! Muita gente coleta várias granadas e acaba não usando ou sequer lembrando que elas existem. Elas são importantíssimas para tirar os inimigos do conforto e criar espaço para "rushar". Uma das dicas aqui, inclusive, é editar os controles na tela para colocar o indicador de granadas em tamanho maior e no centro da tela.

Em todas as fases do jogo e especialmente nas zonas finais, o uso delas vai significar uma possibilidade maior de vitória.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL