Topo

OPINIÃO

Free Fire: Como usar as granadas da melhor forma

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

01/03/2020 04h00

Para se dar bem nas ranqueadas do Free Fire é essencial levar uma boa quantidade de granadas na mochila. Pequenas em tamanho, seu poder destrutivo é enorme, já que podem derrubar um inimigo com a vida cheia apenas com a sua explosão. Além disso, servem também para alterar o comportamento dos inimigos, que vão ser obrigados a se movimentar para sobreviver.

Muita gente acaba esquecendo as granadas no inventário e sequer usam durante as partidas. Outras não sabem muito bem como e quando lançá-las e desperdiçam o seu potencial. Se você se encaixa em um desses dois grupos ou quer apenas melhorar o seu jogo, se liga nesse guia explosivo.

Quando utilizar as granadas

Free Fire granada 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As granadas, como dissemos, são essenciais para se dar bem no Free Fire. Isso porque elas te dão a vantagem no combate, criando o que chamamos de momento, que é quando a iniciativa é toda sua e a obrigação de se mover fica com o inimigo. Só que não é sempre que uma granada é uma boa pedida.

O momento ideal para utilizar granadas é quando o inimigo está entocado em alguma cobertura e você quer fazer com que ele se mova. Seja árvores, paredes de gelo ou casas e guaritas, a granada vai obrigar seu inimigo a se mover até outra cobertura para não morrer na explosão. É neste intervalo, enquanto ele se movimenta, que você terá a chance de fazer os disparos necessários para derrubá-lo. Ou seja, o primeiro bom motivo para se usar uma granada, é para fazer com que seu inimigo se movimente.

Há outros motivos também. Em partidas de "squad" por exemplo, diminuir a vida dos inimigos antes do "rush" é uma estratégia inteligente, já que dará mais chances do seu time sair vencedor na trocação. Nesse modo de jogo é comum que times se escondam em casas ou estruturas e é nesse momento que seu time deve fazer bom uso das granadas. Jogue as redondinhas por todas as janelas, tentando evitar que os inimigos escapem do dano. Mesmo que eles não morram, o estrago na vida estará feito e vocês terão a abertura para invadir.

Uma outra forma de utilizar a granada é para garantir o abate em inimigos caídos. No modo de "squad" é possível levantar amigos caídos. Quando caído, o inimigo só pode se movimentar engatinhando, de forma bem mais lenta. Jogar uma granada onde ele está vai inibir os outros membros do time de chegarem perto ou mesmo garantir mais uma queda de um desavisado.

O último motivo é usar a granada de forma defensiva. Utilizando a mesma ideia de fazer o inimigo se movimentar, você pode utilizar a granada um pouco na sua frente e correr na direção contrária. Isso fará o inimigo ou desistir da perseguição ou morrer para a granada, o que acontece mais do que você imagina. O mesmo serve para completar o uso do seu kit médico. Abra a parede de gelo para se defender, jogue uma granada para impedir o rush dos inimigos e finalize a sua cura.

Como lançar granadas mais longe

Free Fire granada 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em várias situações a distância padrão da granada não vai servir. Em trocas de tiro em campo aberto por exemplo, onde o inimigo se esconde atrás de uma parede de gelo e fica difícil de se aproximar, uma granada faz toda a diferença. Só que as vezes ele está mais longe que a distância padrão de arremesso e é aqui que entra a nossa dica.

Se você já assistiu jogos dos profissionais, deve ter reparado que eles pulam antes de utilizar a granada. Isso não é exibicionismo ou zoação, é uma forma de ampliar a distância de arremesso. O segredo é puxar o pino da granada, mirar na direção desejada, pular e arremessar a granada no ar. Alguns jogadores também fazem isso enquanto correm, mas a distância é aumentada apenas por pular.

Use e abuse dessa técnica para conseguir acertar casas distantes, ou alcançar inimigos atrás de paredes de gelo.

Dicas Extras

  • Seu foco deve ser confundir o inimigo, já que não é possível surpreendê-lo. A granada que você lançar vai ser indicada na interface do inimigo.
  • Para confundir o inimigo, lance mais de uma granada e por entradas/janelas diferentes.
  • Para acertar o chão da guarita, mire no seu teto, a granada vai quicar e explodir no pé do zé casinha.
  • Na parte final do jogo as granadas são importantíssimas. Como a safe é pequena e os inimigos vão se entocar, use as granadas para obrigá-los a se movimentar.
  • Carregue o máximo de granadas que conseguir. Elas são fáceis de encontrar no mapa e desde que não ocupem espaço de munição e kits médicos, podem ser carregadas aos montes.
  • É possível utilizar a parede de gelo de forma ofensiva, prendendo o inimigo ou deixado o espaço curto, facilitando o dano da explosão da sua granada convencional.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

Free Fire: As 10 armas com o maior dano

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL