Topo

"Red Dead Redemption 2": Dicas para melhorar o desempenho no PC

Red Dead Redemption 2 no PC está lindo, mas tem problemas técnicos - Divulgação
Red Dead Redemption 2 no PC está lindo, mas tem problemas técnicos Imagem: Divulgação

Giuseppe Carrino

Do GameHall

12/11/2019 04h00

Um ano após sua chegada aos consoles, "Red Dead Redemption 2" enfim ganhou uma versão para PC e só quem joga no computador agora pode aproveitar um dos melhores jogos da geração.

Se você está acompanhando quem já está jogando no PC, pode ter visto alguns comentários negativos a respeito da otimização do game. RDR 2 pesa bastante se jogado com todas as configurações gráficas no Ultra, mesmo em computadores com placas de vídeo e processadores dos modelos mais atuais e rápidos.

Red Dead PC 1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mas o jogo é mesmo mal otimizado? Após me aventurar nos últimos dias testando cada uma das opções visuais, digo que em parte, sim, e em parte não. Conforme bem apontado pelo canal especializado em análises técnicas de jogo, o Digital Foundry, a versão de RDR 2 para consoles, em especial rodando no Xbox One X em 4K nativo e 30 fps, tem a esmagadora maioria das opções visuais no médio, baixo, pior do que baixo ou até mesmo desligado para conseguir chegar nisso.

Portanto se você colocar as configurações exatamente no mesmo patamar do jogo rodando no console mais poderoso do mercado atualmente, conseguirá uma experiência satisfatória, tanto em qualidade gráfica quanto em desempenho. A parte ruim da otimização é que há relatos de pessoas que mesmo possuindo processadores e placas atuais, estão enfrentando inexplicáveis problemas de performance, que abordarei no fim deste artigo.

Red Dead PC 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quais opções pesam mais?

Existem várias opções que cobram um preço razoável do desempenho se você usá-las em Alto ou Ultra. Entre elas estão "Qualidade da Iluminação" (padrão, global e volumétrica), "Sombras da Grama", "MSAA", "Sombras Longas", "Nitidez de TAA", "Resolução Volumétrica" (próxima e distante), "Resolução de Raymarching Volumétrico Destravada", "Qualidade das Partículas", "Qualidade dos Reflexos", "Qualidade das Sombras" (padrão e distantes).

Antes de continuar, se você tem uma placa de vídeo com pelo menos 8GB de VRAM, coloque as texturas em Ultra, pois não mude nada no desempenho e a diferença nesta opção para Alta é bastante visível aos olhos. Com 6GB, foque em Alta. Menos que isso, selecione Médio ou Baixo. Infelizmente nessas duas últimas configurações as texturas ficarão bastante feias, mas se você não tem uma placa com muita VRAM, não tem jeito.

Red Dead PC 3 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Dependendo da sua configuração, brincar com as opções citadas até achar o ponto de equilíbrio perfeito com a sua máquina para que o benchmark rode numa média de 60 fps é uma das melhores coisas que você pode fazer.

A outra, mais prática, envolve uso da opção "Nível Predefinido de Qualidade", que possui vários níveis de otimização focando no desempenho, definição gráfica ou um equilíbrio entre ambos.

Red Dead PC 4 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Se você, por exemplo, possui uma placa de vídeo GeForce GTX 1060 6GB ou uma Radeon RX 570 8GB, bastante populares atualmente, uma boa ideia é colocar essa opção no nível mais alto de "Equilibrado" e rodar o benchmark para ver se você consegue uma média de 60 fps. Se não conseguir, diminua um nível e tente de novo até superar essa média, o que lhe dará margem para aumentar a qualidade de algumas opções.

Vale ressaltar também que entre as api gráficas Vulkan e DX12, eu tive uma experiência melhor na performance usando a primeira, mas isto pode variar dependendo da sua placa de vídeo.

Red Dead PC 5 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Problemas técnicos e bugs

Mesmo seguindo essas sugestões, você pode não estar livre de encontrar problemas no jogo. Há relatos de pessoas que não conseguiam sequer iniciar o jogo, estão se deparando com engasgadas enquanto jogam ou o jogo fecha sozinho sem explicação após alguns minutos.

No caso das engasgadas, aparentemente isso está afetando processadores Core i3 e i5 (no caso das CPUs da Intel), sendo um problema inexistente ou quase imperceptível nos Core i7 e i9. Utilizando um Core i7 4790K nos meus testes, não me deparei essas travadas.

Red Dead PC 6 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Com relação aos "crashes" no jogo, ao que parece isso tem a ver com a quantidade de memória de vídeo das placas. Especificamente, se você tem menos de 8GB de VRAM, existe a chance de se deparar com esse problema. Em meus testes, usando uma placa GeForce RTX 2070S, não presenciei esse transtorno, ao menos até a publicação desse artigo.

Adicionalmente a Rockstar divulgou uma página de suporte voltada especificamente a respeito dos problemas envolvendo fechamento inesperado do game ou a impossibilidade de iniciá-lo, com algumas sugestões do que fazer para resolver isso.

A produtora também informou estar "ciente dos problemas" e que está "trabalhando ativamente para resolvê-los", então atualizações estão a caminho. O jogo, aliás, já recebeu uma de aproximadamente 3GB e que resolveu alguns pepinos de acordo com a empresa.