Topo

"The Legend of Zelda: Link's Awakening": Dicas antes de começar

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

26/09/2019 04h00

"The Legend of Zelda: Link's Awakening" é um remake muito bem feito de um dos títulos mais amados da franquia, lançado para o Game Boy nos anos 90. Assim como o título original, essa nova versão conta com toda a liberdade de exploração e muitos segredos escondidos.

Como não existe tutorial e tudo é por sua conta, algumas dicas podem economizar um tempo precioso e evitar frustrações. Então pegue sua espada e escudo, e siga as dicas!

Se ficar perdido, use o telefone

Zelda Link 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma construção que está por todos os lados da ilha de "Link's Awakening" é a que tem um telefone das antigas como telhado. Essa casinha não tem mais nada dentro, apenas um telefone, mas ele pode salvar sua vida.

Do outro lado da linha está um dos NPCs mais importantes do jogo, que é responsável por dar dicas quando você fica perdido. Basta uma ligação e ele vai dizer exatamente o que fazer e onde ir, como se fosse um dos antigos serviços de dicas por telefone dos anos 90. O único problema é que está tudo em inglês, já que o jogo não tem localização para a nossa língua. Então se você tiver dificuldades para entender, tente focar nos nomes coloridos que aparecem no balão de diálogo, que geralmente são os nomes dos locais no mapa e das pessoas nas vilas. Depois basta ir até eles.

O escudo é tão importante quanto a espada

Zelda Link 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em "Link's Awakening", você vai ganhar o escudo antes da espada, o que parece estranho mas você vai entender. Durante o combate do jogo, o escudo é tão importante quanto a espada, já que consegue bloquear quase todos os golpes e gera abertura da defesa de alguns inimigos.

Se você se deparar com um inimigo que porta um escudo, erga o seu e espere que o adversário ataque primeiro. Quando a arma dele se chocar contra o seu escudo, a guarda do inimigo vai abrir para que você golpeie com tudo. Outra utilidade do escudo é empurrar alguns obstáculos e inimigos, garantindo passagem para novos locais.

Se ficar travado, use o item mais recente

Zelda Link 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Essa é uma dica clássica para quem joga Zelda. Em cada uma das principais dungeons do jogo você receberá um item único, que permite novas interações com o mundo, como levantar pedras, nadar ou saltar por obstáculos.

A sua progressão pelo jogo está sempre atrelada ao uso desses itens, seja dentro da própria dungeon, seja ao explorar a ilha. Se você travar em algum momento, até mesmo em um combate contra algum chefe, pode ter certeza: o que você terá de fazer está relacionado ao seu item mais recente.

Ganhou a nadadeira? O chefe da dungeon vai exigir o uso dela, e o seu próximo objetivo vai exigir que você nade para progredir. É um ciclo que se repete até o final do jogo, então se acostume e use a seu favor.

Volte nas lojas regularmente

Zelda Link 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A cidade inicial de "The Legend of Zelda: Link's Awakening" conta com diversas casas e lojas, que permitem adquirir itens e participar de minigames como a pesca. Cada um desses locais vai recebendo novos itens com o passar do tempo.

A loja principal da cidade conta com poucos itens no início, mas logo estará vendendo um arco e bombas, que são importantes para progredir na ilha. Já o minigame de pegar itens com um ganho vai modificando os prêmios com o tempo, e você poderá pegar desde itens importantes para a aventura até lembrancinhas para decorar as casas do vilarejo.

Como você terá de passar pela cidade várias vezes, lembre-se sempre de dar uma conferida no estoque das lojas.

Foco na vida

Zelda Link 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Deixar a sua vida com muitos corações e mantê-los sempre cheios vai tornar a jornada bem mais fácil e prazerosa. Para aumentar o número máximo de vida, é preciso coletar quatro fragmentos de coração no mapa. Para isso, é preciso explorar cada cantinho, ficando atento para paredes rachadas (que podem ser abertas com bombas) e relembrando os locais que antes eram inacessíveis pela falta de algum item.

Outra forma de aumentar a vida máxima é derrotando os chefes das dungeons mais importantes, que rendem logo um coração completo.

Se a sua vida estiver baixa, uma dica é arrebentar todas as moitas por perto, já que elas aumentam a probabilidade de achar um coraçãozinho quando sua vida está baixa. Outra saída é ter sempre uma fada engarrafada. Após conseguir um pote, você poderá prender as fadinhas que vagam pelo mundo e liberá-las para curar a sua vida quando a situação ficar feia.

Existe também uma NPC do jogo que te dará uma vida extra em troca de 42 rupees - a moeda do jogo. Assim que você morrer, voltará com vida máxima para tentar lutar mais uma vez. O ideal é juntar todos esses métodos e garantir que nenhum inimigo seja páreo para o seu Link.

Use o mapa para marcar pontos de interesse

Zelda Link 6 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um sistema muito legal de "The Legend of Zelda: Link's Awakening" é a possibilidade de fazer marcações no mapa. Basta pressionar B para adicionar um dos ícones que eles disponibilizam na posição que você desejar no mapa.

Assim, fica mais fácil se lembrar de locais que antes eram intransponíveis ou de corações que estavam fora de alcance antes de você conseguir determinado item. Também é interessante marcar casas ou locais importantes no mapa que valem uma nova visita mais tarde. Use sem moderação.

Libere os portais

Zelda Link 7 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O mapa de "Link's Awakening" não é nada pequeno. Como as missões vão exigir ir e vir de uma ponta a outra do mapa, é interessante ter um meio de viajar mais rápido, sem perder tanto tempo andando por ai.

Esse meio são os teletransportes, que podem ser reconhecidos pelo símbolo único que possuem e sua cor azul. Alguns deles vão estar em altares bem detalhados, que aparecem até mesmo no seu mapa. Outros vão estar bem escondidos debaixo de pedras ou em locais de difícil acesso.

Aliás, uma boa dica é fuçar em tudo, levantar todas as pedras, arrebentar todas as moitas. Além dos locais de teletransporte, você também pode acabar encontrando conchas, que também são importantes na aventura.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol