Topo

Príncipe Archie e princesa Lilibet: filhos do príncipe Harry ganham títulos reais

08/03/2023 14h08

LONDRES (Reuters) - Os filhos do príncipe britânico Harry e de sua esposa Meghan serão conhecidos como príncipe e princesa, agora que o casal usou publicamente o título real da filha pela primeira vez ao anunciar que ela foi batizada.

Sob as regras da realeza, os netos do monarca podem se tornar príncipes ou princesas do reino, o que significa que os filhos de Harry, Archie, de 3 anos, e Lilibet, de 1, são elegíveis para usar os títulos desde que o pai de Harry se tornou rei em setembro passado.

O interesse nos títulos dos filhos de Harry ocorre após seu relacionamento com o pai, o rei Charles, sofrer abalos pelo lançamento de um livro de memórias reveladoras no início deste ano no qual Harry fez acusações contra a família real.

Não se sabia até quarta-feira se o casal, que se afastou dos deveres reais em março de 2020 e agora mora na Califórnia, gostaria que seus filhos fossem conhecidos como príncipe e princesa.

"Posso confirmar que a princesa Lilibet Diana foi batizada na sexta-feira, 3 de março, pelo arcebispo de Los Angeles, o reverendo John Taylor", disse um porta-voz do casal nesta quarta-feira.

O Palácio de Buckingham informou que atualizará o site real para exprimir os títulos de Archie e Lilibet "no devido tempo".

Meghan disse em uma entrevista há dois anos que a família real britânica se recusou a fazer de seu filho Archie um príncipe e teve conversas sobre o quão escura a pele dele poderia ser.

O batismo de Lilibet foi realizado dias depois que Harry e Meghan foram orientados a desocupar sua casa britânica, Frogmore Cottage, decisão tomada por Charles e sinal da tensão nas relações.

Não se sabe se Harry comparecerá à coroação de seu pai em maio.

(Reportagem de Sarah Young e Michael Holden)