Morre Toriyama: como o rocambolesco e divertido 'Dragon Ball' mudou a história dos animes

O mangá "Dragon Ball", de Akira Toriyama, aclamado por seu estilo gráfico, seus personagens apátridas e seu encanto universal, estabeleceu um modelo para esta indústria japonesa e conquistou milhões de leitores ao redor do mundo.

O repentino anúncio da morte de seu criador aos 68 anos suscitou na sexta-feira nas redes sociais uma onda de emoção entre seus admiradores, que prestaram homenagem ao prolífico "mangaka", como são conhecidos esses autores, em todos os idiomas.

Pelo menos 2,5 milhões de mensagens relacionadas à sua morte foram publicadas na rede social X em apenas seis horas, ou seja, 267 mensagens por segundo, segundo a plataforma de monitoramento Visibrain.

Publicado pela primeira vez em 1984, "Dragon Ball" é uma das franquias de quadrinhos mais vendidas de todos os tempos e deu origem a inúmeras séries de anime, filmes e videogames.

Conta as aventuras de Son Goku, um jovem prodígio das artes marciais que percorre o mundo em busca de esferas mágicas que ajudarão, a ele e a seus aliados, a proteger a Terra de terríveis inimigos.

A série, divertida e rocambolesca, mistura lutas de artes marciais com uma história livremente inspirada em um romance chinês do século XVI, "Jornada ao Oeste".

Ao longo dos anos, "Dragon Ball" se tornou o modelo de mangá Shonen - para adolescentes - e definiu a indústria japonesa de mangá e anime, impulsionando-a ao nível mundial.

Embora outras superproduções, como "One Piece" ou "Naruto", também ofereçam batalhas e heróis de capa e espada, o mangá de Toriyama se consolidou como referência, segundo os especialistas.

Riqueza gráfica

"'Naruto' e 'One Piece' também são populares no exterior, mas 'Dragon Ball' se diferencia pelo número de países que transmitiu o anime", explica Kazuma Yoshimura, professor de mangá na Universidade Kyoto Seika, à AFP.

Continua após a publicidade

Mais de 260 milhões de cópias dos quadrinhos foram vendidas em todo o mundo, segundo a editora Shueisha.

Outra questão que distingue "Dragon Ball" é o universo extremamente detalhado de Toriyama, afirma Yoshimura, com personagens e paisagens tão precisos que permitiram uma excelente conversão para suportes como figuras 3D.

"Os leitores não conseguem tirar os olhos", declara. "Acho que ele tinha um talento incomum".

A série de anime, dublada em diversos idiomas, tornou-se um sucesso mundial e conquistou o coração das crianças com suas batalhas épicas vencidas pelo pequeno herói.

Representa "o ápice do que o entretenimento deveria ser", estima o jornalista Tadashi Sudo, especialista em desenhos animados.

"Toriyama sabia exatamente o que todo mundo queria ler: a aventura e a evolução dos personagens", acrescenta.

Continua após a publicidade

"Fusão de culturas"

Além de sua minuciosa produção, parte do apelo para um público mundial provavelmente vem dos personagens "apátridas", sendo assim, ao mesmo tempo, exóticos e acessíveis.

"Não é como se a série ocorresse em uma região específica do planeta", explica Sudo. E o toque asiático não impede que seja familiar ao público internacional.

"De certa forma, a série era um ponto de fusão de culturas, e acho que é uma das razões pelas quais é tão apreciada em todo o mundo", afirma.

Os fãs prestaram homenagem a Akira Toriyama publicando desenhos em redes sociais, incluindo Son Goku subindo ao céu com asas e uma auréola de anjo.

"Obrigado por fazer minha infância ser incrível", escreveu um deles.

Continua após a publicidade

Outras obras de Toriyama também "ultrapassaram as fronteiras" do Japão, incluindo "Dr. Slump" e "Sand Land", indica a editora Shueisha.

Deixe seu comentário

Só para assinantes