TikTok homenageia sua comunidade LGBTQIAP+ com projeto Vozes Visionárias

Para marcar o mês do Orgulho, o TikTok reconheceu personalidades e criadores de conteúdo latino-americanos LGBTQIAP+ que se destacam e geram impacto para uma edição especial da lista Vozes Visionárias.

O que aconteceu

Com exclusividade para Splash, a plataforma de vídeos curtos revelou que 14 criadores brasileiros foram selecionados. Os nomes estão divididos em três categorias:

  • "Criadores que fazem a diferença": nativos da plataforma que usam o TikTok como forma de amplificar sua voz, como Patrick Torres, um dos autores brasileiros mais conhecidos da comunidade #BookTok, e Rita D'Libra, drag queen e intérprete de libras;
  • "Inovadores da indústria": artistas e celebridades marcantes na comunidade, como Ludmilla, e Grag Queen, apresentadora do Ru Paul's Drag Race Brasil;
  • "Pequenos empreendedores": pessoas da comunidade LGBTQIAP+ que encaram a empreitada de abrir e gerir um negócio, como Raphael Rezende, mentor de carreiras, e Louise Costa, que cria peças de praia para pessoas trans.

Conheça a lista brasileira de Vozes Visionárias do Orgulho de 2024 do TikTok:

Criadores que fazem a diferença:

@patzzic (ele/dele), Belo Horizonte: Criador de conteúdo sobre literatura desde 2021, autor do livro "O cozer das pedras, o roer dos ossos", criador do podcast "Nas horas vagas, Machado de Assis", médico pela Universidade Federal de Minas Gerais e entusiasta de literatura brasileira.

@phellyxofficial (ele/dele), São Paulo: Ator, apresentador e criador de conteúdo, Phellyx viralizou nas redes sociais com seus conteúdos de dublagens e humor. Com talento nato para atuação, já participou de grandes projetos em canais de TV aberta e plataformas de streaming. Sempre muito espontâneo e com muita personalidade, é inspiração para a comunidade preta e periférica do Brasil.

Continua após a publicidade

@ritadlibra (ela/dela), Rio Grande do Sul:Rita D'Libra é a primeira Drag Queen intérprete de Libras nacional. Sua formação é em pedagogia, com pós-graduação em Libras, e a atua na área da inclusão desde 2012 com teatro inclusivo. Atualmente é uma criadora de conteúdo de educação e humor, e já traduziu os shows de Pabllo Vittar, Gloria Groove, Iza, entre outras.

@luizamarchiori (ela/dela), Santa Catarina: Luiza é uma skatista profissional trans de Florianópolis, que compartilha sua paixão pelo esporte e defende a bandeira fazendo vídeos para o TikTok.

@diversidadenerd (ele/dele), Porto Alegre: Chris Gonzatti é Mestre e Doutor em comunicação, especialista em cultura pop e professor universitário. Também é autor de "Pode um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil?" e criador do quadrinho "Boy Magya Contra o Monstro do Armário". Criou o perfil Diversidade Nerd para popularizar temas relacionados às suas pesquisas envolvendo gênero, sexualidade e cultura pop. O TikTok possibilitou que o projeto se tornasse realidade e que "o lado colorido da força", como ele chama carinhosamente a sua comunidade, ganhasse visibilidade.

Inovadores da Indústria:

@jaloomusic (ela/dela): Jaloo, nome artístico de Jade de Souza Melo, começou a ganhar destaque após o lançamento de seu aclamado primeiro disco, o #1. Uma das características que mais chamam atenção em seu som é a fusão única das influências culturais do Pará com elementos contemporâneos.

@majur (ela/dela): Majur é uma cantora, compositora e modelo brasileira, que fala, através de suas músicas, sobre espiritualidade, motivação e sonhos. Presente na plataforma com vídeos dançando e divulgando seus trabalhos, ela considera o TikTok um grande aliado da comunidade LGBTQIAP+ no âmbito educacional e de entretenimento.

Continua após a publicidade

@ludmilla (ela/dela) Ludmilla é uma cantora, compositora e dançarina. Desde o lançamento de seu primeiro álbum em 2014, ela se tornou uma das artistas mais influentes do cenário musical brasileiro, com sucessos que vão do funk carioca ao pop, bem como do R&B ao pagode. Reconhecida com um Grammy Latino em 2022, suas composições e presença influenciam não apenas o cenário musical, mas também o debate sobre questões sociais, como a representatividade preta e LGBTQIAPN+, assim como a luta contra o preconceito.

@gragqueen (ela/dela): Grag Queen é a atual apresentadora da franquia Ru Paul's Drag Race Brasil, e se apresentou no The Town em 2023. Ela vem de uma carreira que se iniciou no teatro e seu momento de ascensão como artista Drag começou ao ser a vencedora do reality show internacional Queen of The Universe em 2021. No TikTok, ela divulga suas músicas autorais e compartilha sua rotina, além de participar de trends da plataforma.

@banda.uo Mateus (ele/ele), Candy (ela/dela) e Davi (ele/dele): Formada em 2011 na cidade de Goiânia pelos amigos Candy Mel, Mateus Carrilho e Davi Sabbag, a Banda Uó une a música pop com o balanço do brega, rendendo sucesso absoluto desde seu primeiro lançamento. Hoje, usam a plataforma para divulgar suas músicas e alcançar novos públicos.

Pequenos Empreendedores:

@vitoh.noia (ele/dele): Vitoh é barista e bartender, e em 2021 abriu seu café bar em Brasília. A partir de vídeos no TikTok de drinks inspirados na cultura pop e com linguagem acessível, conseguiu conquistar o seu público e alcançar novos clientes.

@raphadorh (ele/dele): Raphael Rezende, mais conhecido como Rapha do RH, é empreendedor digital e mentor de Carreiras e Negócios no mercado de trabalho para mulheres e grupos minorizados. Também atua há 9 anos como Head de Pessoas no mercado de tecnologia e inovação com forte olhar para escala, cultura, diversidade e inclusão e retenção de talentos.

Continua após a publicidade

@larica.gourmett (ela/dela): Andressa e Mayara, além de namoradas, são pequenas empreendedoras no ramo da confeitaria, e usam o TikTok para ajudar outras pessoas a conseguirem a independência financeira empreendendo, com dicas sobre vendas de rua, receitas e muito mais.

@louisepantie (ela/dela): Louise iniciou no ramo do empreendedorismo junto com sua mãe, produzindo peças de praia para a comunidade trans, e encontrou no TikTok uma grande oportunidade de divulgar seu trabalho. Hoje, suas vendas ultrapassam barreiras, exportando seus produtos para clientes internacionais, graças à divulgação através de seus vídeos na plataforma.

14 criadores brasileiros foram selecionados pelo TikTok para o projeto Vozes Visionárias
14 criadores brasileiros foram selecionados pelo TikTok para o projeto Vozes Visionárias Imagem: Divulgação/TikTok

Deixe seu comentário

Só para assinantes