Conteúdo publicado há 27 dias

De apelido de traficante a elogio: TikTok ressignifica ser 'casca de bala'

"Eu e casca de bala". Se você usa muito o TikTok, é bem provável que tenha se deparado com essa expressão nas últimas semanas.

O termo viralizou graças ao hit "Casca de bala", cantado por Thullio Milionário, e virou "trend": pessoas aparecem nos vídeos com aqueles que seriam seus "cascas de bala", ou seja, pessoas próximas.

Mas o que é Casca de bala?

Flávio Pizada Quente, compositor da música, explicou que percebeu a expressão sendo usada nas redes sociais. "Eu vi que as páginas de vaquejada estavam usando muito essa expressão. 'Hoje eu vou para a vaquejada com meu casca de bala'. Sou muito ligado nas redes sociais e tiro dali minhas ideias de música", disse em entrevista a Splash.

O artista de São João do Rio do Peixe (PB) explica: "Casca de Bala é aquele amigo que tá ali para tudo que vier".

Mas esse significado é novo. Rafael Gustavo Rigolon, professor de Ensino de Ciências na Universidade Federal de Viçosa (UFV), explica a Splash que essa definição ganhou força após o sucesso da música.

Originalmente, a bala era a bala que sai da arma, mesmo. Já a casca, era a cápsula. "Em grande parte da literatura de algumas décadas atrás, o termo 'casca de bala' aparece apenas com o sentido de 'cápsula, cilindro que contém o projétil da arma de fogo'. Originalmente, então, a bala em questão não é a guloseima e a casca não é a embalagem", explica Rigolon.

Termo também foi apelido de traficante. "Já o Pastor Wilson de Oliveira se apresentou no seu blog, em 2008, dizendo que, quando assaltava bancos e traficava drogas, seu nome no mundo do crime em Salvador era 'Casca de Bala'. Deu vários testemunhos de apresentando como "Pr. Wilson, ex-Casca de Bala'".

Continua após a publicidade

Assistindo ao clipe da música, ainda há outra interpretação: a de que o apelido do amigo é Casca de Bala. "Provavelmente, 'Casca de Bala' foi um termo que, no início, estaria associado a passar uma imagem de medo. Parece-me que o intuito de 'Casca de Bala', no 'hit' atual, era para ser um nome engraçado, já que o parceiro representado no clipe também pretende ser. Se 'Casca de Bala' causa medo; no clipe, a ironia caiu bem".

O termo foi ressignificado de forma bastante positiva e hoje você pode chamar seu amigão, parceiro para todas as horas, de 'casca de bala', mesmo ele sendo um docinho. Rafael Gustavo Rigolon

Deixe seu comentário

Só para assinantes