Estupro, desigualdade, impunidade: os debates espinhosos de 'Justiça 2'

Seis anos depois da exitosa primeira temporada, a plataforma Globoplay lança amanhã a segunda temporada de "Justiça". Escrita por Manuela Dias, a produção tem 28 episódios e traz quatro histórias diferentes para debater o que é e qual é o papel da justiça em uma sociedade tão desigual como a brasileira.

Não é uma série focada nas questões judiciais. É focada no que a gente acredita que é justiça, no conceito de justiça e na esperança de que exista justiça na Terra... Trafega em questões éticas, tanto que se propõe a investigar a vida dos personagens depois que a justiça morde o seu pedaço. A gente não vê o que aconteceu dentro da cadeia, a gente só vê o crime e, depois, a maior parte da série, é sobre como essa pessoa recompõe a vida dela -- e se é possível recompor a vida.
Manuela Dias

Quais são as histórias

No total, são disponibilizados quatro capítulos por semana. Cada um dele apresenta uma das narrativas da história, que se entrelaçam na cadeia, mas são independentes entre si — assim como a primeira temporada.

A primeira história que será esmiuçada ao público é a de Balthazar (Juan Paiva), um motoboy honesto acusado de assaltar seus ex-patrões, Nestor (Marco Ricca) e Silvana (Maria Padilha). Ele, que vive na comunidade do Sol Nascente, em Ceilândia (DF), e cuida da avó doente, passa sete anos na cadeia e levanta a conversa sobre injustiças contra a população negra.

A segunda história é a de Jayme (Murilo Benício), empresário preso após sua sobrinha Carolina (Alice Wegmann) revelar ter sido estuprada por ele durante a adolescência. A decisão da jovem confronta a própria família, que é dependente financeiramente do acusado, um homem bem-sucedido e dono de supermercado. Benício foi quem sugeriu à direção a ideia de ficar careca e usar prótese no nariz.

Interpretada por Belize Pombal, a manicure Geíza é presa ao matar o traficante Renato (Filipe Bragança). Ela vive na comunidade de Sol Nascente, em Ceilândia (DF), e não suporta o som alto colocado por um traficante playboy que criou uma boca de fumo em frente à sua casa, impossibilitando que ela e sua filha, Sandra (Gi Fernandes), durmam adequadamente por meses.

A última história apresentada é a de Milena (Nanda Costa), uma aspirante a cantora que comete pequenos crimes. Ela, no entanto, é condenada a sete anos de prisão por um crime da famosa empresária musical Jordana (Paolla Oliveira). Depois que Milena deixa a prisão, ela faz uma proposta a Jordana e as duas vivem um romance.

É possível existir justiça num crime que não tem reparação? Se roubam seu carro, você pode ter o seu carro de volta, mas a personagem da Alice foi violentada por dois anos, por mais que o personagem do Murilo fique preso, não existe reparação. Então, onde tá a possibilidade de justiça? Outras questões vêm junto: a vingança, a possibilidade de perdão.
Manuela Dias

Jordana (Paolla Oliveira) e Milena (Nanda Costa) na série "Justiça 2"
Jordana (Paolla Oliveira) e Milena (Nanda Costa) na série "Justiça 2" Imagem: Globo/Bruno Stuckert
Continua após a publicidade

Onde se passa "Justiça 2"

A série é ambientada em Brasília e Ceilândia, no Distrito Federal — diferentemente da temporada anterior, gravada em Recife. A autora e o diretor artístico, Gustavo Fernández, explicam que o Planalto Central foi o local escolhido por logística, por ter uma arquitetura cinematográfica e, além disso, pelas vivências encontradas lá.

Se mostrou a opção perfeita quando a gente coloca a câmera em Ceilândia. Tem a ver com uma proposta de contraplano histórico, de a gente explorar histórias não contadas e histórias invisibilizadas. A sociedade tende a achatar essas pessoas [entregador de delivery, a manicure]. Cabe a dramaturgia restituir a dignidade dessas pessoas. O Plano Piloto é quase o plano de fundo. Ceilândia é o centro. É um espaço muito cultural e propositivo.
Manuela Dias

Novo elenco

Além de Juan Paiva, Murilo Benício, Nanda Costa e Belize Pombal, o elenco da série é composto por nomes de peso, como Paolla Oliveira, Alice Wegmann, Julia Lemmertz, Marco Ricca, Marcello Novaes, Maria Padilha, Danton Mello, Filipe Bragança e Xamã. Kellen, vivida por Leandra Leal, é a única personagem da primeira temporada de "Justiça" que retorna aos novos episódios.

Quando estreia e onde assistir

Os quatro primeiros episódios da segunda temporada de "Justiça" serão liberados pelo Globoplay amanhã (11). Toda quinta-feira, durante sete semanas, novos quatro episódios serão colocados para os assinantes da plataforma de streaming.

Deixe seu comentário

Só para assinantes