Conteúdo publicado há 18 dias

Astros assinam petição contra inteligência artificial na indústria musical

Billie Eilish, 22, Katy Perry, 39, Stevie Wonder, 73, e uma longa lista de artistas assinaram petição contra a inteligência artificial.

O que aconteceu

Uma carta aberta emitida pela Artists Right Alliance nesta segunda-feira (1), se opunha ao uso tecnologia de inteligência artificial e sua potencial ameaça aos vários atores do universo musical, sendo estes não apenas cantores, mas também compositores, músicos e outras funções. Além dos artistas citados, assinaram nomes como Zayn Malik, 31, e Camila Cabello, 27, e bandas como Imagine Dragons, Pearl Jam e Jonas Brothers.

Nós, os membros das comunidades de artistas e compositores, apelamos aos desenvolvedores de IA, empresas de tecnologia, plataformas e serviços de música digital para cessarem o uso de inteligência artificial para infringir e desvalorizar os direitos dos artistas humanos. Começa a carta aberta.

A petição reconhecia que a inteligência artificial - quando usada com responsabilidade - permite novas experiências para os ouvintes além de ampliar a criatividade de autores. Porém, ela faz um apelo ao mau uso desse potencial: "Infelizmente, algumas plataformas e desenvolvedores estão empregando IA para sabotar a criatividade e prejudicar artistas."

A conclusão do documento apela para não sejam "desenvolvidas ou implantadas" tecnologias que prejudiquem ou substituam a arte humana "ou nos negue a compensação justa pelo nosso trabalho".

Deixe seu comentário

Só para assinantes