Conteúdo publicado há 4 meses

Desmaios, morte, forte calor: como foi o show de Taylor no RJ após 11 anos?

Taylor Swift, 33, deu o pontapé oficial no "The Eras Tour" no Brasil, na noite desta sexta-feira (17), com show no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro.

O que era para ser uma noite de muita alegria com o retorno da cantora norte-americana ao país após 11 anos de sua última visita se transformou em tragédia: desmaios entre os fãs e uma morte devido ao forte calor que atingiu a cidade carioca.

Desmaios

Mais de mil fãs de Taylor Swift desmaiaram ao longo do dia do evento, segundo a Folha de S.Paulo, em virtude do forte calor com sensação térmica de 60°C, que atingiu o Rio de Janeiro.

O Corpo de Bombeiros informou que os fãs da cantora foram socorridos nos arredores do estádio Engenhão e apresentavam forte desidratação em razão do calor. Os fãs foram liberados, na sequência, para seguirem na fila e assistir ao show.

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro foi questionada sobre quais foram as medidas de atendimento ao público no estádio Nilton Santos. "A Secretaria de Estado de Saúde informa que não houve alteração nos atendimentos em função do show", informou por nota.

"É uma honra"

Taylor Swift subiu ao palco montado no Estádio Nilton Santos pouco depois das 19h30 e causou grande euforia entre os fãs. Durante interação com o público, ela agradeceu a homenagem realizada no Cristo Redentor na quinta passada (16).

Não pude acreditar quando eu vi! Achei que era Photoshop, porque não poderia ser real. É uma honra, a coisa mais legal que alguém já fez por mim. E o mais incrível é que vocês conseguiram porque doaram comida e água. Isso é legal demais. Taylor Swift

Continua após a publicidade

A artista ouviu o público cantar "Taylor, eu te amo" e elogiou o desempenho dos fãs logo no início da apresentação. "É a minha primeira vez de volta ao Brasil em 11 anos e olha isso [aponta para o público, orgulhosa]. Eu estou muito feliz com tudo isso, obrigada por virem. Este é o meu ''wildest dream'", declarou a artista, fazendo um trocadilho com a sua canção "Wildest Dreams" (sonho de criança, em tradução livre).

O forte calor que atingiu o Rio de Janeiro não passou despercebido pela cantora. Ela também paralisou o show por alguns minutos para pedir a produção do "The Eras Tour" distribuir água aos fãs.

A artista abriu a sua primeira noite de shows no Brasil com o sucesso "Cruel Summer" e fez o público delirar com canções como "You Nedd to Calm Down", "Lover", "You Belong With Me", "Willow", entre outras faixas.

Continua após a publicidade

Morte

A estudante de psicologia Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu após passar mal no show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira (17).

A causa da morte de Ana Clara Benevides foi uma parada cardiorrespiratória. A estudante morreu após ser levada para Hospital Municipal Salgado Filho.

"A paciente Ana Benevides chegou ao Hospital Municipal Salgado Filho, às 20h50, em parada cardiorrespiratória. Foram feitas manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não resistiu. O evento era privado com assistência médica contratada pelos organizadores", diz o comunicado do Hospital Municipal Salgado Filho.

Em contato com Splash, Weiny Machado, pai da jovem, afirmou que pode ter havido, sim, negligência de alguma parte na morte de sua filha, a estudante de psicologia Ana Clara Benevides, 23, que passou mal, segundo amigos, por causa forte calor no primeiro dia do show de Taylor Swift no Rio de Janeiro.

Nada vai trazer minha filha de volta. O que eu posso dizer é que teve negligência em alguma parte. Não sei se foi por causa da falta de água que provocou vários desmaios. Não sei se pela proibição de entrar com água e faltou. Agora estou indo para Rio de Janeiro para trazer o corpo da minha filha. Weiny Machado

Continua após a publicidade

T4F, organizadora da turnê de Taylor Swift no Brasil, emitiu nota lamentando o episódio. "É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos."

Amigo de Ana Benevides, Thiago Fernandes lamentou o triste episódio nas redes sociais. "Não consigo aceitar isso. Conversamos sobre esse show tantas vezes, e como eu queria estar contigo. Estou tão triste que eu não sei o que fazer", escreveu.

"Coração partido"

Poucas horas após o fim de sua primeira noite de show no Brasil, Taylor Swift tomou conhecimento da morte da fã e usou as redes sociais para dizer que estava "devastada" com a notícia.

Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã no começo desta noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer o quão devastada estou por isso. Tenho pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais. Taylor Swift

Continua após a publicidade

A artista norte-americana disse que não conseguirá mencionar o episódio nos próximos shows pela tristeza por jamais ter imaginado a tragédia após voltar ao Brasil

"Não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto dominada pela tristeza quando tento falar sobre isso. Quero dizer que sinto profundamente essa perda e que meu coração partido está com sua família e amigos. Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil", finalizou.

Taylor Swift voltará a subir no palco do Engenhão para novo show ao público do Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro. Ela também trará o "The Eras Tour" para São Paulo, no Allianz Parque, nos dias 24, 25 e 26 de novembro.

Taylor Swift publicou mensagem para lamentar morte de fã em seu show
Taylor Swift publicou mensagem para lamentar morte de fã em seu show Imagem: Reprodução/Instagram

Deixe seu comentário

Só para assinantes