Conteúdo publicado há 7 meses

Quem é Leonor, princesa que pode assumir o trono espanhol aos 18 anos?

A princesa Leonor de Borbón, 18, se tornou a primeira na linha de sucessão ao trono espanhol. A filha mais velha do rei Felipe 6º chegou aos 18 anos e fez o juramento à Constituição, obrigatório para confirmar que ela pode, oficialmente, se tornar chefe de Estado.

Mas, quem é Leonor?

Leonor é filha mais velha do rei Felipe 6º e da rainha Letizia. A mãe da jovem trabalhava como jornalista e apresentava um noticiário na TV antes de se casar em 2004 com o então Felipe, Príncipe de Astúrias - depois coroado rei Felipe VI. O atual monarca espanhol substituiu o pai, Juan Carlos, em 2014 — quando ele abdicou a Coroa.

Princesa Leonor ao lado do pai, rei Felipe 6º e a mãe, rainha Letizia
Princesa Leonor ao lado do pai, rei Felipe 6º e a mãe, rainha Letizia Imagem: Carlos Alvarez/Getty Images

Leonor fala francês, inglês, espanhol e catalão, e está aprendendo galego e basco.

Completou o ensino fundamental em um colégio particular em Madri, o Colegio Santa María de los Rosales, e concluiu o ensino médio no internato UWC Atlantic College, no País de Gales, Reino Unido, que se orgulha de formar "changemakers" (pessoas transformadoras, em tradução livre).

Ela iniciou o seu treinamento militar na academia do Exército e continuará na Aeronáutica e na Marinha, como fez Felipe 6º.

"Entendo muito bem e sou consciente de qual é o meu dever e o que implicam minhas responsabilidades", disse a princesa durante a entrega dos Prêmios Princesa de Astúrias, seu título oficial, no final de outubro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes