Topo

Homenagem para Rita Lee e forte chuva: o segundo dia de Virada Cultural

Paula Lima em homenagem à Rita Lee na Virada Cultural Imagem: Bruna Calazans/UOL

Colaboração para Splash, em São Paulo

29/05/2023 04h00

A Virada Cultural 2023 de São Paulo terminou na noite de domingo (28) e levou muita música, cultura e diversidade aos 12 palcos espalhados pela cidade. Ao todo foram mais de 500 apresentações em dois dias de evento.

Com programação voltada para todos os gostos, nem mesmo a chuva afastou o público dos shows. O forte aguaceiro em toda a capital paulista não impediu que os fãs aproveitassem o dia.

Splash esteve presente em algumas arenas e trouxe os destaques de cada uma delas. Confira abaixo:

Shows com chuva

A chuva em São Paulo iniciou por volta das 16h.

Heliópolis: A chuva não dispersou o público do show de Edson Gomes, um dos maiores nomes do reggae nacional. A chuva também não foi capaz de dispersar o público que seguiu firme para o show de Tierry, o mais aguardado do evento.

Butantã: O público que assistiu ao show de Anavitória não saiu de perto do palco e, mesmo com a chuva forte, continuou prestigiando as cantoras. Marina Sena fechou a noite e a quantidade de sombrinhas causou um princípio de confusão, já que elas atrapalharam a visão do público de trás.

Anhangabaú: Os fãs curtiram o show de Alceu Valença embaixo da chuva. Teve forró e muito arrasta-pé banhando pela chuva. Já no show da IZA, que fechou a noite, parte do público foi embora com o aumento da chuva.

Virada Cultural 2023: acompanhe o público e o clima do evento anual que acontece em São Paulo

Palco Heliópolis (Zona Sul)

Estreia. Pela primeira vez em 18 anos, a Virada Cultural teve um palco em Heliópolis. A região soma mais de 200 mil habitantes e é considerada a maior comunidade de São Paulo.

Rap cristão. O grupo Ao Cubo foi o responsável por abrir o palco principal da região no domingo. A banda é responsável pelo ritmo "gospel beat", uma mistura de rap com mensagens cristãs e trechos bíblicos.

Reggae nacional. Diretamente da Bahia, Edson Gomes reuniu uma multidão e discursou para o público, afirmando que o reggae fala da realidade dos guetos e das favelas. "Esse som é a cara da favela", afirmou.

Fãs emocionados. O músico Kinho, 42, e o compositor Nego Roots, 40, foram de Taboão da Serra para a Zona Sul da capital apenas para assistir a Edson Gomes: "Ele é o rei do reggae".

Na noite de sábado, o palco contou com shows de MC Livinho e Raça Negra. Parte do público elogiou a organização em optar pela descentralização das atrações — diminuindo multidões e facilitando a locomoção entre palcos.

Palco Butantã (Zona Oeste)

Sucesso de Anavitória. O duo composto por Ana e Vitória reuniu uma multidão na Avenida Eliseu de Almeida. Durante o show, Vitória relembrou que morou na região antes do sucesso da dupla.

Visão privilegiada. Moradores da região aproveitaram a localização do palco Butantã e transformaram as janelas de suas casas em uma espécie de camarote para acompanhar os shows.

Estreantes querem "bis". O público que foi pela primeira vez à Virada Cultural se surpreendeu positivamente com o organização do evento e planeja voltar no próximo ano. Paola Migo, 29, que assistiu ao show de Anavitória com a namorada, afirmou: "Estávamos com um pouco de receio, mas tivemos uma experiência completamente perfeita".

No sábado, parte do público relatou que a Zona Oeste virou "porto seguro" para aqueles que temiam os assaltos e a violência no Centro. À Splash, pessoas afirmaram que preferiram frequentar o palco Butantã para evitar estresses e perda de celulares.

Palco Anhangabaú (Centro)

Homenagem à Rita Lee. O show para celebrar a roqueira, que morreu em 8 de maio, foi emocionante e cheio de lágrimas. O comando ficou por conta de Beto Lee, filho de Rita, e Débora Reis — com participação Paula Lima e Manu Gavassi.

Reunião familiar. A banda Filhos da Bahia agitou o público com três convidados especiais: Carlinhos Brown, Reinaldinho e Tonho Matéria. O show também "juntou a família" do percussionista João, filho de Saulo Fernandes.

Forró na chuva. A chuva não foi um problema para o público que acompanhou o show de Alceu Valença, que colocou todos para festejar São João antecipadamente. O cantor apresentou diversos hits, incluindo "Pagode Russo", "Baião", "Morena Tropicana" e "Anunciação".

Baixa nas vendas. À Splash, a comerciante Maysa Araujo, 28, lamentou ter vendido apenas um cachorro-quente durante os dois dias de evento. "A Virada deste ano foi triste para mim. A galera consome na Arena [dentro do evento] e o comércio no entorno toma prejuízo", relatou.

A lista de atrações de sábado do Anhangabaú incluiu Gloria Groove, BaianaSystem e MV Bill.

Virada Cultural 2023

O maior evento cultural da região aconteceu nos dias 27 e 28 de maio.

A metrópole foi palco de uma intensa programação, com mais de 500 atrações gratuitas.

O evento foi distribuído em diversos palcos espalhados por todas as regiões da cidade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Homenagem para Rita Lee e forte chuva: o segundo dia de Virada Cultural - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade