Topo

Quem ganhou a corrida pelo poder na família que inspirou 'Succession'?

Em Succession, os irmãos Roy disputam o comando da gigante Waystar Royco - David Russell/HBO
Em Succession, os irmãos Roy disputam o comando da gigante Waystar Royco Imagem: David Russell/HBO

De Splash, em São Paulo

28/05/2023 04h00

Ao longo das quatro temporadas de "Succession" (HBO), a fictícia família Roy pegou emprestado vários aspectos da família Murdoch.

Uma das inspirações para o criador Jesse Armstrong, os Murdoch, hoje donos da News Corp — com um portfólio de gigantes da comunicação como Fox News, Wall Street Journal e The Sun —, têm várias semelhanças com os donos da Waystar Royco: da complexa dinâmica familiar e a disputa pelo poder, passando pela venda de ativos valiosos, à estrutura da companhia.

Até algumas cenas da atração foram "copiadas e coladas" da realidade dos Murdoch, como o momento em que Logan Roy (Brian Cox) sobe em pilhas de papel para fazer um discurso no canal ATN, algo que o poderoso Rupert Murdoch fez no Wall Street Journal em 2007, quando comprou a publicação.

Na televisão, a batalha pela liderança da Waystar Royco chega ao fim neste domingo, com o último episódio da série. Mas, e na vida real, quem levou a melhor entre os Murdoch?

Leia mais abaixo, mas cuidado com os spoilers da quarta e última temporada de "Succession". Se você está em dia, fique tranquilo, não tem spoiler do último episódio da série.

Alerta de Spoiler Splash - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler Splash
Imagem: Arte UOL

Na realidade, Rupert Murdoch, diferente de Logan Roy, está vivo. Ele segue no cargo de presidente executivo da News Corp e presidente da Fox Corporation.

Logo atrás dele, porém, está Lachlan Murdoch, filho do segundo casamento do magnata. Lachlan é CEO, ou seja, diretor-executivo da Fox Corporation, e co-presidente da News Corp.

Em uma comparação com "Succession", Lachlan se aproxima de Kendall Roy (Jeremy Strong), que também é filho mais velho do segundo casamento de Logan e, entre altos e baixos, o mais atuante na Waystar Royco em comparação a seus irmãos Connor (Alan Ruck) , Siobhan (Sarah Snook) e Roman (Kieran Culkin).

Elisabeth Murdoch, filha mais velha do segundo casamento, que seria mais similar à personagem de Siobhan, tem seus próprios projetos: é fundadora da produtora Sister (responsável por séries como "Chernobyl", da HBO, e "Broadchurch") e não está mais envolvida nos negócios da família. James, que seria o "Roman da vida real", também se afastou da News Corp após se envolver em uma série de escândalos.

Portanto, Lachlan é o único entre os três irmãos que ainda está envolvido com o império Murdoch e é visto como o sucessor mais provável do pai.

Assim como Kendall, Lachlan ascendeu rapidamente na companhia e passou algum tempo longe dos negócios da família. Em 2005, ele retirou-se após uma briga com o então presidente da Fox News, Roger Ailes, acusado de assédio sexual por ex-funcionárias em 2016. Ele voltou em 2014.

Isso significa que Kendall levará a melhor entre os irmãos? Nem sempre a arte imita a vida, e os Murdoch não são a única referência dos criadores da série.

Além disso, na ficção, há outros personagens na briga pelo poder: o ex-marido de Shiv, Tom Wambsgans (Matthew Macfadyen), também compete por um "lugar ao sol" com seu fiel escudeiro, o primo dos Roy, Greg (Nicholas Braun). Olhando para os finais das últimas temporadas, reviravoltas são comuns na atração. Por isso, para saber mesmo o resultado, só ficando de olho no final da série.