Topo

OPINIÃO

Com barraco, Grande Conquista engrena e prova que Record sabe fazer reality

Gil do Vigor reage aos acontecimentos de A Grande Conquista - Reprodução/Twitter
Gil do Vigor reage aos acontecimentos de A Grande Conquista Imagem: Reprodução/Twitter

Bárbara Saryne

Colaboração para Splash, em São Paulo

25/05/2023 11h21

A Grande Conquista (Record) demorou para mostrar a que veio, mas provou que tem potencial na primeira formação de Zona de Risco na terça-feira (23). O ponto alto da noite foi um barraco protagonizado por Janielly Nogueira, irmã de Gil do Vigor, que se revoltou quando Erick Ricarte a chamou de "maria-camburão".

Sem papas na língua, o ex-BBB Gilberto mordeu a isca da Record e gravou um vídeo para defender Janielly. Era tudo que a emissora precisava para ficar entre os assuntos mais comentados. Agora, quase todo mundo sabe da existência de A Grande Conquista.

Sem ter como trazer o próprio Gil para o elenco, a equipe do diretor Rodrigo Carelli foi perspicaz na escalação de Janielly e outros familiares de ex-participantes de reality. Além de ter gerado uma expectativa no público para ver como esses parentes jogariam, a emissora praticamente garantiu audiência e propaganda gratuita desses influenciadores engajados na internet.

Assim como a irmã de Gil do Vigor, A Grande Conquista conta com a presença da mãe de Rico Melquíades, campeão da Fazenda 13, e a filha de Solange Gomes, que venceu a segunda temporada da Ilha Record. Sylvia Minerato, mãe de Tati e Ana Paula Minerato, também chegou a ser convidada para o programa, mas recusou a proposta. A escalação de Sylvia ainda traria um tempero a mais: Thiago Servo, ex-genro da empresária, faz parte do elenco do reality.

Vila foi escada para a Mansão

O que no início foi bastante confuso, hoje já faz sentido. A Vila, que reuniu 70 pessoas disputando 10 vagas para a Mansão, serviu para fazer o programa começar sem aquela energia baixa, algo comum nas primeiras semanas de reality de confinamento.

Os participantes que passaram pela Vila já chegaram com sangue nos olhos, sem a desculpa de "ainda estarem se conhecendo" na hora de tomar decisões no jogo. Cansados dos perrengues da fase de seleção, muitos ainda seguem amargurados com tretas que rolaram por lá e dão valor ao espaço conquistado na Mansão.

Os que já estavam garantidos na casa principal, por sua vez, sentem agora a necessidade de lutar para conquistar o público e recuperar o tempo que não tiveram de tela enquanto estavam no hotel esperando a estreia. Como assistiram o que rolou na Vila, eles também conseguem alfinetar os participantes com essas informações.

Apesar dos problemas corriqueiros na transmissão, A Grande Conquista provou que é mais que uma mistura de tudo que já deu certo. Assim como inovou com a Ilha Record, a emissora mostrou que sabe criar formatos e entregar entretenimento com os recursos que possui. Resta saber se o programa manterá o nível daqui para frente.