Topo

Programa Perrengue é alvo de perícia após RedeTV! acusar Band de plágio

Programa Perrengue é alvo de perícia  - Reprodução/Youtube
Programa Perrengue é alvo de perícia Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para Splash, em São Paulo

21/05/2023 04h00

A Justiça de São Paulo determinou a realização de perícias em programas da Band para verificar se a emissora cometeu plágio em quadros da concorrente RedeTV!.

O que aconteceu:

A RedeTV! move dois processos de plágio contra a Band relacionados a programas de humor. A emissora acusa a concorrente de ter copiado quadros e programas de humor da emissora em programas como o antigo Só Risos e o atual Perrengue na Band.

A RedeTV! pede que a Band seja proibida de usar a marca "Zap Zap" e semelhantes, além de uma indenização de ao menos R$ 500 mil, por danos morais decorrentes de concorrência desleal e danos materiais por violação de direito autoral. Como os valores de todos os pedidos não foram estabelecidos, a cobrança total no processo ultrapassa a casa dos milhões de reais, a serem calculados apenas após a sentença.

A Justiça determinou a realização de perícias nos programas. No primeiro processo, esse trabalho está atualmente em andamento. No segundo, o perito intimado ainda não informou plano de trabalho, valor dos honorários e prazo para a conclusão do trabalho.

Perito designado, Alexandre Fukudayamashita foi questionado por Splash sobre os valores e prazo, mas não retornou os contatos até a publicação desta nota.

Procuradas, tanto a RedeTV! quanto a Band disseram não comentar processos judiciais.

À Justiça, a Band nega as acusações de plágio. A emissora alega que quadros como o Tá no Zap utilizam expressões recorrentes na sociedade e que a semelhança entre os programas Perrengue na band (Band) e Encrenca (RedeTV!) ocorre por serem atrações dirigidas pelos mesmos profissionais.

Entenda os processos da RedeTV! contra a Band:

O centro da disputa é o Encrenca, programa exibido pela RedeTV! entre 2014 e 2022. Em 2021, os humoristas Tatola Godas, Dennys Motta, Ricardinho Mendonça e Angelo Campos deixaram a emissora e acertaram com a Band, onde apresentam o Perrengue desde então.

No primeiro processo, a RedeTV! alega que o Só Risos (Band, 2015-2019) copiava o formato do Encrenca, que consiste na exibição de vídeos virais da internet.

No segundo processo, a emissora alega que o Só Risos não foi bem sucedido e por isso a Band contratou os integrantes do Encrenca para montar o Perrengue.

Band afirma à Justiça que formato do Encrenca não é inovador. A emissora afirmou que a atração surgiu para ser o "novo Pânico", com mesmo layout, narrativa e roteiro, fazendo as tradicionais e já esgotadas brincadeiras denominadas "pegadinhas", fórmula já muito utilizada na TV brasileira e mundial.

A RedeTV! cita a contratação dos integrantes do Pânico, que trocaram a emissora pela Band em 2012, para afirmar que o comportamento da concorrente é reincidente.

Band diz que profissionais que contratou deixaram a RedeTV! por decisão própria, após "inúmeros inadimplementos contratuais, especialmente de cunho monetário."