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MasterChef Celebridades está no radar da Band? Diretora do reality responde

10ª temporada do Masterchef Brasil - Melissa Haidar/Band
10ª temporada do Masterchef Brasil Imagem: Melissa Haidar/Band

De Splash, em São Paulo

16/05/2023 04h00

Um dos reality shows de maior sucesso da Band, o MasterChef entrou em 2023 apostando na nostalgia para atrair o público para a décima temporada com amadores. Além de participantes sem experiência na culinária, a atração já contou com edições voltadas para profissionais, juniores e até já explorou uma versão com cozinheiros acima dos 60 anos. Já parou para pensar com celebridades?

Será que a direção do programa pensa em uma temporada só com nomes virais na internet? Em entrevista exclusiva a Splash, Marisa Mestiço, diretora do MasterChef desde 2019, diz que o formato traz desafios para elaboração de uma edição completa.

"Sempre dou uma analisada geral nos formatos e celebridades é uma coisa que me atrai, mas a logística pra ter celebridades ainda não é uma realidade para mim. O MasterChef é um programa com dedicação full time (tempo todo) em muitas semanas, e eu preciso que os artistas se desvencilhem das suas carreiras pra se dedicarem pro programa", iniciou ela.

Não posso ter um tratamento de artista dentro do programa. A partir do momento em que eles entram, eles tem que ser cozinheiros. Já testamos com especiais, tivemos até a Marília Mendonça, que infelizmente não está mais com a gente, Pericles e outros artistas e foi muito legal.
Marisa Mestiço

Apesar dos desafios, a diretora do reality show culinário não descarta movimentar os bastidores da Band com famosos em seu formato para 2024.

"Óbvio que eu estou sempre aí neste lugar de ficar nos meus namoros com outros formatos. Celebridades é um deles, vamos ver. Eu não tenho planejamento para esse ano, já tenho tudo fechado, mas quem sabe o ano que vem seja uma oportunidade da gente fazer nem que seja um especial um pouquinho mais esticado", completou.

MasterChef Brasil teve participação especial de Marília Mendonça, Péricles, Maraisa e César Menotti - Carlos Reinis/Band - Carlos Reinis/Band
MasterChef Brasil teve participação especial de Marília Mendonça, Péricles, Maraisa e César Menotti
Imagem: Carlos Reinis/Band

Formato desgastado?

O MasterChef é um sucesso de receita publicitária na Band nos últimos anos e se consolidou como uma atração querida pelo público fã de culinária. Ao mesmo tempo, o reality show convive com questionamentos sobre a necessidade de mudar o formato para inovar e trazer novidades para a televisão.

A Splash, Marisa afirma que "não se abala" com as críticas destinadas ao programa.

Na verdade, é interessante, é instigante. Eu prefiro que as pessoas estejam falando do Master. Não importa o que elas estejam falando, mas é óbvio que eu alimento elas para que elas tenham o que dizer. Positivo ou negativo, eu quero estar nesses núcleos, quero estar onde estão os debates
Marisa Mestiço

Mestiço brinca que o MasterChef é um jogo de futebol em que os fãs já sabem as regras da disputa. "Todo mundo sabe o que vai acontecer, os participantes em 10 temporadas já assistiram e entenderam até tecnicamente como a gente funciona. O que faz o MasterChef ser novo e transformar as coisas em algo inovador, que não é a nossa pretensão, é exatamente pensar sobre o que a gente não discutiu ainda."

O meu cuidado é pesquisa, respeito pela gastronomia, é sempre o lugar onde a gente não mexe, a parte dos jurados a gente não mexe, e o resto é show. Ah, então vamos fazer gincana? Vamos trazer esse ano o leilão da Ana? Externas grandiosas? Então, a cada ano a gente vai experimentando coisas dentro do universo do formato do MasterChef que propicia a gente poder trazer esses lugares das brincadeiras, mas principalmente fazer as pessoas falarem sobre comida de um jeito descontraído.
Marisa Mestiço

"A gente tem muito fôlego"

O MasterChef de 2023 não repete os mesmos picos de audiência e até a liderança de seu auge há quase dez anos. Para Marisa Mestiço, no entanto, a atração cresce cada vez mais somando a repercussão na internet e classificação programa como um produto de sucesso da Band.

"Com a internet, nós só crescemos": "Eu acho que isso é importante dizer. Acho que quando a gente pensa em Ibope a gente reduz o nosso tamanho para uma métrica que já não funciona mais para ninguém, não só para o Master, não só para a Band, mas para ninguém porque a internet veio compor esses números. Se eu pego meu número de 2014 para 2023 eu só cresci."

Eu, realmente, sinto que o nosso projeto é um projeto de sucesso com um crescimento muito interessante. Tenho conversas faraônicas sobre tempo no ar, sobre desgaste, sobre todos esses temas, e eu sempre chego à conclusão de que a gente tem muito a dar ainda, a gente tem muito fôlego

"Como todo relacionamento longo, a gente precisa cuidar, e essa é a minha obrigação como diretora-geral do programa". "Eu cuido do que as pessoas falam, eu estou próxima da minha audiência e não ignoro o que tá sendo dito ali, mas obviamente eu preciso fazer um filtro para com que a gente possa criar coisas que sejam possíveis, tanto de mudança, como a gente também possa entender que alguns debates tem que ser fora do programa, por mais que ele comece ali."