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São João de milhões: Thaynara OG revela o alto custo da festa de 2023

De Splash, em São Paulo

07/05/2023 12h00

Dona de um das festas juninas mais desejadas do Brasil, Thaynara OG, 31, está trabalhando a todo vapor com os preparativos para a edição de 2023 do São João da Thay. A influenciadora digital e embaixadora da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) traz um evento cheio de novidades e até uma websérie dos preparativos para mostrar aos fãs o empenho para o evento.

Em entrevista exclusiva a Splash, Thay revelou que o investimento estimado para o evento de 2023 é mais que dobro da edição passada — em que injetou R$ 2 milhões de seu bolso. Ela calcula um gasto na casa dos R$ 5 milhões para a festa que ocorrerá no dia 7 de junho, no São Luís Shopping, no Maranhão.

"Tenho patrocinadores e apoiadores, mas muita demanda de investimento meu. Esse ano vai ser um evento que gira em torno de R$ 5 milhões", conta ela, que não esconde a alegria de ver São Luís se beneficiar com a festa cujo objetivo também é arrecadar dinheiro para instituições carentes.

Movimenta toda a economia criativa e isso me deixa muito feliz. Por isso que pra mim não é perder dinheiro, é um investimento que realmente movimenta toda uma região.
Thaynara OG

Thaynara OG fará investimento milionário no São João da Thay de 2023 - Divulgação - Divulgação
Thaynara OG fará investimento milionário no São João da Thay de 2023
Imagem: Divulgação

Lançado em 2017, o São João da Thay passará a ter uma websérie de sua fase de pré-produção para mostrar aos fãs da influenciadora digital a sua dedicação com o evento. Neste domingo (7), a equipe da artista lança curiosidades e bastidores de como foi a montagem da festa junina do ano passado.

"A gente fez uma websérie porque a galera tende a glamorizar quem vive nesse meio artístico. Eles acham que a gente não tem dificuldade e, sim, a gente tem dificuldade pra fazer o evento. Não é só porque eu tenho seguidor, tenho acesso às empresas, às marcas, tenho acesso ao meio artístico que eu tô com o evento pronto", detalha.

O São João da Thay terá seu lucro revertido para entidades maranhenses apoiadas pela Unicef, que conta com a influenciadora como embaixadora há três anos. Ano passado, o lucro foi de R$ 513.519,34 e a meta para 2023 é dobrar a quantia.

"Tenho esse grande sonho de chegar com um cheque de R$ 1 milhão lá no Unicef e fazer essa doação. Eu tenho fé que esse ano a gente vai chegar perto e a gente vai conseguir", destaca.

Confira a entrevista de Thaynara OG a Splash:

Splash: Como surgiu a ideia de criar o São João da Thay?

Thaynara OG: Quando eu surgi no Snapchat em 2016, eu comecei a mostrar as paisagens, os lençóis maranhenses, o São João. Quando eu fui conhecendo as celebridades nos eventos, lembro que sempre convidava: "vVai conhecer os lençóis maranhenses, tu já ouviu falar? Eu te faço uma recepção lá, tu não te preocupa com nada". Uma dessas pessoas foi a Preta Gil, que é uma das melhores pessoas desse meio artístico, tem coração gigante e veio aqui em 2016.

A gente tava fazendo um passeio e eu comentei: "Tenho uma ideia de fazer um jantar aqui em São Luís pequeno, convidando as pessoas e fazer umas apresentações de Bumba Meu Boi, aproveitar e fazer uma arrecadação pra dar pra uma instituição local. O que tu acha disso?". Ela: "Se eu fosse tu, eu abriria esse evento pra ter bilheteria e um show aberto. Se tu quiser, eu venho cantar".

A gente guardou a ideia de 2016 pra lançar em 2017. Quem plantou essa sementinha foi a Preta Gil e esse é um dos milhões de motivos pelos quais eu sou muito grata a ela. Eu chamo de Dinda, que ela é a grande madrinha da minha vida.

S: Como é a preparação para o São João da Thay?

TOG: Sempre tenho uma preocupação enorme com o line-up porque a gente precisa enaltecer a cultura maranhense do Nordeste, colocando pra ter visibilidade nossos artistas maranhenses.

A gente tem que ter também os atrativos pra montar um line-up diferente do que os arraiais locais e abertos gratuitos da cidade oferecem. Então, pra mim, esse é o principal desafio. O ano todo eu já fico lá perturbando os artistas que eu conheço porque eu sei que a agenda é complicada.

No caso da Ivete foi uma tentativa de anos, que, realmente, a data que a gente fazia o São João sempre coincidia ou com as férias dela, ou com gravação de alguma coisa. Pra esse ano, antes de definir a data, batemos o martelo com ela. A gente anunciou com Ivete Sangalo, Leo Santana, Mateus Fernandes, Alcione e Tiago Pantaleão vai fazer uma participação.

S: Como é feita a escolha do line-up da festa para 2023?

TOG: Eu sempre tento trazer pessoas inéditas, que nunca tocaram no São João da Thay, e que eu sei que eu, como fã, admiro e que as pessoas aqui são apaixonadas.

Leo Santana, o rei do Carnaval, é inquestionável. Pra mim, é muito especial poder trazer a Ivete depois de 11 anos que cantou em São Luis. Resgata a Thaynara sonhadora.

Também tem outros nomes que a gente fica de olho, mas olha também a agenda. Por exemplo, o Thiaguinho é um nome que há muito tempo eu quero trazer, mas ele vai fazer um show antes do São João. Se essa pessoa vai vir um mês antes do São João, aí já perde força de venda. São vários fatores que a gente sempre fica analisando pra montar o melhor line-up.

S: Como será a edição 2023 do São João da Thay?

TOG: A gente vai ter três shows completos porque o nosso São João acontece um dia. É como se fosse um Criança Esperança com várias apresentações, é uma programação bem intensa, mas a gente oferece três shows completos pra gente ter uma experiência massa. São três shows completos de Ivete Sangalo, Léo Santana e Matheus Fernandes e tem as participações de Alcione.

Esse ano temos um espaço novo que era um sonho. O antigo lugar que a gente fazia tiinha uma capacidade de até 10 mil pessoas e era muito quente. Agora, a gente vai pra uma estrutura de festival. Se eu quiser aumentar a estrutura pra receber 20, 30 mil pessoas, eu consigo com o estacionamento do São Luís Shopping.

Com esse novo lugar, a gente fez um palco bonito, com o line-up massa e essa vai ser a principal diferença. O espaço já melhora muito a experiência de quem tá lá prestigiando o show, as experiências dos patrocinadores. Isso tudo foi de 0 a 100. Do ano passado pra cá já foi um salto.

S: Qual é o investimento médio para o evento de 2023?

TOG: Ano passado eu fiquei muito insegura porque eu pensei assim: "A gente tá voltando de uma pandemia e não sei como é que tá a força do evento pra conseguir patrocínio, convidados e um line-up legal". Então, saiu o investimento do meu bolso de quase R$ 2 milhões.

Me fere muito ler quando acham que eu faço o evento pra ganhar dinheiro, sendo que é o contrário. É o momento da minha carreira, da minha trajetória, onde eu mais invisto o dinheiro do meu bolso pra fazer acontecer. A gente tem patrocinadores, apoiadores, mas muita demanda de investimento meu. Esse ano vai ser um evento que gira em torno de R$ 5 milhões.

Você ver a cidade com os hotéis lotados, os motoristas de aplicativo fazendo viagem, agência de turismo levando esses turistas que vêm pra cá pros Lençóis Maranhenses, pro Sul do Maranhão, pra Alcântara. Então, movimenta toda a economia criativa e isso me deixa muito feliz.

Por isso que pra mim não é perder dinheiro. É um investimento e algo que eu acredito e que eu vejo como realmente movimenta toda uma região.

S: Qual é a ideia de lançar a websérie falando dos bastidores da preparação para o evento?

TOG: A gente fez uma websérie porque a galera tende a glamorizar quem vive nesse meio artístico. Eles acham que a gente não tem dificuldade e, sim, a gente tem dificuldade pra fazer um evento desse. Não é só porque eu tenho seguidor, acesso às empresas, às marcas e meio artístico que eu tô com o evento pronto.

A gente tem muita dificuldade, tem gente que tenta sabotar, complicação com o fornecedor local. Sempre um desafio muito grande e a gente decidiu mostrar tudo isso num reality. Eles querem realidade, querem ver mesmo como é o perrengue por trás e nós vamos mostrar.

S: Qual é o seu grande sonho envolvendo o São João da Thay?

TOG: Colocar o São Luís nesse mapa dos grandes eventos, dos grandes festivais pra mostrar que, sim, nossa cidade é capaz de receber grandes eventos como esse. Pra mim, é sempre crescer com o público e o principal é crescer com a doação. Eu tenho um grande sonho de fazer a doação de R$ 1 milhão.

Eu sei que envolve muita coisa porque quando a gente aumenta a estrutura são mais gastos, mas eu tenho esse grande sonho de chegar com um cheque de R$ 1 milhão lá no Unicef e fazer essa doação. Eu tenho fé que esse ano a gente vai chegar perto e a gente vai conseguir.