Topo

Chef Rodrigo diz que não tolerará erros no MasterChef: 'Ninguém é bonzinho'

Chef Rodrigo Oliveira será jurado da décima edição do MasterChef Brasil - Melissa Haidar/Band
Chef Rodrigo Oliveira será jurado da décima edição do MasterChef Brasil Imagem: Melissa Haidar/Band

De Splash, em São Paulo

24/04/2023 04h00

Após participações como convidado do MasterChef, o chef Rodrigo Oliveira, 42, volta ao reality culinário da Band em 2023 com o posto de jurado. O responsável pelo restaurante Mocotó assume a vaga do chef Henrique Fogaça — que pediu afastamento temporário por questões pessoais — e promete manter o nível alto de cobrança com os competidores da décima temporada do reality culinário.

Em entrevista exclusiva a Splash, o chef se diz honrado com a oportunidade na atração da Band e conta que tem estudado para fazer bonito em frente às câmeras. Ele também avisa que a fama de "bonzinho" ficará no passado após o reality culinário.

Eu tenho fama de bonzinho, de ser tranquilo, mas, obviamente, ninguém é bonzinho o tempo todo.
Rodrigo Oliveira

Bênção de Fogaça

O nome do chef Rodrigo Oliveira não surgiu como uma mera aposta da Band para ocupar a vaga de Henrique Fogaça. O criador do famoso dadinho de tapioca já encarou a missão quando o titular do reality show culinário precisou se ausentar do programa nos últimos anos.

Assim que recebeu o convite para entrar fixo na décima edição, o cozinheiro não pensou duas vezes em aceitar o desafio. Ele, no entanto, quis saber o que Fogaça pensava a respeito da escolha por vê-lo como dono do espaço.

"Me perguntaram se eu tinha a audácia e a coragem de entrar nesse lugar e eu falei: "Claro, né?". Não tinha menor condição de não aceitar, porque é um time muito querido, né? A primeira coisa que eu perguntei foi se o Fogaça sabia e se ele estava de acordo", conta.

A diretora falou que não tinha falado com ele ainda porque queria saber de mim se era viável e falei: "Ó, se tiver o ok dele, do chef, com certeza tô dentro, mas pra mim é fundamental que ele esteja de acordo".
Rodrigo Oliveira

Pouco dias depois, o cozinheiro procurou Fogaça para bater um papo sobre a nova função de jurado no MasterChef. "A diretora conversou com o Henrique e falou que ele foi super-receptivo, adorou a ideia. Logo depois que ela me contou que ele tinha dado ok, escrevi pra ele e recebi a bênção. Falei pra ele que ia dar 200% de mim pra honrar esse papel", completou.

Rodrigo Oliveira se consultou com preparador de atores

Apesar da pequena experiência na TV, Rodrigo Oliveira ouviu conselhos da direção da Band para ser ele mesmo e não tentar criar um personagem. Assim, ele tem a chance de conquistar o público do reality show culinário apenas mostrando a sua personalidade.

"O que eu fiz foi tentar entender pelo menos o básico da técnica de TV, como não ficar de costas para a câmera. Também tive dois encontros com um preparador de atores, que me ajudou a entender essa parte técnica da câmera e uma fonoaudióloga. Assim como quando você tá cozinhando, você tem que ter suas ferramentas afiadas, suas facas aí na mão, tive pequenas lições", destacou.

No geral, Rodrigo se vê pronto para viver o novo desafio no MasterChef. Além das experiências como convidado e jurado por um dia na atração da Band, ele atuou como competidor no Iron Chef (Netflix) e crê que irá desempenhar um bom papel numa função fixa em TV aberta.

 Chef Rodrigo Oliveira será jurado da décima edição do MasterChef Brasil - Melissa Haidar/Band - Melissa Haidar/Band
Chef Rodrigo Oliveira será jurado da décima edição do MasterChef Brasil
Imagem: Melissa Haidar/Band

"Acho que estou um profissional mais maduro, com mais habilidade para lidar com as câmeras. Eu acho que vou poder contar mais da minha cozinha, mais das coisas que acredito na vida e filosofia de trabalho", celebrou.

"A TV é um espaço muito especial porque alcança um alto número de pessoas, permeia públicos muito diferentes, que são diferentes das redes sociais, TV fechada e streaming. Então, acho que vai ser uma chance também de mostrar outros lados do nosso trabalho", ressaltou.

O chef de cozinha também não esconde que está encantado com o empenho da equipe de produção da Band para colocar o MasterChef Brasil no ar. Além disso, o produto principal, os competidores, está agradando o novo jurado do reality show culinário.

Achei que o nível é alto dos candidatos, bem bom mesmo. Acho que tem gente supertalentosa, mas são amadores mesmo. Não tem espaço para profissionais disfarçados. São pessoas de segmentos muito diferentes. Acho que a gente vai ter grata surpresa.
Rodrigo Oliveira

"Cedo para avaliar"

Rodrigo Oliveira soma aparações em programas culinários de televisão e tem um público relevante em suas redes sociais. Será que é um desejo de ter uma própria atração num futuro próximo?

Aos risos, o cozinheiro afirmou a Splash que é cedo para sonhar tão alto, mas se diz feliz com a oportunidade de estar em uma temporada do MasterChef Brasil.

Não sei ainda. Talvez seja cedo para avaliar isso, mas vou te dizer que gostei muito, muito mesmo. A demanda dos restaurantes e da vida, dos eventos e tudo mais é muito intensa. Não sei se conseguiria organizar isso para tudo entrar em harmonia.
Rodrigo Oliveira

Ele também fez questão de agradecer a sua equipe por terem vibrado com a oportunidade na TV e estarem se doando ao máximo para podê-lo deixar à vontade em seu novo desafio profissional.

"Não parei a vida porque é impossível. Com a minha ausência, essa galera teve que se desdobrar ainda mais. Então foi muito especial, muito bom ver como essas pessoas abraçaram também essa causa do Masterchef. Tanto quanto eu o nosso time vibrou com essas conquistas, com a minha presença ali", celebrou.

O MasterChef Brasil estreia dia 2 de maio na tela da Band prometendo clima festivo pela comemoração pela décima temporada da edição com amadores.

"O público vai encontrar uma temporada linda de celebração e vão encontrar uma pimentinha, um tempero brasileiro, nessa décima edição. Para mim, acho que é a edição mais bonita, mais festiva de todos os tempos", finalizou Rodrigo Oliveira.