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Super Mario vs. Sonic: como surgiu a maior rivalidade dos games?

Mario e Sonic representam duas gigantes da indústria de jogos eletrônicos - Reprodução
Mario e Sonic representam duas gigantes da indústria de jogos eletrônicos Imagem: Reprodução

Mariana Assumpção

Da Ingresso.com

08/04/2023 04h00Atualizada em 08/04/2023 23h40

Nintendo e SEGA: se você curte videogames ou assuntos relacionados, certamente conhece ou pelo menos já ouvir falar sobre essas duas gigantes do segmento.


Embora atualmente a Nintendo tenha mais relevância no mercado que sua rival, entre as décadas de 1980 e 1990, a disputa era bastante acirrada entre elas.

Hoje, Mario e Sonic são as mascotes bem-sucedidas das desenvolvedoras de jogos eletrônicos. Eles, inclusive, saíram das telas da TV para fazer sucesso também nos cinemas. Mas, você sabe como eles foram criados e como essa rivalidade surgiu?

Mario ganhou um reinado por acaso

Mesmo que ainda não fosse chamado assim, Mario surgiu timidamente em 1981, como um personagem coadjuvante do jogo "Donkey Kong". Ainda que o encanador italiano tenha sido criado como uma "participação especial" no jogo de Donkey Kong, não demorou muito para ele ganhar o carinho dos fãs.

Porém, apesar de incrivelmente popular, o criador do personagem, Shigeru Miyamoto, não apostava tanto assim em seu sucesso.

Inicialmente, ao buscar um rosto para protagonizar os jogos principais da Nintendo, Miyamoto queria que o marinheiro Popeye fosse a sua grande estrela. Eles chegaram a tentar comprar os direitos da franquia, mas, sem sucesso, outro plano precisou ser elaborado.

Quando criou o personagem - que viria a ser o Mario que conhecemos -, Miyamoto o chamava de Jumpman, algo que pode ser traduzido como "saltador". Sem muita personalidade, a alcunha não agradou os executivos da empresa, que passaram a buscar por um outro nome mais apropriado.

Funcionários da Nintendo que trabalhavam em um depósito da companhia, localizado em Washington, conviviam diariamente com o Mario Segale, dono do espaço utilizado pela empresa. Ele se parecia muito com o Jumpman, e os trabalhadores apelidaram o personagem com o seu nome.

Miyamoto adorou o apelido e, algum tempo depois, Mario tornou-se o nome oficial do personagem.

Alex Kidd é uma cópia do Mario?

Com seu primeiro jogo lançando em 1986, o aventureiro Alex Kidd era o grande símbolo da SEGA, e seus games rendiam bastante dinheiro para a empresa.

Sucesso de público e crítica, sua estreia aconteceu em "Alex Kidd in Miracle World", que ganhou derivados e uma sequência direta alguns anos depois. Apesar de fazer sucesso, muitos fãs dos games achavam Alex Kidd e Mario muito parecidos, e as comparações entre a dupla começaram a surgir.

Assim, preocupada com a semelhança entre suas mascotes, a SEGA decidiu que Alex Kidd não era o símbolo perfeito para diferenciá-la diante de sua rival.

De carpinteiro a encanador - enquanto enfrentava um ouriço pelo caminho

"Super Mario Bros." foi lançado em 1983 no Japão e, dois anos depois, virou febre nos Estados Unidos. Após ser comercializado junto ao console NES, o game vendeu mais de 60 milhões de cópias.

Comparado ao jogo de 1981, algumas mudanças foram feitas: Mario surgiu como um carpinteiro, que lutava para proteger sua namorada do temido Donkey Kong. Porém, para se adequar à história do jogo que viria a estrelar, ele tornou-se um encanador e ganhou um irmão, Luigi.

Mas, diante de tanto sucesso, o que a SEGA estava disposta a fazer para concorrer com a Nintendo? A resposta foi simples: criar uma nova mascote, tão carismática quanto Mario.

Enquanto a SEGA pensava em uma aposta criativa, o artista Naoto Ohshima, que trabalhava na empresa, viajou a Nova Iorque. Lá, ele visitou o Central Park e desenhou opções de personagens em placas públicas, e observou a reação dos transeuntes:

"O ouriço foi o mais popular; as pessoas apontaram e gostaram muito. O segundo foi o Eggman", revelou Oshima. Assim, a criação do artista, em parceria com o programador Yuji Naka e o designer Hirokazu Yasuhara, foi a grande escolhida.

O primeiro game protagonizado pelo personagem foi "Sonic the Hedgehog", lançado em 1991, que ajudou a SEGA a superar a Nintendo na época.

Contudo, ao longo dos anos, o ouriço azul estrelou alguns jogos que não foram tão bem-sucedidos comercialmente - enquanto Mario, até hoje, é o protagonista de lançamentos recentes e aguardados da Nintendo.

Mario está em todo o lugar!

Embora não tenha apostado inicialmente em Mario, após a sua criação e sucesso incomparável, Shigeru Miyamoto admitiu que ele e a Nintendo sempre tiveram a intenção de torná-lo onipresente.

Não por acaso, todo console novo da Nintendo conta com pelo menos um jogo de Mario, que sempre atinge impressionantes números comerciais.

"Super Mario Odyssey", para Nintendo Switch, vendeu mais de 10 milhões de cópias: "No Japão, é comum que um criador pegue o mesmo personagem e o faça aparecer em diferentes mangás. Também podemos comparar, talvez, com [Alfred] Hitchcock aparecendo em todos os seus filmes. É legal ter esse personagem aqui e ali, tendo ou não um grande papel", explicou Miyamoto à revista Time, em 2010.

Mario já foi tema de séries, animações, quadrinhos e muitos outros derivados. Agora, ele só precisa conquistar as telonas mundiais.

Em 1993, um live-action do personagem chegou aos cinemas, mas não agradou a uma grande parcela de seus fãs. Sabendo disso, em 2021, a empresa anunciou um novo filme baseado no universo do personagem, agora produzido em animação.

A Illumination Entertainment, responsável por sucessos como "Meu Malvado Favorito'" (2010) e "Minions" (2015), está tocando o projeto de "Super Mario Bros. - O Filme", diretamente com Shigeru Miyamoto. O estúdio afirma que, desta vez, o legado de Mario será respeitado, e seus admiradores sairão satisfeitos das salas de cinema.

Na animação, os irmãos Mario e Luigi trabalham como encanadores no Brooklyn, até serem transportados misteriosamente para o Reino dos Cogumelos, governando pela Princesa Peach e ameaçado por Bowser, o vilão tirano.

As vozes dos personagens na versão original incluem Chris Pratt como o próprio Mario, Charlie Day como seu irmão Luigi, e as estrelas Anya Taylor-Joy (Princesa Peach), Jack Black (Bowser), Seth Rogen (Donkey Kong) e Keegan-Michael Key (Toad). Charles Martinet, dublador do personagem-título nos jogos, faz uma participação especial.

O novo filme é dirigido por Aaron Horvath e Michael Jelenic, e já está em cartaz nos cinemas.