Topo

Roteirista alfineta Academia ao comemorar Oscar: 'Sorte não se ofenderem'

De Splash, em São Paulo

13/03/2023 03h12

O filme "Entre Mulheres" venceu o troféu de melhor roteiro adaptado no Oscar 2023, mas o discurso da sua representante mostra o quanto "diversidade" segue sendo um assunto repleto de tensão na principal premiação do cinema.

Em seu discurso, Sarah Polley alfinetou a Academia. Ao receber a estatueta, ela ironizou: "Antes de mais nada gostaria de agradecer à Academia por não ter se ofendido com as palavras 'mulheres' e 'falando' tão juntas assim".

O título de "Entre Mulheres" no original em inglês é "Women Talking". Na tradução literal para o português, "mulheres falando". Daí a alfinetada de Sarah Polley.

"A última fala do nosso filme é dita por uma mulher à sua filha que 'sua história será melhor que a nossa' e isso é uma promessa", disse a roteirista. "Eu aceito esse prêmio em nome de nós todas."

Por que diversidade é um assunto tenso no Oscar

O burburinho de insatisfação com os rumos do Oscar virou um movimento aberto a partir de 2016, com o protesto "Oscars so white" (o Oscar é branco demais, em tradução livre para o português). De lá para cá, reclamações de diversos setores subrepresentados foram ganhando força e pressionando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que promove o prêmio, mas há momentos de baixa.

Neste ano, provocou irritação o fato de o Oscar ter voltado a ter um ano sem mulheres concorrendo ao prêmio de direção. A lista também deixou de fora filmes como "A Mulher Rei", além de a protagonista do longa, Viola Davis, ter ficado de fora das indicações a melhor atriz.

No palco, o assunto foi alvo de piadas do apresentador Jimmy Kimmel. Em brincadeira com James Cameron, que também não foi indicado, Kimmel ironizou: "Como a Academia não indica o cara que dirigiu 'Avatar'? O que eles acham que ele é? Uma mulher?"

Para 2024, Oscar promete critérios de diversidade. Filmes precisaram cumprir dois de quatro critérios de diversidade mínima nas suas equipes para poderes pleitear o prêmio. Dentre as opções, estarão critérios para o elenco de tela e/ou para as equipes que trabalham na produção e distribuição dos filmes, além de opções para o investimento em formação profissional.