Topo

OPINIÃO

Nova Glória Pires? Ana Furtado é criticada por apresentação do Oscar

Ana Furtado, Michel Arouca e Camila Morgado na transmissão do Oscar 2023 - Reprodução/Twitter
Ana Furtado, Michel Arouca e Camila Morgado na transmissão do Oscar 2023 Imagem: Reprodução/Twitter

De Splash, em São Paulo

13/03/2023 11h53

Ana Furtado deu o que falar no Oscar 2023, mas não no bom sentido. A apresentadora comandou a transmissão da cerimônia na TNT e na HBO Max, ao lado de Camila Morgado e do comentarista Michel Arouca. No entanto, suas falas incomodaram parte do público, que sentiu falta de análises melhor preparadas e se irritou com a postura da ex-Global.

Ana Furtado, Camila Morgado e Michel Arouca participaram da transmissão diretamente de Los Angeles, comentando os prêmios e os grandes acontecimentos da noite, com entradas principalmente antes e depois dos intervalos comerciais.

Na estrutura, Ana cumpria a função de apresentadora, chamando as análises e as observações mais técnicas e embasadas de Camila e Michel.

No entanto, o protagonismo da apresentadora causou incômodo. Em vários momentos, seus comentários soaram inoportunos e mostravam certo despreparo, tanto em relação ao conhecimento e familiaridade com as obras indicadas como no que tange a uma aproximação do entendimento da estrutura do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Pela falta de aprofundamento, Ana caiu em uma armadilha e começou a soar repetitiva, falando dos mesmos filmes e dos mesmos atores a todo momento, sem ampliar o leque da discussão e retornando sempre aos assuntos com que ficava mais confortável toda vez que a conversa desviava.

Ana, vale lembrar, não estava ali na condição de analista ou conhecedora profunda de cinema, tampouco de crítica especializada no assunto. Sua função era justamente a de conduzir o papo, entregando a palavra aos convidados mais versados. A todo momento, a própria apresentadora lembrava que não estava habituada a comentar sobre os temas ali propostos, o que é uma sinceridade bem-vinda e bem colocada.

A princípio, a ideia de ter uma pessoa como Ana Furtado para apresentar a cerimônia parecia boa. Habituada a estar no ar ao vivo e a conduzir programas com versatilidade temática, Ana poderia não apenas tornar a estrutura mais dinâmica, mas também capturar a atenção de um público menos especialista, que poderia se sentir representado por uma pessoa que perguntasse e falasse sobre os filmes de uma maneira mais, a princípio, "acessível".

Entretanto, a própria escolha desta linha narrativa foi criticada, já que comprometeu a dinâmica da apresentação, que ficou cansativa e rasa. Quem esperava comentários mais profundos ficou a desejar, e quem esperava algo mais despojado precisou se contentar com piadas chatas.

Furtado chegou a ser comparada a Glória Pires, que participou da transmissão do Oscar na Globo em 2016 e virou meme por admitir "não ser capaz de opinar".

Interrupções e gafes

Nas redes sociais, o público criticou e o nome de Ana Furtado chegou ao topo dos assuntos mais comentados no Twitter. Diversas vezes, Camila Morgado pediu a fala, sendo interrompida pela falta de tempo para o retorno do bloco seguinte da premiação. Alguns fãs notaram que isso teria causado uma certa irritação na atriz de "Pantanal" e "Bom Dia, Verônica".

Em determinado momento, Camila Morgado tentava falar sobre a estatueta do Oscar em madeira feita na forma da divindade yamomami Omama, como parte de uma campanha de conscientização contra a extração ilegal de ouro em forma de alerta pela crise humanitária do território indígena.

Após várias tentativas, a atriz só conseguiu falar sobre a estatueta no final da cerimônia. Ela até mesmo questionou se seria interrompida mais uma vez.

Em outra ocasião, ao citar "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", filme vencedor de 7 prêmios na noite, Ana errou o nome da obra de Daniel Scheinert e Daniel Kwan, e chamou o filme de "Tudo Agora ao Mesmo Tempo".

Já no final da apresentação, após a entrega da última estatueta e no encerramento do ao vivo, Ana sugeriu um abraço coletivo entre os três apresentadores e a dupla que acompanhou o tapete vermelho, Aline Diniz e Carol Ribeiro. Nesse momento, mais uma gafe: Camila entregou que estava "amarrada" na cadeira — o que talvez justifique a sua postura extremamente ereta durante as horas de transmissão.

Para as redes sociais, Camila Morgado acabou sendo a "heroína" da noite, por tentar diversas vezes comentar e dar contextos adicionais aos vencedores e aos indicados. Nem sempre ela obteve sucesso, mas foi elogiada por buscar elevar o nível da conversa.

Splash entrou em contato com a assessoria da TNT, que transmite a cerimônia do Oscar no Brasil, em busca de um posicionamento sobre os comentários questionando a escolha de Ana Furtado. Caso haja retorno, a nota será atualizada.