Topo

Morre o ator Antônio Pedro, aos 82 anos

De Splash, em São Paulo

12/03/2023 11h20Atualizada em 12/03/2023 13h33

O ator, diretor, roteirista e produtor Antônio Pedro morreu hoje (12), aos 82 anos. A informação foi confirmada pela filha do ator, Ana Baird, nas redes sociais.

No Instagram, ela compartilhou uma sequência de fotos ao lado do pai. Na última delas, Antônio aparece acamado. "Referência. Amor incondicional. Honra e orgulho. Obrigada por tudo. Obrigada por tanto. Vai na luz, Pai. Tem um elenco maravilhoso te esperando do outro lado para a festa. O Teatro te agradece. Eu te agradeço imensamente. Te amo", escreveu.

Ele estava internado em um hospital no Rio de Janeiro e morreu em decorrência de insuficiências renal e cardíaca. O velório será realizado, amanhã, a partir das 10h30, na capela 2 do Crematório e Cemitério da Penitência. Às 15h30, o ator será cremado. A informação foi confirmada por Splash.

Antônio Pedro deixa três filhos: a atriz Alice Borges, filha da francesa Yvette Tuffal, a atriz Ana Baird, filha da cantora Margot Baird, e Fabio Borges, de seu relacionamento atual com a atriz e maquiadora Andrea Bordadagua.

Vida dedicada às artes

Antônio Pedro Borges de Oliveira foi uma figura conhecida na televisão e no cinema. Ele começou a carreira na década de 1960 e participou de dezenas de filmes, peças e produções para as telinhas.

Na TV, ele estreou em 1969, na novela "Super Plá", da Rede Tupi. Sua estreia na TV Globo ficou por conta da novela "O Bofé". Entre os títulos famosos no currículo de Antônio estão: "Sassaricando" (1987), "Bebê a Bordo" (1988), "Escolinha do Professor Raimundo" (1990/92/94), "Caça Talentos" (1996), "Explode Coração" (1996) e "Sítio do Picapau Amarelo" (2002).

O seu papel mais recente na TV foi na série "Filhas de Eva" (2021), uma participação especial na produção protagonizada por Renata Sorrah, Giovanna Antonelli e Vanessa Giácomo. Já no cinema, ele participou do filne "D.P.A - Detetives do Prédio Azul 2 - O Mistério Italiano", lançado em 2018.

'Escolinha do Professor Raimundo'

Antônio Pedro foi um dos grandes nomes do programa humorístico que teve estreia nos anos 1990.

Seu primeiro personagem na atração foi Bicalho, conhecido pelos efeitos sonoros que fazia com a boca. Bicalho havia sido apresentado ao público um ano antes, no programa Chico Anysio Show. Na "Escolinha", o artista ainda interpretou Celso Piquete em 1992 e João Abrealas em 1994.

Carreira na política

Além de se dedicar à vida artística, Antônio Pedro teve uma parte de sua carreira voltada à política. Na ditadura militar, ele atuou como militante do Partido Democrático Trabalhista, o PDT. No início dos anos 1980, foi nomeado diretor de teatros da Funari, a Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro.

Com o fim da ditadura, Antônio ocupou o cargo de secretário municipal da Cultura do Rio de Janeiro, em 1986. Posteriormente, o ator assumiu a mesma função em Volta Redonda, também no Rio.

Dedicado aos palcos, ele coordenou o projeto Teatro da UERJ, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nos anos 90, produzindo 17 espetáculos. Sempre teve sua desenvoltura elogiado pelos artistas que trabalhavam com ele.