Topo

Maite Perroni, do RBD, revela desafio com cenas de sexo em série da Netflix

Leticia Parron

De Splash, em São Paulo

06/03/2023 04h00

Protagonizar "Três Vidas" (Tríada), o novo hit latino da Netflix, representou não um, mas uma série de desafios para a atriz e cantora Maite Perroni, 39. O primeiro deles foi um que a estrela mexicana e integrante do RBD já conhece bem: protagonizar sequências de alta voltagem erótica dentro da narrativa.

"Não são cenas fáceis de se fazer. São cenas difíceis, que devem ser feitas com muito respeito, muita disciplina, muita clareza para saber o que será visto em cada quadro. Para mim, o desafio nessas cenas é que não sejam simplesmente cenas de sexo, mas que cada cena tenha algo a dizer", analisa a atriz.

Ela ressalta, no entanto, que o erotismo na produção atual, embora seja um elemento bastante forte, aparece em um contexto muito diferente de "Desejo Sombrio" (2020-2022), outro projeto seu para a Netflix - e também marcado por essa pegada "caliente".

"Um fio condutor da narrativa de Desejo Sombrio era essa vulnerabilidade da Alma [sua personagem naquela história] na questão da sua sexualidade, que é o que a torna mais frágil perante as situações, mesmo sendo uma mulher inteligente, preparada, uma advogada com livros publicados. Isso a leva a se envolver com um homem que se revela um psicopata, narcisista e a machuca muito. Esse elemento da sexualidade dela era muito importante. Em outros projetos já não é tão importante, é simplesmente circunstancial, parte da história", compara.

Enquanto desfruta do imenso sucesso de Três Vidas ao redor do mundo, Maite Perroni se prepara também para outro ambicioso empreendimento artístico: a volta aos palcos do RBD, sexteto que se originou na novela mexicana Rebelde, entre 2004 e 2006, e que agora se prepara para voltar à ativa.

Três vezes Maite

Em "Três Vidas", como o próprio título, Maite Perroni foi encarregada de interpretar nada menos que três personagens simultâneas: a perita criminal Becca, a empresária Aleida e a dançarina de pole dance Tamara - trigêmeas idênticas na aparência, mas com personalidades muito distintas.

"Me identifico com as três personagens. Todas são mulheres muito determinadas e que sabem o que querem. Mulheres que lutam pelo que querem e não se detêm por nada. Ao longo da vida, fui descobrindo em mim essa fortaleza, que me permitiu conquistar objetivos, derrubar barreiras, sair do lugar - e que surpreendeu até a mim mesma. Creio que nisso todas nós identificamos: somos mulheres que não se detêm por nada, que lutam e seguem em frente", analisa a estrela mexicana.

Além do já complexo trabalho artístico, ela teve que aprender como produzir as sequências em que as três personagens contracenam entre si.

"Tivemos um tempo para entender como funcionava a tecnologia que íamos usar no estúdio para produzir esse efeito. Também tive aulas para fazer as cenas de pole dance, para as coreografias, manuseio de armas... Para tudo o que era necessário à construção das personagens. Até por isso esse projeto demandou um tempo bastante grande."

Houve, inclusive, um contratempo de bastidores que por pouco não atrapalhou tudo. "Machuquei meu tornozelo duas semanas antes de começar a filmar as cenas de pole dance. Fiquei desesperada, porque tudo o que havia ensaiado e praticado não poderia fazer, já que estava com o pé imobilizado. Isso foi um pouco difícil, mas demos um jeito. Foi um projeto que me desafiou muito fisicamente também", aponta.

Uma curiosidade que chamou a atenção, tanto da atriz quanto do público, é o fato de Tamara, Becca e Aleida fazerem aniversário em 9 de março - mesma data em que a própria Maite sopra velinhas. Segundo ela, não se tratou de algo planejado, mas de uma completa - e feliz - coincidência.

"Quando tivemos a reunião para fazer as leituras dos textos, eu disse: 'Lety [Leticia López Margalli, roteirista da série], não acredito que o aniversário das trigêmeas é no mesmo dia do meu!' E ela disse: 'eu não sabia. Pensei nessa data para brincar com o 3 x 3 e a ideia das trigêmeas. A energia do universo conspirou para que fosse assim: nós quatro fazemos aniversário no mesmo dia", festeja, emocionada.