Topo

Gatonet: como funciona acesso clandestino que será desligado pela Anatel

5 milhões de aparelhos serão desligados pela Anatel  - Getty Images
5 milhões de aparelhos serão desligados pela Anatel Imagem: Getty Images

De Splash, em São Paulo

10/02/2023 11h39

A Anatel vai desligar cerca de 5 milhões de decodificadores clandestinos em uso no Brasil.

O "gatonet", como é popularmente conhecido os aparelhos que funcionam ilegalmente transmitindo conteúdo pago, será cortado na origem. Tudo de forma remota.

"A pirataria não vai acabar, obviamente. Mas o gatonet será uma prática bem mais difícil e mais ações de combate estão previstas. A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura estima que, por ano, a pirataria custe R$ 15 bilhões em receitas perdidas", analisa o colunista de Splash Guilherme Ravache.

Mas, afinal, o que é o gatonet?

A expressão é uma referência à NET, serviço de TV por assinatura que é conhecido como Claro Net. Ela, no entanto, acabou virando sinônimo para qualquer meio ilegal de acesso a conteúdo pago. A expressão "gato" é utilizada para falar sobre acessos paralelos a serviços, como energia elétrica.

Há várias formas de obter acesso alternativo a plataformas e canais de TV pagos. As opções vão de caixinhas de TV, como é o caso da TV Box, a uso de decodificadores que abrem os sinais de satélites. Além disso, também é possível acessar conteúdos de streaming por meio do método Internet Protocol Television.

ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) estima que 33 milhões de brasileiros tenham acesso a uma das ferramentas de acesso.

O ilegal está no uso para liberação de sinal de canais pagos. Aparelhos homologados pela Anatel, porém, podem ser comprados e não configuram irregularidade desde que usados para converter uma TV comum em Smart TV.