Topo

O que é verdade e o que é ficção em 'Os Fabelmans'?

Gabriel LaBelle interpreta Sammy Fabelman em "Os Fabelmans", filme autobiográfico de Steven Spielberg - Universal Studios/Amblin Entertainment
Gabriel LaBelle interpreta Sammy Fabelman em 'Os Fabelmans', filme autobiográfico de Steven Spielberg Imagem: Universal Studios/Amblin Entertainment

De Splash, em São Paulo

14/01/2023 04h00

Spielberg define "Os Fabelmans" como uma carta de amor à sua família, mas o filme semi-autobiográfico também serve como uma carta de amor à Sétima Arte. O drama conta a história do jovem Sammy Fabelman, que tem o cinema como a grande constante de sua vida durante os anos de transformação familiar. A história é inspirada na criação do próprio Spielberg e, como qualquer trama biográfica, mescla momentos fantasiados com reproduções reais.

Então, o que é verdade e o que é mentira?

Atenção: contém spoilers de "Os Fabelmans".

A mãe de Spielberg se apaixonou pelo melhor amigo do próprio marido? Sim. No filme, Mitzi (Michelle Williams) e Bennie (Seth Rogen) se apaixonam. Na vida real, Leah Adler se separou do marido, Arnold Spielberg, para ficar com um dos melhores amigos dele, Bernie. Os Spielberg se separaram em 1966, e ela se casou novamente em 1967.

Spielberg descobriu sobre o caso assistindo a filmagens que ele mesmo fez? Sim. O cineasta confirmou ao jornal The New York Times em uma entrevista recente.

Essa foi uma das coisas mais difíceis, tive que parar e decidir expor, porque era o segredo mais poderoso que eu e minha mãe compartilhamos desde que descobri, com 16 anos.
Steven Spielberg, ao New York Times

Mãe adotou um macaco? Sim. Ela adotou o pet em uma loja ainda em Phoenix, e levou para casa. Segundo Spielberg, era uma "grande distração, mas também uma companhia terapêutica" para sua mãe.

Ele namorou uma garota católica na escola? Não está claro se a namorada cristã que tentou convertê-lo realmente existiu. Segundo o jornal The Los Angeles Times, ela foi inspirada em uma garota com quem o jovem Steven namorou durante o 7º ano.

A mãe de Steven era pianista? Sim. Leah começou a estudar piano aos 5 anos de idade, mas pausou a carreira para cuidar da família. Em uma entrevista concedida em 2012 ao 60 Minutes, Spielberg disse que sua mãe era como "uma irmã mais velha, um Peter Pan que se recusava a crescer."

O pai era engenheiro elétrico? Sim. Na mesma entrevista citada acima, Spielberg diz que "sentia muita falta do pai na infância", pois ele estava sempre trabalhando.

"O Maior Espetáculo da Terra", de Cecil B. DeMille, foi o primeiro filme que Spielberg viu no cinema? Sim. O diretor confirmou a história quando recebeu o prêmio Cecil B. DeMille no Globo de Ouro de 2009.

Spielberg realmente quis largar carreira na juventude? Sim, mas não pelos motivos do filme. No documentário "Spielberg", da HBO, ele conta que entrou em crise após ver "Lawrence da Arábia". Ele achou que o desafio era difícil demais, e ficou com medo. No entanto, voltou para rever o filme nas semanas seguintes, e decidiu que era aquilo que queria para a sua vida: "Era isso que eu iria fazer, ou morrer tentando."

Spielberg encontrou John Ford? Sim, e a breve reunião acontece quase à exatidão do que é mostrado no filme, inclusive o renomado cineasta da Era de Ouro de Hollywood ter voltado para o escritório com marcas de batom no rosto, e pedido para o jovem aspirante identificar onde estava o horizonte em duas pinturas diferentes que estavam em sua parede.