Topo

Urach diz que Universal levou seu patrimônio: 'Acreditava no que falavam'

Andressa Urach processou Universal há mais de um ano - Reprodução/ Instagram @andressaurachoficial
Andressa Urach processou Universal há mais de um ano Imagem: Reprodução/ Instagram @andressaurachoficial

De Splash, em São Paulo

12/01/2023 04h00

Andressa Urach, 35, afirma que a Igreja Universal do Reino de Deus levou todo o seu patrimônio por meio da campanha "Fogueira Santa". A modelo move um processo contra a instituição religiosa pedindo a devolução de cerca de R$ 2 milhões em doações, feitas entre 2015 e 2019.

"Eu posso dizer que se a Igreja Universal não tivesse a 'Fogueira Santa', que é um período em que eles pedem tudo das pessoas, eu continuaria frequentando a igreja. O que eu não acho justo, o que eu não acho correto, é a 'Fogueira Santa'. Tanto que levou todo o meu patrimônio, porque eu acreditava no que eles falavam", conta em entrevista a Splash.

Segundo a modelo, ela teria continuado na igreja caso não existisse a campanha. "Eu gosto da palavra. Eu gosto da obra de Deus, mas não tenho como frequentar discordando de algumas coisas."

Andressa acredita que agora encontrou um equilíbrio e que permanece sendo uma pessoa de fé. "Eu passei por muitas fases. O choque que eu tive em 2014, com a quase morte, me faz ficar com muito medo de Deus. Eu continuo com a minha fé. Hoje eu entendi que eu fui salva pela misericórdia de Deus, e não por sacrifícios, esforços físicos", completou.

A ida para a Universal, na época, parecia natural para a famosa. "O tempo vai trazendo maturidade para a gente. E para mim era um mundo muito novo. Minha família sempre frequentou a Igreja Universal. Então, quando eu tive o problema de saúde foi lá que eu estive."

Entenda

Andressa Urach - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Andressa Urach se converteu a Universal depois de quase morrer após procedimento
Imagem: Reprodução/Instagram
  • Andressa se converteu na Universal após enfrentar um grave problema de saúde no fim de 2014, em razão de aplicações mal-sucedidas de hidrogel;
  • Tudo mudou após ela ser demitida pela Record, em 2020. Com o fim do contrato, ela também rompeu com a igreja;
  • Em 2021, Urach gravou vídeos em que acusava pastores de a associarem com "Satanás", exigindo que eles não usassem sua imagem;
  • A modelo decidiu processar a Universal, em fevereiro de 2021, pedindo a devolução do valor que ela doou para a instituição quando era fiel.

O que diz a Universal

De acordo com o colunista Rogério Gentile, do UOL, a Igreja Universal do Reino de Deus disse à Justiça, em março do ano passado, que Andressa mentiu ao declarar que as doações que fez à instituição ocorreram após ter sofrido "coação" de pastores e "lavagem cerebral".

Ao se defender, a Universal declarou que o processo é um ato "maquiavelicamente" criado pela modelo para se promover e que ela é ingrata e busca "enriquecer ilicitamente" às suas custas.