Topo

Bala Desejo além do TikTok: 'A gente defende outro consumo de música'

Colaboração para Splash, do Rio

20/12/2022 18h07

A trajetória do Bala Desejo surpreende pela velocidade com que as coisas aconteceram para o quarteto carioca: em pouco mais de um ano, Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Zé Ibarra e Lucas Nunes se juntaram, lançaram um disco, viajaram o Brasil todo e ganharam um Grammy Latino.

Apesar da correria, os jovens artistas não são exatamente adeptos da correria digital que muitas vezes envolve a produção de música atualmente. No "OtaLab" desta semana, Lucas e Dora conversaram sobre esse imediatismo, do qual passam longe, com Otaviano Costa.

"Tem essa questão do TikTok, do consumo de hoje em dia, de ter que gravar e lançar uma música no mesmo dia. E se não fizer sucesso, já faz outra", observou Lucas, propondo uma alternativa:

A gente defende justamente outro tipo de consumo de música, que também é possível no mundo da indústria musical.

Na sequência, Dora e Lucas cantaram "Passarinha", uma das músicas do disco de estreia do Bala Desejo, "Sim Sim Sim", que faz parte da trilha sonora da novela "Travessia", da Rede Globo.

Polêmica em festival: 'Temos que escutar e digerir'

Em novembro, o Bala Desejo foi anunciado como uma das bandas de abertura do Festival Nômade, que terá como atração principal a cantora Erykah Badu, ícone da música negra norte-americana. Os fãs de Badu se queixaram da escalação do Bala e outras atrações, pois preferiam ver no line-up mais artistas pretos.

Após ouvir as críticas, o grupo publicou um comunicado anunciando que cancelou sua participação no festival. No "OtaLab", Dora Morelenbaum e Lucas Nunes falaram da polêmica.

"A primeira coisa a fazer é escutar, entender o que está acontecendo", disse Lucas. "Erros acontecem, mas não podem acontecer." Dora não enxergou os ataques que a banda sofreu como pessoais.

Não é sobre mim ou sobre nós quatro. É sobre o que pode ser bom para todas as pessoas que cercam a gente, e também sobre o mercado, como ele deveria funcionar e como está funcionando.

"Essa situação veio de um apelo do público, e a gente também está fazendo todo nosso trabalho para o público. Então, temos que escutar e conseguir digerir isso", acrescentou Lucas, que antes de se despedir do "OtaLab", cantou com Dora mais uma música para o UOLditório: "Dourado Dourado".

Thalia: 'Amor à primeira vista por Anitta'

Além do Bala Desejo, o "OtaLab" desta semana teve outra atração: a cantora e atriz mexicana Thalia. A eterna estrela de "Maria do Bairro" e "Marimar" mostrou que está ligada no pop brasileiro e falou com carinho de Anitta e Pabllo Vittar.

Ota lembrou que, recentemente, Thalia apresentou Anitta como sua grande amiga no Grammy Latino. A mexicana contou que teve uma conexão de almas com a brasileira.

Foi amor à primeira vista. No Grammy foi a segunda vez que a vi pessoalmente. Passamos todo o tempo juntas, rimos das mesmas coisas ao mesmo tempo. Estamos sempre nos falando por WhatsApp e nos divertindo. A energia entre nós duas é incrível.

Thalia também não economizou nos elogios para Pabllo Vittar, com quem ela gravou a música "Tímida", há dois anos. "Foi incrível! Ela é fantástica, preciosa, bela, fabulosa. Pabllo é espetacular".

A maquiagem perfeita, o corpo, as pernas! Eu disse a ela: 'você é tão bonita'. Temos uma sensualidade quando nos juntamos e nosso público gosta muito.

'Brasil sempre foi fantástico comigo'

Amada pelos brasileiros, Thalia se derreteu em elogios também para o país. "A gente te acompanha desde o sucesso de suas novelas nos anos 1990. Quando vamos vê-la novamente por aqui?", perguntou Otaviano Costa.

"Eu amo o Brasil. Seu país tem um lugar tão bonito no meu coração. Vocês sempre foram fantásticos e maravilhosos comigo e para a minha carreira", agradeceu.

Depois de dizer que sonha "voltar ao Brasil o mais rapidamente possível", Thalia já tem até o roteiro do que pretende fazer por aqui em sua próxima vinda ao país:

Primeiro, quero ver todo mundo, quero cantar e dançar. E também adoro a comida brasileira: quero comer feijoada, sair para jantar, fazer as caipirinhas que adoro. E também me divertir e dançar muito.

OtaLab

O "OtaLab", o programa de internet que parece TV, vai ao ar toda terça-feira, às 11h, e pode ser acompanhado pelos canais do Splash no YouTube, Twitter e Facebook. Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.