Topo

Escola Base: repórter diz que ajudou a 'destruir destino' de acusados

No "Encontro", Valmir Salaro comentou a decisão de fazer documentário sobre seus erros no caso Escola Base - Reprodução/Globoplay
No 'Encontro', Valmir Salaro comentou a decisão de fazer documentário sobre seus erros no caso Escola Base Imagem: Reprodução/Globoplay

De Splash, em São Paulo

16/11/2022 11h45

O jornalista Valmir Salaro, que foi o primeiro a falar sobre o caso Escola Base em 1994, comentou hoje no "Encontro" a decisão de fazer um documentário sobre seus erros. Ele diz que nunca deixou de pensar no episódio:

"Sempre lembrei, porque eu acho que eu ajudei de uma forma definitiva a destruir o destino e a reputação daquelas seis pessoas. A vida delas mudou a partir do momento em que eu dei a primeira notícia sobre o famoso caso, famoso tragicamente, tristemente, o caso da Escola Base. Depois eu comecei a ver que aquelas pessoas, na verdade, foram vítimas."

"Foram momentos muito difíceis para mim, desde quando eu descobri há quase 30 anos que as seis pessoas acusadas pela polícia, acusadas pela Justiça e acusadas por mim eram inocentes. De lá para cá, eu nunca esqueci esse fato. Tenho o rosto e a imagem dessas pessoas marcados dentro de mim", comentou o jornalista.

No documentário "Escola Base - Um Repórter Enfrenta o Passado", disponível no Globoplay, ele revisita o caso e conversa com quatro dos acusados injustamente sobre como o erro afetou suas vidas.

"É uma cicatriz que vai ficar para sempre. Eu me lembro do caso da Escola Base, falo a respeito, não fujo. Converso com alunos de faculdade há 30 anos, eles querem falar sobre jornalismo policial e na verdade querem falar sobre o caso da Escola Base, que é o caso que mais chocou naquela época e choca até hoje. O documentário mostra todo esse desenvolvimento da história, e que esse caso não morreu, vai continuar para sempre", reflete o jornalista.