Topo

'Muita grosseria racista', diz Seu Jorge após sofrer ataques em show no RS

De Splash, em São Paulo

17/10/2022 22h54

O cantor Seu Jorge, de 52 anos, se manifestou, na noite de hoje, para dizer que presenciou "muito ódio gratuito e grosseria racista" durante um show realizado no clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, na noite da última sexta-feira (14). A Polícia Civil está investigando o caso para identificar os envolvidos nos ataques.

Em vídeo de nove minutos divulgado em seu canal no Youtube, o artista aparece ao lado da bandeira do Rio Grande do Sul para afirmar seu amor ao estado e relatou ter escutou vaias e ofensas racistas em sua apresentação a um evento que "não viu a presença" de pessoas pretas.

Quando chegou no final do show, eu sai do palco. Quando cheguei atrás do palco, eu começo a escutar muitas várias e xingamentos. Por conta disso, eu percebi não seria possível voltar para fazer o famoso "bis", mas sozinho retornei ao palco e, de maneira respeitosa, agradeci a presença de todos e me retirei do local do show. Na verdade, o que eu quero dizer aqui é que não reconheci a cidade que aprendi amar e respeitar. Na verdade, o que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista.
Seu Jorge

Seu Jorge declarou que não avistou pessoas negras na festa de gala, apenas entre funcionários do evento. O artista, inclusive, contou ter ouvido que estas pessoas foram orientadas a não "olhar e falar com ele" durante a presença no clube.

Eu tenho enorme respeito ao estado do Rio Grande do Sul e toda a sua gente. Particularmente, não percebi nenhuma pessoa negra no jantar. As pessoas negras que encontrei foram somente os funcionários. Ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar para mim ou falar comigo quando eu chegasse no local, mas o importante é que no final do show eu falei com todo mundo, abracei e tirei foto com todo mundo.
Seu Jorge

No vídeo, o cantor também aproveitou para agradecer as mensagens de apoio recebidas de fãs e amigos do Rio Grande do Sul e de outros cantos do Brasil.

"Quero aqui agradecer imensamente o carinho e suporte que recebi de toda gente de Porto Alegre que se sensibilizou e ao longo do dia inteiro de sábado (15) me mandaram mensagens de apoio e repudio de alguns do clube, comportamento que contribuiu para vergonha alheia dos demais presentes. Com isso, quero dizer também que é muito bom saber que ao menos a nossa conexão não se rompeu e não se romperá. Agora, estaremos bem mais fortes e unidos na luta contra o racismo e toda forma de preconceito e discriminação", disse.

Ele encerrou sua manifestação garantindo que não irá deixar de seguir lutando contra a miséria no país.

Ao povo negro do Rio Grande do Sul e toda a região do sul, quero dizer que amo e respeito todos vocês. Digo que estamos mais unidos do que nunca e que vamos vencer essa guerra que leva o nosso povo a miséria e a falta de oportunidades no Brasil.
Seu Jorge

Entenda o caso

O cantor Seu Jorge, de 52 anos, sofreu ataques racistas durante um show no clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, na noite da última sexta-feira (14). O caso se tornou público por meio de denúncias postadas nas redes sociais por pessoas que estiveram presentes no evento.

Um dos depoimentos feitos no Twitter diz que era possível ouvir gritos de "vagabundo" e "safado" contra Seu Jorge. Outras publicações relatam que tinham pessoas imitando macacos quando o artista retornou ao palco para finalizar a sua apresentação.

Antes do encerramento do show, Seu Jorge convidou um jovem negro para tocar cavaco no palco. O que teria causado o ataque racista, segundo as denúncias divugadas nas redes sociais, foi o discurso do artista contra a redução da maioridade penal e os assassinatos de outros jovens negros de comunidades pobres.

Splash entrou em contato com a equipe de Seu Jorge para entender detalhes do ocorrido e colher depoimento. Eles, no entanto, informaram que o cantor "não iria se manifestar sobre o ocorrido".

Por nota, Paulo José Kolberg Bing, presidente do Grêmio Náutico União, informou a Splash que a associação repudia "qualquer ato de discriminação". Uma investigação interna foi aberta para apurar o caso.

"O Grêmio Náutico União está apurando internamente os fatos ocorridos em evento realizado no dia 14 de outubro, durante apresentação do cantor Seu Jorge. Se for comprovada a prática de ato racista, os envolvidos serão responsabilizados. Afirmamos que o União, seguindo seu Estatuto e compromisso com associados e sociedade, repudia qualquer tipo de discriminação", diz o comunicado.

Ressaltamos que Seu Jorge foi o artista escolhido para realizar show com a presença de associados e não-associados do Clube, considerando sua representatividade na cultura nacional e pelo reconhecimento internacional, e destacamos nosso respeito ao profissional e ao seu trabalho.
Paulo José Kolberg Bing

O show de Seu Jorge foi contratado pelo Grêmio Náutico União para celebrar a reinauguração do Salão União, localizado na sede Alto Petrópolis, em Porto Alegre.