Topo

Kanye West diz que George Floyd não morreu asfixiado e gera revolta

Kanye West diz que George Floyd morreu em razão de pequena quantidade de medicamente no corpo - Reprodução/Twitter
Kanye West diz que George Floyd morreu em razão de pequena quantidade de medicamente no corpo Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

17/10/2022 10h03

Kanye West, de 45 anos, gerou revolta após afirmar que George Floyd não morreu asfixiado. Durante participação no podcast Drink Champs anteontem, o rapper disse que a morte foi causada por fentanil (medicamento de uso controlado e normalmente utilizado para a anestesia), encontrado em pequena quantidade no organismo de George, que morreu em 2020, vítima da violência policial dos EUA.

O rapper fez a afirmação enquanto conversava com Candace Owens, comentarista conservadora e responsável pelo documentário "The Greatest Lie Ever Sold: George Floyd and the Rise of BLM".

"Eu assisti ao documentário de George Floyd que Candace Owens lançou. Uma das coisas que seus dois colegas de quarto disseram foi que eles queriam um cara alto como eu, e no dia em que ele morreu, ele fez uma oração por oito minutos. Eles [colegas de quarto] injetaram fentanil nele", disse Kanye. "Se você olhar, o joelho do cara [policial] nem estava no pescoço dele assim', acrescentou o rapper.

No podcast, Kanye ainda comparou a morte de Floyd com a do designer Virgil Abloh. "Essa empresa branca Louis Vuitton agora está fazendo estátuas dele como mártir, e não sabemos exatamente do que [ele morreu]. Eles disseram que era câncer", afirmou.

George Floyd foi morto após ser asfixiado até a morte na cidade de Minneapolis, no dia 25 de maio de 2020, aos 46 anos.

O ex-policial Derek Chauvin pressionou o joelho no pescoço do ex-segurança por mais de oito minutos, enquanto o homem negro pedia por socorro. Ele gritava: "Eu não consigo respirar!".

Diversas testemunhas registraram o episódio de violência, com o vídeo viralizando em todo mundo, o que gerou protestos contra o racismo e a brutalidade policial não só nos EUA, mas em todo o mundo a favor do movimento "Black Lives Matter (Vidas Negras Importam)".

No julgamento, embora médicos tenham testemunhado que encontraram vestígios de fentanil no organismo de Floyd, o homem negro morreu por falta de oxigênio durante a ação policial. O ex-agente foi condenado por 22 anos de prisão em três acusações - homicídio culposo, por causar a morte e por negligência ao assumir o risco de matar Floyd.

Lee Merritt, responsável pela defesa da família de Floyd, comentou a afirmação do rapper através do Twitter. O advogado disse que os familiares avaliam processar Kanye diante das falsas alegações.

"Embora não se possa difamar os mortos, a família de #GeorgeFloyd está considerando um processo pelas falsas declarações de Kanye sobre a forma de sua morte. Afirmar que Floyd morreu de fentanil e não a brutalidade estabelecida criminal e civilmente mina e diminui a luta da família Floyd", escreveu ele.

Compra de rede social

Kanye West decidiu comprar a rede social Parler, de responsabilidade da empresa Parlement Technologies. O aplicativo é conhecido pelo público conservador e se identifica como "a rede social da liberdade de expressão".

A empresa informou que a expectativa é que o negócio seja concluído até o fim deste ano, mas o valor da venda da ferramenta não foi anunciado.

"Em um mundo onde as opiniões conservadoras são consideradas controvérsias, nós precisamos ter certeza que teremos os direitos de nos expressar livremente", disse Kanye.

De acordo com o rapper, a compra é uma resposta para as grandes empresas de tecnologia que o baniram das redes sociais. Na semana passada, o cantor teve suas contas no Instagram e Twitter bloqueadas após remoção de posts classificados como antissemitas.