Topo

Familiar de vítima de Jeffrey Dahmer critica série da Netflix: 'É cruel'

Evan Peters como Jeffrey Dahmer - Reprodução
Evan Peters como Jeffrey Dahmer Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

26/09/2022 12h00Atualizada em 26/09/2022 12h00

As séries do gênero true crime contam com muitos fãs e "Dahmer: Um Canibal Americano", da Netflix, é o mais novo sucesso da plataforma.

A produção é baseada no caso do serial killer Jeffrey Dahmer, que matou 17 homens e adolescentes nos Estados Unidos entre os anos 1978 e 1991. As vítimas tinham entre 14 e 32 anos e eram em sua maioria pessoas à margem da sociedade: LGBTQIA+, homens negros ou indígenas e de baixo poder aquisitivo.

Apesar de a minissérie dirigida por Ryan Murphy procurar humanizar as vítimas — o que nem sempre acontece no true crime —, os familiares dos assassinados, na maioria das vezes, discordam da existência dessas produções.

Eric Perry, primo de Errol Lindsey, uma das vítimas de Dahmer, criticou a série no Twitter.

"Eu não estou dizendo a ninguém o que assistir, eu sei que a mídia de true crime é enorme, mas se você está realmente curioso sobre as vítimas, minha família (os Isbell) está chateada com essa série", escreveu ele. "Recriar minha prima tendo um colapso emocional no tribunal diante do homem que torturou e assassinou seu irmão é SELVAGEM".

Eric disse que, como os assassinatos são de registro público, os produtores não são obrigados a notificar as famílias das vítimas. Segundo o rapaz, ninguém da produção da série ou da Netflix entrou em contato com sua família, e eles descobriram a existência da minissérie ao mesmo tempo que o resto do público.

"Então, enquanto eles dizem que estão fazendo isso 'com respeito às vítimas' ou 'honrando a dignidade das famílias', ninguém contata ninguém. Meus primos acordam de poucos em poucos meses com um monte de ligações e mensagens e já sabem que há outra série sobre o Dahmer. É cruel."

A produção do programa defendeu o projeto, dizendo que o objetivo nunca foi humanizar Dahmer, mas sim mostrar as perspectivas das vítimas e explicar as maneiras pelas quais raça e sexualidade atravessam os assassinatos.

"Tínhamos uma regra criada por Ryan [Murphy], que nunca seria contada do ponto de vista de Dahmer", disse Evan Peters, que interpreta o serial killer em um vídeo promocional.

"Chama-se 'The Jeffrey Dahmer Story' ("a história de Jeffrey Dahmer", em tradução livre), mas não é apenas ele e sua história de fundo: são as repercussões, é como a sociedade e nosso sistema falharam em detê-lo várias vezes por causa do racismo, homofobia. É apenas uma história trágica."

Porém, para Eric, isso não justifica a existência da série. "Está retraumatizando [a família] de novo e de novo, e para quê? De quantos filmes, programas e documentários precisamos?", questionou.