Topo

Paraibana, Lucy Alves celebra novos sotaques nas artes: 'Mudar a narrativa'

Lucy Alves é protagonista de "Só Se For Por Amor" - Divulgação/ Netflix
Lucy Alves é protagonista de 'Só Se For Por Amor' Imagem: Divulgação/ Netflix

De Splash, em São Paulo

19/09/2022 04h00

"Só Se For Por Amor", a nova série brasileira da Netflix, é estrelada por Lucy Alves, Filipe Bragança e Agnes Nunes. Na trama, a história de jovens se entrelaça com a da música sertaneja e mostra os desamores da fama.

A produção chega à plataforma no dia 21 de setembro e, para além da temática, traz um elenco de diferentes lugares do Brasil. Lucy é da Paraíba; Filipe é de Goiás; Agnes, da Bahia.

A mudança do já conhecido eixo Rio - São Paulo é comemorada por Lucy, atriz e cantora que interpreta Deusa na série. "Acho que a gente está vivendo um momento muito especial. Nas TVs, no streaming? As pessoas estão procurando o diferente, sotaques? E que bom que esse tempo chegou e poder viver isso", falou a Splash.

"Com produções como 'Só Se For Por Amor', podemos mudar a narrativa e mudar os lugares. Vivemos em um país gigante, muita coisa para mostrar, muita riqueza. Eu fico feliz por estarem abrindo a cabeça."

A gente rompeu barreiras.

Para ela, o grande diferencial da série está justamente na variação de culturas. "Aqui no Brasil, é uma grande mistura, e isso é lindo. A gente tem o forró, mas também tem o sertanejo."

Por ser uma plataforma mundial, Lucy entende como uma grande oportunidade de mostrar o país. "Pessoas de outros lugares vão conhecer o Brasil por meio de 'Só Se For Por Amor', isso é demais."

"A série é uma homenagem ao Brasil. É uma carta de amor. É uma série basicamente que fala de amor, que fala de histórias. São amores impossíveis, são sonhos, são amores que envolvem competição, são amores que envolvem fidelidade. Então, a música é esse grande pano de fundo maravilhoso que embala as histórias, e isso é muito brasileiro."

A produção é embalada por diversas músicas sertanejas, mas também conta com hits do pop, por exemplo. As canções são interpretadas pelo elenco, que é formado basicamente por pessoas que já viviam em volta da música.

Mesmo assim, Lucy conta que foi necessário fazer muita preparação para soltar a voz durante as gravações. "A gente contou com um time bem legal de produtores musicais que nos acompanharam no desenvolvimento do repertório."

"Todo esse processo, inclusive, foi feito à distância, porque estávamos no meio da pandemia do coronavírus e precisávamos tomar todos os cuidados necessários."

Em sua vida como cantora, Lucy não estava muito acostumada a cantar sertanejo. No entanto, a ex-The Voice também é multi-instrumentista, compositora e muito acostumada a aprender e se jogar em novos desafios.

"Foi bacana pra mim porque eu pude trazer pra série esse meu lado da familiaridade musical e emprestei isso à Deusa."

Em "Só Se For Por Amor", Deusa tem uma banda com o namorado Tadeu (Bragança). Quando o grupo faz sucesso, ela é tentada pelo empresário César (Gustavo Vaz) a começar carreira solo. Precisando de uma nova vocalista, Tadeu se depara com Eva (Nunes), uma talentosa cantora.